Com expertise em Inteligência Artificial, InfoStore é referência no mercado nacional de suprimento para servidores

Pioneiro no uso da tecnologia no estado, Mundo do Servidor oferece acesso a 150 mil produtos utilizando IA para direcionar cliente ao produto ideal

Salvador, 06/12/2018 – O cérebro humano é composto por bilhões de neurônios que funcionam interligados, em harmonia, formando as chamadas redes neurais, as quais são responsáveis por conduzir impulsos elétricos para a transmissão de informações. Esse processo é também conhecido como sinapse – impulsos nervosos que possibilitam o cérebro humano transmitir ‘dados’ de um neurônio para outro.

Uma única célula nervosa pode fazer mais de mil sinapses. Esse complexo mecanismo orgânico sempre instigou pesquisadores e especialistas da computação cognitiva no propósito de replicar – e superar – em máquina o funcionamento do cérebro humano. Os primeiros estudos envolvendo Inteligência Artificial (IA) iniciaram em 1956, e evoluíram até as técnicas de Machine Learning e Deep Learning da atualidade.

Pautados e fascinados pelo funcionamento das redes neurais, pesquisadores passaram a desenvolver sistemas que se assemelhassem ao modelo do cérebro humano, partindo do pressuposto que é a base da inteligência humana, e seria a chave para o desenvolvimento da IA. Basicamente, a IA desenvolve um sistema de aprendizado analisando os dados de curto prazo, outro aprendizado é feito na nuvem – armazenamento de conteúdo na internet -, quando a inteligência artificial reúne dados de meses ou anos para consolidar e ampliar esse conhecimento.

IA é uma área da Ciência da Computação que engloba todo estudo relacionado a capacitar o computador a aprender e tem por principal objetivo dotar sistemas a realizar tarefas as quais normalmente só poderiam ser feitas com o auxílio do raciocínio humano, buscando tornar o computador capaz de planejar, entender uma língua, reconhecer objetos e sons, aprender e resolver problemas sozinho.

Organizações de todos os portes demandam cada vez mais novos níveis de produtividade e eficiência. Com a massificação do mundo digital, tanto no cotidiano dos indivíduos, quanto nas empresas, as tecnologias como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), têm possibilitado mais do que responder após o fato, conseguindo assim, se antecipar proativamente às operações de TI – Tecnologia da Informação.

As principais aplicações práticas de IA nas empresas são as seguintes:

Chatbots – Utilizam a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada por meio do aprendizado de máquina, para proporcionar um atendimento automatizado e eficaz, resultando em redução de custos com SAC, melhorando assim a experiência do cliente.

Análise preditiva – Capacidade de fazer previsões inteligentes. É utilizada, por exemplo, em previsões meteorológicas, para prever quais produtos os clientes podem querer comprar ou quais filmes eles vão gostar de assistir, para prever equipamentos que estão prestes a quebrar.

Controle de estoque – Facilita a previsão de demandas e solicitações antes mesmo que elas se concretizem.

Precificação – Negócios que atuam com precificação em tempo real, como aplicativos de mobilidade urbana, que calculam mudanças no valor de acordo com variáveis como tempo, demanda, horário, percurso. Também usada em e-commerces visando manter preços competitivos, identificar excessos de produtos no estoque para realizar promoções e traçando o perfil de compra dos consumidores para gerar descontos personalizados.

Ensino – Plataformas adaptativas que propõem conteúdo de aprendizado individualizado, segundo conhecimentos prévios a respeito dos usuários. Para isso, ela coleta os dados de cada experiência de uso.

Avanços e possibilidades

A IA pode ser dividida em duas áreas: Aplicada e Geral. Na primeira abordagem busca-se dotar o computador da capacidade de resolver tarefas específicas como jogar xadrez, reconhecer uma voz ou dirigir um carro. A pesquisa dessa área já alcançou avanços significativos e aplicações em nosso cotidiano.

A IA Geral é mais complexa, pois busca dotar o computador de uma capacidade geral de inteligência, tornando-o capaz de tomar decisões nos mais diferentes temas. Simula a inteligência humana de forma plena, buscando executar tarefas como raciocínio abstrato, formulação de conceitos, planejamento estratégico. Essa área da IA ainda é objeto de pesquisa, muito usada em ficção científica e não possui resultados efetivos dados os desafios a solucionar. Grandes corporações já experimentam os benefícios da tecnologia. A General Motors (GM), por exemplo, implementou na fábrica da Chevrolet, em São Caetano do Sul (SP), inteligência artificial para o controle de qualidade, mais especificamente na revisão da pintura dos veículos.

Expertise em IA

Em 2004, Pedro Henrique Mussi de Amorim Brandão criou a InfoStore, com a missão de “Ser uma empresa referência em atendimento ao cliente no suprimento de produtos específicos e serviços técnicos avançados em informática”, colocando à disposição do mercado brasileiro, produtos específicos e profundo conhecimento técnico.

Durante sua trajetória, a InfoStore buscou certificações de grandes fabricantes, como: Dell EMC, Apple, Lenovo, HP, Kaspersky, Bitdefender, VMware, Adobe, Cisco. Em 2011, com a expertise adquirida nas certificações, a empresa partiu para atender o mercado brasileiro no suprimento de partes e peças de Servidores e Equipamentos para Data Center.”Apesar de crescente, esse mercado é pouco explorado no Brasil devido ao alto custo para adquirir conhecimento [certificações], tempo de estudo e o custo para aquisição dos componentes e equipamentos, o que inviabiliza a existência de um estoque”, ressalta o CEO do Grupo InfoStore.

Assim, a InfoStore buscou parcerias com empresas americanas que possuem tais equipamentos e juntamente com empresas de logística internacional passou a atender as necessidades de grandes empresas no Brasil como: Organizações Globo, Petrobras, Ibovespa, CBF – Confederação Brasileira de Futebol, praticamente todos os bancos e empresas públicas. Trabalho desenvolvido através de uma assessoria e análise da solução ao problema do cliente, com controle de prazos para entrega dos serviços, equipamentos de TI e otimização de custos dos projetos.

Árvore do Conhecimento

Atualmente, a InfoStore tem a internet como estratégia de expansão. Presente no comércio virtual desde 2009 e com o site www.mundodoservidor.com.br, desde 2013, oferecendo ao cliente acesso a um estoque de 150 mil produtos voltados a servidor utilizando tecnologia de Inteligência artificial para associar a compatibilidade entre o equipamento do cliente ao produto ideal, que atenda sua necessidade.

A tecnologia é chamada de “Árvore do conhecimento”, um banco de dados relacional, com abordagem inovadora e intuitiva, onde são agrupados itens compatíveis com determinado Servidor com produtos das grandes marcas catalogados (Dell, IBM, Lenovo, HP, SUN, EMC), relacionando a compatibilidade de cada hardware com o servidor específico.

Essa árvore é parametrizada em níveis separados da seguinte forma:

1 – FABRICANTE DO EQUIPAMENTO (MANUFACTURER)

Separamos se o equipamento foi fabricado pela Dell, HP, SUN, Ibm Lenovo ou EMC.

2 – FAMÍLIA DO EQUIPAMENTO (FAMILY)

Cada fabricante separa seus equipamentos em família, tais famílias atendem a necessidades como porte do equipamento, formato, tecnologias e principalmente finalidade.

3 – LINHAS DOS EQUIPAMENTOS (LINE)

As linhas dos equipamentos têm por finalidade separar as famílias com base em características técnicas mais específicas.

4 – MODELOS DO EQUIPAMENTO (MODEL)

Nessa camada nossa árvore de conhecimento separa os equipamentos conforme os modelos pertencentes a uma determinada família e linha de um fabricante em específico.

Essa separação visa otimizar o tempo de resposta a consulta criando uma separação dos

equipamentos.

5 – GERAÇÃO DO EQUIPAMENTO (GENERATION)

Os servidores são lançados periodicamente com atualizações de configuração e tecnologia, então muitas vezes um mesmo modelo sofre atualizações o que torna uma peça incompatível com uma versão mais nova e vice-versa.

6 – PARTE DO EQUIPAMENTO (PART)

Após os filtros acima nossa árvore separa os equipamentos conforme sua funcionalidade, então são agrupados: Processadores, Memórias, Hard Drives, Placas Controladoras, Power Supply e demais partes.

Últimas notícias