Pesquisa Citrix mostra efeito da inovação na receita das indústrias

Salvador, 21/11/2021 – A inovação orienta o futuro. E se o passado é uma referência dessa afirmação, ele parece brilhante. De acordo com The Era of Hyper Innovation (A Era da Hiper Inovação, em português), a última pesquisa da Citrix Systems, os investimentos em novas tecnologias e modelos de trabalho flexíveis durante o último ano causaram um aumento de US$ 678 bilhões na receita das indústrias em todo o mundo. E o cenário está pronto para o crescimento contínuo.

“Se a pandemia provou alguma coisa, é que a inovação pode acontecer em qualquer lugar”, afirma Tim Minahan, vice-presidente executivo de estratégia corporativa da Citrix. “Embora céticos no início, os líderes empresariais reconhecem agora os benefícios que o trabalho híbrido pode proporcionar e estão se movendo rapidamente para abraçar o modelo, juntamente com ferramentas e processos que capacitam os funcionários a criar e inovar, onde quer que eles estejam”.

Inovação em modo Turbo

Colaboração presencial e inovação de sucesso costumavam ser sinônimos, mas a tecnologia mudou isso.

· Quase nove em cada 10 líderes empresariais que participaram da pesquisa dizem que a implantação e a adoção de novas ferramentas de trabalho inspiradas na pandemia melhoraram enormemente a maneira como indivíduos e equipes interagem.

· 80% esperam que sua organização entre em uma hiper inovação nos próximos 12 meses e gere mais ideias do que nunca como resultado.

Repensando a Colaboração

Na ausência da comunicação presencial, os funcionários encontraram novas formas de se conectar que, segundo os entrevistados da pesquisa, vem melhorando enormemente a colaboração entre indivíduos e equipes e impulsionando maior inovação.

· 93% dos entrevistados acreditam que o aumento da colaboração digital fez com que vozes mais diversificadas de toda a organização fossem ouvidas e que uma maior variedade de ideias surgisse.

· 80% dizem que eles mesmos tiveram mais ideias criativas durante a pandemia, pois usufruíram de mais tempo livre para pensar.

Impulsionando o crescimento

Em lugares onde mecanismos tradicionais costumavam ser os principais otimizadores de crescimento, tais como aquisição de novos clientes, expansão para novos mercados e atividades de marketing, as organizações pesquisadas na Era da Hiper Inovação atribuem quase metade desse desenvolvimento ao último exercício financeiro à inovação, e citaram especificamente os seguintes fatores:

· Adoção de nova tecnologia: 16%.

· Novos produtos e/ou serviços: 14%.

· Novas formas de trabalho: 14%.

· Aquisição de novos clientes: 12%.

· Expansão/entrada em novos mercados: 12%.

· Atividade de marketing adicional: 11%.

· Novas parcerias: 10%.

· Fusões e aquisições: 4%.

Para capitalizar a tendência, os líderes empresariais estão mudando o foco para novos produtos e serviços. Dos entrevistados, 69% dizem que aumentarão os investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) nos próximos 12 meses e 28% manterão os níveis atuais, enquanto apenas 3% planejam reduções.

“A inovação não acontece por acaso”, diz Minahan. “As empresas que capacitam os funcionários a fazer seu melhor trabalho, apoiadas pela tecnologia e modelos de trabalho corretos, podem habilitá-los e colher os benefícios que nossa pesquisa mostra que colaboradores podem proporcionar”.

Sobre o estudo

A pesquisa The Era of Hyper Innovation examinou a criatividade e a colaboração em um mundo de trabalho híbrido e o papel da tecnologia no poder da inovação. Em 2021, a Citrix, em parceria com Man Bites Dog e Coleman Parkes Research, realizou um estudo de pesquisa de opinião independente, entrevistando 1.200 líderes empresariais (os títulos de trabalho incluíam Chief Executive Officer, Chief Finance Officer, Chief Marketing Officer, Chief Technology Officer, Chief Operating Officer e Managing Director), trabalhando em empresas de grande e médio porte. Os respondentes estavam baseados nos EUA (400 respondentes), no Reino Unido (200), França (200), Alemanha (200) e Holanda (200). O estudo concentrou-se nos seguintes setores: serviços financeiros, saúde e ciências da vida, tecnologia, serviços profissionais, manufatura e varejo.

Últimas notícias