Empresas preparam-se para a Black Friday com tecnologias em nuvem

Salvador, 23/11/2021 – A Black Friday no Brasil expandiu-se e deixou de ser apenas um dia especial para o varejo. Agora, o mercado oferece diversas campanhas, como Black Week, Cyber Monday e Black November, que se unem ao Natal. O resultado é um mês inteiro de maior tráfego no segmento, em especial para o e-commerce, além de colocar mais tensão também em outros setores relacionados, como logística, meios de pagamento e marketing.

O grande movimento de compras já ficou evidente no ano passado, quando as vendas da Black Friday ultrapassaram R$5,1 bilhões, um crescimento de 31% em comparação a 2019, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie. Para 2021, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que as vendas aumentem em 25% no digital em comparação a 2020.

Segundo o CTO da SOU.cloud, Rodrigo Castro, a principal diferença para este ano é que, além de as empresas já se fazerem presentes no e-commerce e em outros canais digitais, agora os usuários também estão mais confiantes com o mundo das compras online. “Se no ano passado as pessoas ainda estavam receosas de fazer compras digitalmente, agora todo mundo já está acostumado. Mas, para que o consumidor volte a comprar com a sua empresa, é preciso garantir que ele tenha uma excelente experiência e ambiente digital seguro e é aí que entra a infraestrutura de TI”, explica o especialista.

De aplicações isoladas e redundantes, equipes de suporte para agir na prevenção e solução de problemas, é importante não deixar o site fora do ar nem apresentar instabilidades que prejudiquem a experiência do consumidor. Foi com o objetivo de ter maior segurança e opções de crescimento que a idEver, empresa que oferece soluções de tecnologia para diversas empresas em todo o Brasil, optou por investir na nuvem ao invés de utilizar data centers tradicionais. Assim, nasceu a parceria com a empresa brasileira especializada em serviços de nuvem Microsoft.

O resultado desse trabalho em conjunto com a SOU.cloud já se mostrou na última Black Friday. “Temos uma API de alto risco que não pode parar, tem que estar funcionando o tempo todo. O serviço em nuvem nos ajuda a mitigar qualquer tipo de risco de paralisação do sistema. Além disso, com Application Insights conseguimos antever problemas e reduzir riscos de paradas que poderiam resultar em prejuízo”, conta o CIO da idEver, Victor Padovan.

Além da segurança, o CTO da idEver, Thiago Spejo, ressalta o uso de inteligência artificial para traçar perfis de consumidores: “Com base nisso, conseguimos direcionar o desconto certo para a pessoa certa, além de verificar seus hábitos de consumo. Assim, é possível identificar qual produto tem maior chance de atrair a atenção de cada cliente de modo simplificado, beneficiando tanto o vendedor quanto o consumidor”.

Para Castro, a nuvem traz inúmeras vantagens às empresas que querem reforçar suas atividades no digital para a campanha deste ano. “Para muitas empresas, o período entre Black Friday e Natal é um momento sensível para os negócios por representar um ponto fora da curva para o consumo de recursos. Na nuvem, há o benefício de a empresa não precisar fazer a compra upfront, que pode nem ser totalmente utilizada, paga-se conforme a utilização e é possível escalar rápida e facilmente”, argumenta o CTO da SOU.cloud.

Para ele, a preparação para a Black Friday 2021 envolve três disciplinas fundamentais: automatizar, medir e prever. “Automatizar processos internos permite aumentar a velocidade operacional, evitar erros humanos e mover pessoas de funções operacionais para outras mais estratégicas. Medir, através de dados, cada vez mais importantes, desde a jornada do cliente até os níveis de estoque, anomalias de fluxo de vendas ou roteirização de entregas, entre tantas outras coisas. Além disso, prever comportamentos para direcionar campanhas para um cliente específico tornou-se uma prática relevante e de muito resultado, pois reduz o custo de aquisição e amplia as margens de conversão de vendas”, destaca.

Últimas notícias