Grupo FCamara projeta crescimento de 300% para uma de suas empresas adquiridas

Salvador, 11/01/2023 – Um artigo publicado pela Harvard Business Review apontou que entre 70% e 90% das aquisições de empresas falham. E um estudo sobre fusões e aquisições, realizado pela KPMG, revela que apenas 17% desses negócios agregam valor. Alcançar bons resultados com aquisições pode não ser fácil, mas há cases de sucesso no mercado. É o caso do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios. Recentemente, o Grupo captou R$ 100 milhões do BTG que, dentre alguns direcionamentos, serão investidos em novas aquisições nos próximos anos, além de reforçar as estratégias de expansão e internacionalização, e melhorias no portfólio de produtos, serviços e ofertas.

“A FCamara visa se tornar referência no mercado de aquisições a longo prazo, trazendo para o Grupo empresas que agregam valor e crescimento. Por enquanto, estamos no caminho certo, com aquisições que têm nos acrescentado aplicabilidade e reconhecimento nos setores em que atuamos, e, o objetivo é, de fato, ganharmos cada vez mais reconhecimento nesse mercado de fusões e aquisições. Nos próximos dois anos, planejamos adquirir outras empresas, que estejam ligadas às nossas estratégias, serviços e produtos, sendo algumas brasileiras e internacionais também”, comenta Fábio Camara (foto), fundador e CEO do Grupo FCamara.

Uma das transações bem sucedidas do Grupo foi a aquisição da OmniK, em 2020, por R$ 5 milhões, empresa que atua na transformação de e-commerces em marketplaces e que na época era cliente da FCamara. “Já tínhamos uma relação estreita com os fundadores da Omnik e já estávamos atendendo o nicho de marketplaces. Pensamos então em agregar essas competências e capacidades, trazendo uma empresa especializada para compor nosso portfólio”, conta Camara.

Ainda segundo o estudo da KPMG, 83% das fusões e aquisições falham por deficiência em foco estratégico, integração cultural e sinergia. O executivo da FCamara aponta que esses fatores foram determinantes para o sucesso das aquisições do Grupo, incluindo a Omnik. “Muito além do know how em tecnologia, havia sinergia de fit cultural e focos estratégicos relacionados, já que a Omnik vinha alinhada à proposta da FCamara de complementar a sua estratégia “full digital commerce” que engloba soluções para toda a jornada do comércio digital.

Em apenas dois anos, o Grupo estima que o valuation da empresa tenha aumentado dez vezes mais, assim como o número de colaboradores e clientes da Omnik. Até 2024, a projeção de crescimento é de 300%. “Após a aquisição, houve aumento no portfólio de produtos e serviços, e, atualmente, somos o único player do mercado com uma solução pronta para marketplaces B2B. É um mercado em ascensão, no qual estamos cada vez mais inseridos, e queremos colocar ainda mais força nisso”, pontua Matheus Pedralli, CEO da Omnik. A empresa atuava apenas com o segmento B2C e teve essa evolução para o B2B, expandindo o mercado de atuação para a solução, e, assim, gerando mais valor para sua base de clientes B2B. Tal fator tem grande relevância para sucesso em aquisições, segundo os dados citados anteriormente.

Recentemente, o Grupo FCamara anunciou também a compra de parte majoritária da Nação Digital, agência especialista em performance e growth, com foco em e-commerce e verticais em crescimento, complementando com mais etapas a sua estratégia “full digital commerce”, que alia visão estratégica a uma execução inteligente com visão e atuação 360 no comércio digitalº. Essa transação representa a formalização do sexto centro de excelência do Grupo, que vem de um forte crescimento de 149% nos últimos dois anos.

Últimas notícias