Especialista apresenta os impactos positivos que o outsourcing de TI pode proporcionar para empresas e startups

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, terceirizar operações de TI é a escolha mais acertada para empresários e gestores que buscam o crescimento de suas organizações

Salvador, 03/11/2023 – Durante a era digital, a tecnologia da informação tornou-se não apenas uma ferramenta, mas o alicerce sobre o qual as empresas bem-sucedidas são construídas. No entanto, para muitas organizações, manter uma infraestrutura de TI eficiente, inovadora e segura pode ser um enorme desafio.

O outsourcing de TI surge, justamente, para facilitar essa jornada, sendo uma prática empresarial cada vez mais vital e estratégica. Com isso, as companhias reconhecem a necessidade de se concentrar em suas competências essenciais, deixando as complexidades do TI para especialistas externos.

Uma pesquisa realizada pelo Transparency Market Research apontou que o mercado de outsourcing irá crescer aproximadamente 14% até 2024, recebendo investimentos de 95 bilhões de dólares.

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, contar com uma equipe interna de TI pode ser reconfortante, mas é preciso pensar nos riscos que acompanham essa escolha. “A rotatividade de funcionários na área de TI é alta, e ter um time pequeno pode resultar em interrupções significativas nos negócios. A dependência de poucos profissionais oferece grandes potenciais de risco se um deles decidir sair da companhia”, revela.

Ao contrário de uma equipe pequena e interna, o outsourcing de TI permite acesso a um time vasto e diversificado de especialistas prontos para atender necessidades específicas. “Na Alphacode, por exemplo, temos um time composto por quase uma centena de profissionais altamente capacitados em diversas áreas, desde segurança cibernética, cloud e fintechs, até o desenvolvimento de aplicativos móveis”, declara Franco.

A tecnologia evolui a um ritmo acelerado e, com uma grande equipe apoiando uma empresa, a inovação acontece com ainda mais agilidade. “Ajudamos a implementar novas tecnologias e otimizar os processos de maneira eficiente, garantindo que qualquer negócio esteja sempre à frente dos concorrentes. Isso mostra a importância essencial do outsourcing de TI como um investimento estratégico, capacitando marcas a prosperarem em um cenário empresarial dinâmico e altamente competitivo”, pontua.

O CEO acredita que um time grande e diversificado garante a continuidade e o sucesso dos negócios. “Não importa se um ou dois membros da equipe estão indisponíveis, sempre haverá outro especialista pronto para assumir e garantir que tudo funcione sem interrupções. Terceirizar operações de TI é, cada vez mais, a escolha mais acertada por parte de empresários e gestores que buscam o crescimento de suas organizações”, finaliza.

Últimas notícias