Investidores continuam interessados no mercado brasileiro de tecnologia

Evento Santander Research reuniu investidores para uma conversa com o CEO da MXM Sistemas, Mauricio Felgueiras, sobre os desafios e as tendências do mercado de ERP no Brasil.

Salvador, 14/10/2022 – Segundo o relatório anual de fluxo de entrada direta de investimento estrangeiro no Brasil, realizado pelo Trade Marks do Santander, cerca de 50 milhões de dólares foram investidos no país por fundos internacionais em 2021.

Tendo em vista esse movimento de entrada de capital estrangeiro no país, a MXM Sistemas participou do evento Santander Research para falar com investidores nacionais e internacionais sobre o futuro do mercado de tecnologia de software de gestão corporativo (ERP) no Brasil.

O encontro acontece sempre com a presença de executivos de empresas brasileiras que são reconhecidas no setor de tecnologia da informação para compartilharem a visão e perspectiva sobre o segmento, e com isso fomentar discussões produtivas com investidores e profissionais do mercado financeiro.

O presidente da MXM Sistemas, Mauricio Felgueiras, falou sobre a história do mercado de ERP, os desafios enfrentados pela indústria de software no Brasil e o amadurecimento do segmento ao longo dos anos, que está diretamente relacionado ao crescimento da MXM Sistemas, que atualmente é a 4ª maior software house para gestão empresarial de médias e grandes empresas.

De acordo com Mauricio, no passado, os sistemas de gestão eram apenas repositórios de dados com funcionalidades básicas, e as empresas precisavam se adaptar ao software. Hoje, os sistemas de gestão precisam ser desenvolvidos para atender às demandas corporativas, que estão cada vez mais personalizadas, às regras de compliance e ainda oferecer possibilidades de extrair análises e navegar em dashboards para auxiliar na tomada de decisão.

Com a mudança do cenário mundial, que fez com que as empresas migrassem do ambiente tradicional do escritório físico para o anywhere office e contratando colaboradores espalhados por diversas regiões do mundo, o ERP também precisou acompanhar essa evolução para que a gestão das empresas pudesse ser feita de qualquer lugar, independente do fuso horário e com qualquer dispositivo, e por isso, as soluções web, na Nuvem, se tornam essenciais e prioritárias.

Em uma analogia, Felgueiras disse aos participantes que as empresas que desenvolvem ERP e os profissionais de tecnologia que antes se vangloriavam por serem campeões em PackMan, no Atari, precisam agora aprender a jogar LOL (League of Legends) em 3D. O comportamento do usuário mudou e a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e por isso, as fábricas de software precisam acompanhar na mesma velocidade para garantir uma boa experiência aos clientes.

Mauricio concluiu a participação no evento falando sobre os paradigmas do mercado ERP, e que as novas empresas de software, entrantes no mercado, estão cada vez mais rápidas e tecnologicamente avançadas, no entanto, apenas as empresas antigas possuem conhecimento aprofundado, entendimento de mercado, experiência e acompanharam a evolução do mercado.

“Quando me perguntam qual é o meu maior concorrente, eu sempre respondo que não sei, pois provavelmente esse concorrente registrou o seu CNPJ hoje,” conclui Mauricio Felgueiras.

Últimas notícias