Blackstone assume participação majoritária do Grupo MagicLab por US$ 3 bilhões

Salvador, 10/11/2019 – A Blackstone anunciou que assumirá as ações majoritárias do MagicLab, grupo que constrói e opera aplicativos líderes de relacionamentos e redes sociais, incluindo Bumble e Badoo. A transação avalia a empresa em aproximadamente três bilhões de dólares americanos.

Fundado em 2006 por Andrey Andreev, o MagicLab ajudou a criar e desenvolver formas de conectar pessoas no século XXI. As marcas do grupo já conectaram mais de 500 milhões de pessoas no mundo através de namoros, amizades e negócios. O grupo compartilha seus fundamentos em tecnologia, talento e experiência para inovar constantemente desenvolvendo diferentes maneiras para pessoas se conhecerem, criando momentos únicos em relacionamentos.

Ao longo de sua carreira, Andreev esteve na vanguarda de inovação do segmento de relacionamentos investindo na busca de empreendedores talentosos e visionários e tecnologia para orientar. Como parte da aquisição, Andreev estará vendendo sua participação e saindo do grupo MagicLab. A substituição de liderança será tomada por Whitney Wolfe Herd, fundadora e CEO do Bumble que, junto da Blackstone, trabalhará para acelerar ainda mais o crescimento dos negócios.

Sobre a transação, Andrey Andreev comentou “A Blackstone apresentou ao MagicLab uma grande oportunidade de desenvolver ainda mais as nossas marcas e a plataforma, e estou confiante de que a Blackstone levará o MagicLab para o próximo nível em termos de crescimento e expansão. Estou incrivelmente orgulhoso da empresa e de como conectamos milhões de pessoas em todo o mundo. No MagicLab, tive o prazer de trabalhar com alguns dos melhores e mais talentosos empreendedores. Meu objetivo agora é garantir uma transição suave e bem-sucedida antes de embarcar em um novo empreendimento comercial em busca de líderes inovadores com idéias novas e empolgantes. Sou grato por todo o apoio de meus parceiros e funcionários ao longo dos anos, pois não poderíamos ter chegado a esse ponto sem eles. Desejo todo o sucesso ao MagicLab e a Blackstone”.

Whitney Wolfe Herd acrescentou: “Esta transação é um momento incrivelmente importante e emocionante para o Bumble e o grupo de marcas e membros da equipe do MagicLab. A Blackstone é líder mundial em maximizar o sucesso de empresas lideradas por empreendedores, o que representa uma tremenda oportunidade. Estamos muito empolgados em construir o próximo capítulo com eles e tenho a honra de assumir o papel de CEO do grupo. Vou me esforçar para liderar o grupo com um foco contínuo baseado em valores e missão em primeiro lugar, da mesma forma que isso é essencial ao Bumble desde que fundei a empresa há cinco anos. Continuaremos trabalhando em direção ao nosso objetivo de recalibrar as normas de gênero e empoderar as pessoas a se conectarem globalmente, e agora em um ritmo muito mais rápido com nosso novo parceiro”.

Jon Korngold, diretor de crescimento da Blackstone (BXG), disse: “Estamos entusiasmados em investir no MagicLab, pioneiro no setor de rápido crescimento de relacionamentos online. Eles têm uma equipe altamente talentosa e um forte conjunto de plataformas, incluindo o Bumble, que foi construído com base no compromisso de inclusão e empoderamento feminino. Essa parceria é um exemplo perfeito da capacidade da Blackstone de usar sua escala, horizonte de investimento a longo prazo e uma ampla base de recursos operacionais para ajudar os empreendedores a aproveitarem as oportunidades de crescimento transformacional para criar líderes globais da indústria a longo prazo”.

Martin Brand, diretor administrativo sênior da Blackstone, adicionou: “Estamos ansiosos para fazer uma parceria com o MagicLab para ajudar a alimentar a expansão contínua da empresa nos próximos anos”.

O Citi Global Capital Markets atua como consultor financeiro exclusivo do MagicLab e está fornecendo financiamento para apoiar a aquisição pela Blackstone. Baker McKenzie está atuando como consultor jurídico dos acionistas majoritários do MagicLab (incluindo Andrey Andreev) e Simpson Thacher & Bartlett LLP está atuando como consultor jurídico da Blackstone.

Sobre a MagicLab

Andrey Andreev é o fundador do MagicLab, a crescente família de marcas que construíram e expandiram os aplicativos Badoo, Bumble, Chappy e Lumen. O trabalho pioneiro de Andrey em estudos de relacionamentos e descobertas sociais ajudou a moldar novas formas para as pessoas se encontrarem no século XXI.

História

Andrey Andreev nasceu em 1974 na União Soviética e seus pais amavam ciência e tecnologia. Seu pai era um renomado físico e matemático que cercou sua a infância com as tecnologias da época. Em vez de ursinhos de pelúcia e livros para colorir, Andrey tinha transistores e livros de ciências, incluindo os escritos por seu pai.

Durante toda sua juventude, Andrey era conhecido por experimentar com tecnologia ao seu redor, chegando a construir um rádio que lhe permitia enviar mensagens para alguém do outro lado do mundo a partir do seu quarto. Foi durante essa fase que Andrey percebeu o poder da tecnologia para conectar as pessoas. Impulsionado pelo desejo de aprender mais sobre o mundo, Andrey emprestou dinheiro de seus pais e se mudou para a Espanha aos 18 anos para se graduar em um programa internacional de ensino superior. Por meio das amizades que Andrey formou com seus colegas internacionais da universidade, ele expandiu sua empatia cultural, aumentando assim o seu desejo de construir um negócio global que pudesse atravessar fronteiras e culturas.

Em sua ambição de tirar todas suas ideias do papel, Andrey largou seu curso para iniciar seu primeiro negócio na internet.

O Empreendedor da Internet

A internet mudou tudo para Andrey. Em meados dos anos 90, a internet ainda estava em desenvolvimento, mas Andrey imediatamente viu seu potencial. Com apenas 21 anos, Andrey deixou a universidade para construir seu primeiro negócio chamado Virus, uma loja virtual que vendia computadores e acessórios. Usando o dinheiro que ele ganhou com seu primeiro empreendimento, Andrey recompensou seus pais pela oportunidade que eles lhe deram ao investir em sua educação.

Em 1999, Andrey inventou e investiu no Spylog, uma ferramenta para rastrear visitantes e seus comportamentos em sites. O SpyLog foi o grande antecessor do Google Analytics e conquistou cerca de 400 mil clientes em seu primeiro ano antes de Andrey sair em 2001.

Sem perder tempo, Andrey iniciou o Begun em 2002, uma plataforma de publicidade que antecedeu o Google AdWords. Aproveitando sua experiência com o SpyLog, ele criou a primeira rede de publicidade digital da Rússia, inventando ferramentas e serviços de software para anunciantes e webmasters. Entretanto, mesmo com empreendimentos iniciais bem-sucedidos, sua paixão por conectar pessoas através da tecnologia ainda não tinha sido realizada.

Em 2003, Andrey estava pronto para construir seu primeiro negócio para conectar pessoas e teve a idéia de criar sua primeira plataforma relacionamentos e descoberta social chamada Mamba, lançada em 2004. Na época, a maioria dos sites de namoro eram semelhantes a agências de casamento com assinaturas pagas obrigatórias e questionários trabalhosos. Andrey percebeu que as pessoas queriam se conectar de muitas maneiras diferentes além do casamento – como amizade, flertar, namorar – e acreditava firmemente que o bate-papo sempre deveria ser gratuito.

Seu modelo, apelidado de “freemium”, gerou um enorme crescimento para o Mamba, que resultou em mais de 4 milhões de usuários em seu primeiro ano, gerando receitas substanciais. Enquanto o Mamba se tornou a maior plataforma de descoberta social na Rússia, Andrey ainda mantinha a ambição de criar uma plataforma verdadeiramente global para conectar pessoas.

Badoo

Andrey fundou o Badoo em 2006, utilizando seus anos de experiência na criação de produtos e negócios na internet para criar uma plataforma global de consumo em
massa. Desde o seu início, o Badoo permitiu aos usuários fazer upload de fotos e conversar facilmente uns com os outros. A plataforma foi pioneira no desenvolvimento de recursos e ferramentas do segmento, incluindo a criação de cartões apresentando usuários e recursos pagos como destaque do perfil nos resultados e a capacidade de
ver seus visitantes.

O Badoo teve um crescimento internacional explosivo através da liderança de Andrey, alcançando 12 milhões de usuários em seu primeiro ano. Em 2007, o Google Zeitgeist listou os termos de pesquisa mais procurados do ano e “Badoo” apareceu em segundo, logo abaixo de “iPhone”. Com a difusão de dispositivos móveis conectados à Internet, Andrey lançou em 2009 o primeiro aplicativo de namoro em massa com o Badoo nas versões iOS e Android. Ele usou a oportunidade para introduzir seu recurso mais recente: “Pessoas Perto”, uma ferramenta que usa a localização do telefone para apresentar pessoas na sua área. Assim, o Badoo se estabeleceu no universo de relacionamentos modernos.

Hoje o Badoo gera centenas de milhões de rendimentos, com mais de 450 milhões de usuários em 190 países sendo uma das maiores plataformas de namoro do mundo.

Bumble

Em 2013, Andrey Andreev conheceu Whitney Wolfe Herd durante um jantar que reunia as equipes do Tinder e do Badoo, líderes do segmento de relacionamentos online. Após a saída de Whitney do Tinder, ele viu a oportunidade de trabalharem juntos e a convenceu de visitá-lo em Londres. No início, Andrey pediu que ela fosse a CMO do Badoo, mas ela insistiu que queria desenvolver seu novo aplicativo chamado Merci, uma rede social feminina enraizada em elogios.

Enquanto Andrey adorava a idéia de uma rede social centrada nas mulheres, ele acreditava que a ideia poderia ser mais poderosa como um aplicativo de relacionamentos centrado nas mulheres, uma vez que ele sentia a necessidade de uma plataforma na qual mulheres pudessem se sentir seguras e sob controle. Durante uma semana de brainstorming em equipe em Míconos, Grécia, eles criaram a ideia de uma plataforma na qual mulheres teriam o poder de iniciar conversas. Com isso surgiu a ideia do Bumble e eles retornaram ao escritório de Londres para desenvolver o produto. Aproveitando o talento, a tecnologia e a experiência do Badoo eles construíram o Bumble em três meses e o lançaram em Austin, Texas, onde o aplicativo Bumble está sediado até hoje.

Desde o lançamento, o Bumble criou oportunidades para milhões de mulheres se conectarem à sua missão de acabar com a misoginia, empoderando-as para dar o primeiro passo na plataforma. O crescimento do foguete do Bumble pode ser atribuído às diversas origens dos dois parceiros e, mais importante, à sua paixão compartilhada
de tornar a Internet mais segura para as mulheres. Hoje, o Bumble tem mais de 75 milhões de usuários e já alcançou mais de 1 bilhão de iniciativas por mulheres.

Lumen & Chappy

Os dois produtos mais recentes de Andrey Andreev incluem o Lumen, ajudando pessoas com mais de 50 anos a se conectarem, e o Chappy, um espaço seguro para conexões gays. Ambas as plataformas aproveitam a infraestrutura compartilhada de produto e tecnologia que Andrey construiu para o Badoo e aplicam a mercados de massa como para encontros de homens procurando homens e para pessoas acima de 50 anos.

MagicLab

Em Junho de 2019, Andrey consolidou formalmente o Badoo, o Bumble, o Chappy e o Lumen no MagicLab, um grupo de marcas cuja missão é criar momentos de mudança, ajudando as pessoas a construírem relacionamentos. Sob sua liderança, foi adotado um novo modelo de desenvolvimento de produtos e engenharia que permite uma fundação compartilhada de tecnologia e talento sobre a qual novas plataformas e marcas podem ser lançadas e escaladas.

Andrey anunciou recentemente um fundo de 100 milhões de dólares americanos para identificar, recrutar e apoiar a nova geração de visionários e fundadores inovadores que compartilhem da sua paixão por ajudar pessoas a se conhecerem. A missão de Andrey é conectar pessoas e construir relacionamentos. Sua carreira de inventar constantemente novas formas de conectar pessoas permitiu que ele lançasse e estabelecesse com sucesso várias plataformas revolucionárias de consumo em massa.

Enquanto gigantes da internet contam com fusões e aquisições para permitir crescimento, o foco e inovação de Andrey proporcionou a ele a capacidade única de lançar consistentemente e fazer crescer produtos de consumo em massa internamente. Através de 13 anos de desenvolvimento do grupo MagicLab, Andrey Andreev transformou a vida de mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Ele e seu time de 600 pessoas no MagicLab continuam a inovar novas maneiras para as pessoas se conhecerem através da magia da tecnologia moderna.

Últimas notícias