Qlik e ONU expandem iniciativas de análise conjunta para aprimorar as missões de sustentabilidade

A parceria, que já existe há 5 anos, conta com inovações apresentadas no fórum STI 2018 da ONU

Salvador, 25/06/2018 –  A Qlik, líder em BI e análise de dados, reforça sua parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para fornecer insights de análise crítica. O objetivo é alcançar resultados positivos de sustentabilidade global e esforços humanitários. A ONU, por meio do Escritório de Tecnologia da Informação e Comunicações (OICT) padronizou a plataforma de análise visual da Qlik, para criar aplicativos capazes de aprimorar as missões de sustentabilidade da organização. Hoje, são quatro iniciativas principais para visualização de dados de autoatendimento, gerenciamento de secretariado, informações de segurança e analytics.

A parceria cresceu nos últimos cinco anos no âmbito do programa de responsabilidade corporativa social da Qlik e foi destaque durante o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação da ONU, entre os dias 5 e 6 de junho

“O progresso significativo em direção aos nossos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável exige que alavanquemos continuamente a inovação”, comenta Salem Avan, diretor da Divisão de Serviços Globais do Escritório de Tecnologia da Informação e Comunicações. “O Fórum STI (Science, Technology and Innovation Forum) reuniu os principais interessados que compartilham da nossa missão de demonstrar como melhor promover o impacto da ONU por meio de suas inovações”, completa.

A ONU conduz análises constantes de seus   Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de aplicativos desenvolvidos pela Qlik. A iniciativa permite que a OICT apresente e compartilhe – de forma transparente – os indicadores da quantidade de dados disponíveis, identificando e acompanhando melhorias em uma ampla gama de barreiras ao bem-estar da população.

“Desbloquear o poder das vastas e variadas fontes de dados da ONU por meio de análises é vital no esforço para efetuar mudanças globais reais e sustentáveis”, afirma Mike Capone, CEO da Qlik. “Estamos orgulhosos da nossa parceria e partilhamos o objetivo da ONU de tornar o mundo mais sustentável e próspero. Estamos ansiosos para continuar a expansão de nossos esforços para trazer insights essenciais àqueles que estão na linha de frente das iniciativas globais de transformação da ONU ”, completa.

Plataforma de Visualização de Dados de Autoatendimento de Secretariado

A OICT construiu uma plataforma de visualização de prático autoatendimento. Ela permite que todas as equipes da Secretaria da ONU (incluindo comissões regionais, escritórios fora da sede e missões de campo) possam desenvolver e publicar dashboards de maneira autônoma para colaboração interna em relatórios formais e informais – o que não limita essa ação apenas aos profissionais de TI.

Até o momento, existem mais de 100 aplicativos publicados em uso na plataforma, sobre tópicos que vão desde administração (rastreamento e aquisição de orçamento) até substantivos (igualdade de gênero, implantação de tropas de manutenção da paz, projetos de desenvolvimento de capacidade, estatísticas globais de crimes).

Painéis de gerenciamento de secretariado

Complementando o esforço do painel de autoatendimento, a OICT desenvolveu painéis padronizados para relatórios nas principais áreas administrativas dentro da Secretaria. Em março de 2017, a OICT lançou uma série de painéis de gerenciamento usados pela alta gerência e principais pontos focais em áreas como orçamento e finanças, RH, TIC, Aquisições, Viagens e Gestão Imobiliária. Atualmente, há 20 painéis de gerenciamento usados diariamente para fornecer relatórios de gerenciamento atualizados e prontamente acessíveis.

Conselho de Segurança destaca o aplicativo

A Divisão de Assuntos do Conselho de Segurança do Departamento de Assuntos Políticos (DPA / SCAD) publica um relatório anual detalhando as reuniões do conselho de segurança da ONU, com detalhes como resoluções adotadas, declarações presidenciais e decisões. Em 2015, a plataforma Qlik começou a ser utilizada para fornecer o relatório oficial que agora está disponível online. Já em 2017, a Qlik também começou a ser utilizada para apresentar as estatísticas do Conselho de Segurança Mensal, disponíveis publicamente.

O aplicativo da ONU Comtrade Analytics

O Banco de Dados de Estatísticas de Comércio de Commodities das Nações Unidas (ONU Comtrade) contém estatísticas detalhadas de importações e exportações de bens de 1962 até o ano corrente, relatadas por autoridades estatísticas de cerca de 200 países e áreas. O ONU Comtrade é considerado o banco de dados comercial mais abrangente disponível com mais de 3 bilhões de registros, e a plataforma Qlik é usada para visualizar os dados das estatísticas de negociação e simplificar muito o relatório sobre os dados.

Análise avançada

O OICT trabalha em várias iniciativas avançadas de análise por meio da Qlik para fornecer maneiras mais fáceis para a equipe e a gerência sênior obterem respostas e obterem insight de dados, tais como:

·         Utilização de texto com linguagem natural para consultar os painéis Qlik e exibir gráficos relevantes;

·         Utilização de dados públicos sobre os dados do PIB do país em conflito para calcular o custo do conflito e visualizar os resultados por meio da plataforma Qlik;

·         Utilização de dados de gerenciamento (conformidade de viagens, despesas de orçamento etc.) para criar modelos de previsão visualizados nos dashboards Qlik.

Últimas notícias