Quebra do Banco SVB e os possíveis impactos na economia

Salvador, 15/03/2023 – Forçado a vender R$ 21 bilhões em título, o Silicon Valley Bank (SVB), Silvergate e Signature Bank nos Estados Unidos teve um prejuízo de US$ 1,8 bilhão. Após o seu crescimento acelerado durante a pandemia, em paralelo a inflação, a 16ª maior instituição financeira dos Estados Unidos anunciou a sua quebra nos últimos dias.

Como um importante financiador de diversas startups ao redor do mundo e empresas de tecnologia, dado o tamanho da companhia, o acontecimento, por sua vez, pode ter consequências sentidas em todo o globo para o mercado financeiro e de crédito.

“Quando um banco maior, como o SVB, falha, isso pode desencadear um efeito dominó em todo o sistema financeiro global. Isso ocorre porque os bancos são altamente interconectados por meio de vários instrumentos financeiros, como derivativos, swaps e empréstimos. No entanto, ainda não temos todas as informações necessárias para chegar a essa conclusão. O SVB estava altamente focado no financiamento de startups, a maioria das quais baseada nos EUA e tinha vários fundos de capital de risco como clientes”, afirma Armin Altweger, CEO da SCF Brazil, empresa que tem o objetivo de democratizar o crédito no país.

O crescimento acelerado do banco, em conjunto a baixa taxa de juros e, consequentemente, a redução de depósito por parte dos correntistas. Além de a necessidade de vendas de títulos, entre outros muitos fatores nos levaram ao cenário atual de incerteza.

“A quebra gerou alguma incerteza no mercado, mas devido a rápida ação das autoridades americanas, FED e FDIC, o temor foi atenuado. A expectativa agora está em torno dos rumos da política monetária americana. Uma importante sinalização foi dada pelo FED e o mercado agora parece acreditar que a taxa de juros terminal será menor do que a projetada anteriormente. Isso pode influenciar as alocações em ativos com maior risco, como ações”, alega André Carvalho, Diretor de Portfólio da Acura Capital.

Em conclusão, embora o Brasil esteja em outro momento do ciclo de monetário, uma menor taxa de juros para a economia americana pode acabar influenciando a taxa de juros local. Além do efeito no câmbio, que não podemos deixar de fora. Ele pode alterar ou fazer com que o dólar ganhe outra dinâmica.

Sobre a SCF

A SCF BRAZIL amplia a sua atuação com integridade, inovação, transparência e profissionalismo para atender as necessidades de clientes B2B, B2C ou B2B2C, antecipando a transformação dos mercados financeiro, Cripto e fiduciário do Brasil, oferecendo a democratização do crédito por meio de plataforma digital.

Sobre a Acura Capital

A Acura Capital faz gestão de recursos com opções de investimentos e especialização em fundos de passivos e de ações judiciais no multimercado. Os seus serviços e produtos financeiros são destinados a investidores de renda média-alta, hoje acessíveis quase exclusivamente a investidores institucionais. Com uma estrutura completa para atendimento às demandas dos clientes, oferecem opções de investimentos, para geração de valor no médio e longo prazos, com menor volatilidade e baixa correlação com eventos de mercado e ativos não tradicionais. Especializados em fundos de passivos de ações judiciais e fundos multimercado estruturados, planejam expansão para fundos abertos com possibilidade de investimentos no exterior.

Últimas notícias