HPE vai adquirir OpsRamp

Salvador, 21/03/2023 – A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que firmou um acordo definitivo para aquisição da OpsRamp, uma empresa de gerenciamento de operações de TI (ITOM) que monitora, observa, automatiza e gerencia infraestrutura de TI, recursos de nuvem, cargas de trabalho e aplicações para ambientes híbridos e multinuvem, incluindo os principais hiperescaladores. O Gartner estima que ITOM seja um mercado de aproximadamente US$ 39 bilhões1.

A integração das soluções híbridas de gerenciamento de operações da OpsRamp com a plataforma da borda à nuvem HPE GreenLake, com suporte dos serviços HPE, reduzirá a complexidade operacional de ambientes de TI de vários fornecedores e multinuvem, tanto os locais quanto os que estão na nuvem pública e em co-locations. A tecnologia da OpsRamp — que oferece descoberta, monitoramento, automação e resolução de eventos com inteligência artificial para operações de TI (AIOps) — fornece visibilidade, observabilidade e controle de fim a fim em ambientes de TI híbridos e multinuvem. Estes recursos abrangem computação, rede e armazenamento de vários fornecedores, juntamente com recursos de nuvem, contêineres, máquinas virtuais e aplicações digitais. De acordo com a IDC, 64%2 das empresas usam vários provedores de nuvem; a capacidade de gerenciar a expansão das operações de TI em ambientes de nuvem heterogêneos está se tornando cada vez mais importante.

“Hoje os clientes estão gerenciando vários ambientes de nuvem com diferentes modelos e ferramentas operacionais de TI, o que aumenta drasticamente o custo e a complexidade do gerenciamento das operações digitais”, afirmou Fidelma Russo, CTO da Hewlett Packard Enterprise. “A junção entre a OpsRamp e a HPE irá remover essas barreiras, fornecendo aos clientes uma plataforma integrada da borda à nuvem que pode gerenciar e transformar com mais eficiência infraestruturas de TI multinuvem de vários fornecedores. Essa aquisição permite à HPE avançar na liderança do mercado de nuvem híbrida e expandir o alcance da plataforma HPE GreenLake para o gerenciamento de operações de TI”.

Plataforma da borda à nuvem HPE GreenLake — a base da experiência de nuvem híbrida

A plataforma HPE GreenLake oferece aos clientes e parceiros uma experiência em nuvem híbrida unificada e de fácil acesso a serviços de nuvem. Com a adição dos serviços da OpsRamp, clientes novos e antigos da HPE que utilizam sistemas e cargas de trabalho de TI cada vez mais complexos e de vários fornecedores poderão gerenciar com mais eficiência os investimentos em TI e solucionar incidentes com mais rapidez. As organizações se beneficiam de uma plataforma para automatizar, orquestrar e operar suas infraestruturas na nuvem híbrida.

Os recursos oferecidos pela OpsRamp estendem o portfólio da HPE — em serviços gerenciados de consultoria, operação e HPE GreenLake — para fornecer suporte de fim a fim para ambientes de TI híbridos e multinuvem. Com esta oferta, os clientes podem gerenciar com mais eficácia seus ambientes de nuvem heterogêneos, reduzir drasticamente suas despesas operacionais e aprimorar a experiência geral de TI para os usuários. Os recursos incluem a consolidação de ferramentas de vários fornecedores; automatização e simplificação de processos manuais com AIOps; e melhora significativa da correção de incidentes com monitoramento e observabilidade.

Com sede em San Jose, Califórnia, a OpsRamp fez parte do investimento de venture capital da Hewlett Packard Pathfinder em 2020. A OpsRamp oferece uma plataforma híbrida de gerenciamento de operações digitais que oferece suporte a milhares de clientes em todo o mundo para modernizar e reduzir o custo de seu gerenciamento de operações digitais.

“A integração da solução híbrida de gerenciamento da OpsRamp com a plataforma HPE GreenLake fornecerá uma oferta inigualável para organizações que buscam inovar e prosperar em um mundo multinuvem. Os parceiros e os canais também irão desempenhar um papel fundamental no avanço de suas ofertas como serviço, pois as empresas buscam uma abordagem unificada para melhor gerenciar suas operações da borda à nuvem”, destacou Varma Kunaparaju, CEO da OpsRamp. “Estamos ansiosos para aproveitar a escala e o alcance do go-to-market global da HPE e entregar a nossa oferta exclusiva. Estamos entusiasmados com esta jornada como parte da HPE”.

O HPE GreenLake oferece suporte a mais de 65.000 clientes, alimenta mais de dois milhões de dispositivos conectados e gerencia mais de um exabyte de dados de clientes em todo o mundo.

Integração e disponibilidade do portfólio HPE

Espera-se que a transação seja concluída no terceiro trimestre do ano fiscal HPE 2023, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais do mercado. A tecnologia da OpsRamp será integrada à plataforma HPE GreenLake, disponível de forma independente como serviço e incorporada às soluções de computação, armazenamento e rede da HPE.

1 Shailendra Upadhyay, Laurie Wurster (February 2023), Gartner Forecast Analysis: IT Operations Management Software, Worldwide
2 IDC, What Are Enterprise “Multicloud” Adoption Trends When It Comes to Infrastructure Deployment?, doc # US48902122, March 2022

Últimas notícias