IA e realidade virtual incrementam a experiência e o engajamento dos fãs de esportes

Salvador, 06/02/2020 – A Capgemini, parceira oficial de inovação global da Série Mundial de Rugby do HSBC para homens e mulheres desde janeiro de 2018, lançou um novo relatório “Emerging Technologies in Sports: Reimagining the Fan Experience” (em tradução livre, “Tecnologias Emergentes no Esporte: Reimaginando a Experiência dos Fãs”). O estudo, produzido pelo Capgemini Research Institute, compilou respostas de mais de 10 mil fãs de esportes ao redor do mundo que assistem e seguem regularmente os melhores esportes.

O estudo revela que, para 69% dos fãs, o uso de tecnologias emergentes, como realidade virtual (RV), inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA), aprimorou sua experiência geral de visualização dentro e fora do estádio. Uma experiência positiva de como as tecnologias também incrementam o engajamento geral dos fãs.

Dos entrevistados que gostaram de suas experiências tecnológicas, 56% disseram que iriam a mais jogos físicos no estádio de seu time como resultado e 60% disseram que veriam mais jogos online. Quase metade dos fãs (49%) aumentou seus gastos com mercadorias da equipe após uma boa experiência e 42% fizeram esse gasto subir algumas vezes, enquanto 92% disseram que aumentaram seus gastos em assinaturas online para assistir as partidas – com frequência ou poucas vezes. O relatório também mostra que os fãs que experimentaram tecnologias emergentes durante uma recente visita a um estádio estão mais satisfeitos com sua experiência geral, destacando uma diferença de 25 pontos no NPS (1) (Net Promoter Score) entre os fãs que experimentaram tecnologias emergentes e aqueles que não as têm.

Fãs de esportes de países asiáticos lideram o uso de tecnologias emergentes

Os fãs de países asiáticos – incluindo Índia, Hong Kong e Cingapura – lideram a adoção e aceitação de tecnologias emergentes no esporte. Quase três quartos dos fãs asiáticos (74%) experimentaram o uso de tecnologias emergentes no estádio, com a Índia liderando com 88%. No entanto, isso cai para 56% nos Estados Unidos, 50% na Alemanha e abaixo dos 50% no Canadá, França, Reino Unido e Austrália. Além disso, 71% dos torcedores asiáticos disseram que estariam dispostos a pagar mais se as novas tecnologias melhorassem sua experiência no estádio, em comparação com 40% dos torcedores norte-americanos, 34% dos torcedores europeus e 33% dos torcedores australianos.

A adoção de tecnologias emergentes pode converter mais seguidores em fãs ávidos

As tecnologias emergentes também podem converter e atualizar mais fãs para se tornarem fãs ávidos (2), que geram mais negócios e propaganda positiva por ter uma boa experiência esportiva habilitada pela tecnologia. Por exemplo, 73% dos fãs ávidos assistem a mais partidas após uma boa experiência tecnológica, em comparação com 50% do restante, e quase três quartos dos fãs ávidos assistem a uma partida no estádio quando seu time favorito está jogando.

(1) Net Promoter, NPS e emoticons relacionados ao NPS são marcas de serviço registradas assim como as marcas de serviço Net Promoter Score e Net Promoter System são marcas da Bain & Company, Satmetrix Systems, Inc. e Fred Reichheld.

(2) Um torcedor ávido é definido como aquele que acompanha um esporte regularmente, assiste a quase todos os jogos do esporte que segue e visita um estádio frequentemente para assistir a jogos.

Tecnologias emergentes estão ajudando os atletas a ter um melhor desempenho e evitar lesões

Os atletas estão usando cada vez mais uma variedade de tecnologias emergentes para atividades, incluindo treinamento, prevenção de lesões e tracking de desempenho. Por exemplo, a Zone7, uma empresa que utiliza dados e análises para identificar e evitar possíveis lesões com risco de carreira para atletas, alcançou 95% de precisão na previsão de lesões e conseguiu reduzir em 75% as lesões em potencial.

Tom Mitchell, capitão da equipe de Rugby Sevens da Inglaterra, disse: “O uso da realidade virtual na revisão de sessões de treinamento e partidas pode ter um grande impacto nos esportes. Se você pode se colocar em uma determinada situação, em vez de apenas rever uma partida assistindo a um vídeo, a experiência de aprendizado e revisão se torna muito mais real. Se você puder estar nessa situação novamente, seja por meio de RV ou de outra tecnologia, seria um grande avanço em termos de experiência de revisão e aprendizado”.

Estratégias para liberar o valor de tecnologias emergentes no esporte

As organizações esportivas de todo o mundo agora têm uma grande oportunidade de explorar as expectativas dos consumidores em evolução e tornar o envolvimento dos fãs muito mais personalizado. De acordo com o novo relatório, as organizações podem se concentrar nas seguintes áreas para adotar e otimizar tecnologias emergentes no esporte:

  • Tranquilize os fãs quanto ao uso de dados pessoais, buscando consentimento sempre que possível no uso de dados, sendo transparente sobre o uso e a proteção dos dados do consumidor e demonstrando o valor que os consumidores têm a ganhar com essa troca de dados;
  • Identifique as necessidades do usuárioantes de investir e implantação de tecnologias emergentes;
  • Converta mais fãs como “fãs ávidos”, definindo uma experiência de fã digital e oferecendo experiências “hiperpersonalizadas”,
  • Construa práticas, capacidades e transforme a cultura organizacionalinvestindo em uma cultura digital, habilidades e compartilhamento cruzado de informações entre organizações esportivas para gerar maior inovação.

Darshan Shankavaram, Líder Global da Prática de Experiência do Cliente Digital da Capgemini, disse: “O uso de tecnologias emergentes na experiência dos fãs é uma área empolgante e de rápido crescimento. Organizações esportivas de todo o mundo têm uma grande oportunidade de aproveitar as crescentes expectativas de fãs e atletas para criar uma experiência de envolvimento mais próximo, customizado e personalizado. Além disso, as organizações podem se beneficiar usando a tecnologia para melhorar o desempenho dos jogadores ou prevenir lesões, ou para os treinadores montarem estratégias de jogadas por meio de simulações”.

Para acessar as conclusões e o relatório completo, clique aqui.

Metodologia do relatório

O Instituto de Pesquisa Capgemini entrevistou 10.363 fãs de esportes em 9 países sobre o impacto das tecnologias digitais nos fãs e o futuro do esporte. O Instituto também conduziu entrevistas detalhadas com mais de 20 especialistas do setor, atletas esportivos e executivos de startups para entender como as tecnologias digitais podem melhorar o desempenho dos atletas.

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