Avantia comemora 25 anos de inovação e sucesso em soluções de segurança eletrônica

CEO fala sobre desafios e planos para os próximos anos e revela previsão de crescimento de 30% no faturamento da empresa

Salvador, 25/05/2023 – “O Brasil oferece muitas oportunidades, e é preciso ter foco e determinação para prosperar nos negócios”, declara Silvio Aragão, CEO e fundador da Avantia, que completa 25 anos neste mês, levando o título de uma das mais importantes empresas de tecnologia para a área de segurança eletrônica, com integração e desenvolvimento de soluções de visão computacional como análise inteligente de áudio e vídeo, e infraestrutura de TI, atendendo grandes companhias dos setores público e privado com produtos desenvolvidos em um dos principais polo de inovação do país, o Porto Digital de Recife.

E como tudo começou? Em 1998 – quando Silvio Aragão, hoje CEO, fundou a “Aragão Engenharia”, para serviços de engenharia elétrica e de telecomunicações. Nem se imaginava, mas seria considerado o marco inicial de toda a história da Avantia. No final de 1998, Hamilton Valentim, diretor de operações, se junta à sociedade assumindo toda a parte operacional. Em 2003, a empresa começou a incluir projetos de Tecnologia de segurança em seu portfólio e entregou seu primeiro projeto de videomonitoramento, um marco importante em sua jornada. Cinco anos depois, a empresa passou por um processo de rebranding, dando origem à atual Avantia, com uma nova identidade e um foco claro em fornecer tecnologia digital para segurança. Foi nesse momento que Eduardo Ferreira Lima, empreendedor e diretor comercial, se junta à sociedade e ajuda a moldar uma nova visão estratégica, para a empresa estar ainda mais preparada para enfrentar os desafios do mercado, oferecendo soluções inovadoras em tecnologia digital para segurança.

Em 2013, pouco antes da maior crise econômica no país, a Avantia adentrava em um dos maiores polos de tecnológicos do Brasil, o Porto Digital de Recife, onde ali passaria a desenvolver produtos e soluções digitais, inovadoras baseadas em Inteligência artificial, nesta época à frente do mercado. Durante o início da crise econômica, em 2015, marcada por uma série de choques de oferta e demanda que resultaram na redução da capacidade de crescimento e no aumento dos custos fiscais, a Avantia se manteve firme e resiliente, e foi nesse mesmo ano que a empresa inaugurou sua filial em São Paulo, demonstrando sua determinação em expandir e melhorar sua capacidade de atendimento às maiores empresas do país, onde muitas estavam e ainda estão sediadas.

Essa estratégia estruturada anos antes foi comemorada com a conquista de importantes clientes como Gerdau, White Martins, Azul, Heineken, Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Governo do Estado de Pernambuco, Chesf, entre outros, que aumentaram ainda mais a chancelada de uma das mais importantes parceiras de segurança e em videomonitoramento inteligente do país.

Em 2021, a Avantia ampliou sua base de participação societária, com os novos acionistas Maurício Ciaccio, Bruno Carvalho, Julia Karenina, Manoel Pedro, Fillipi Malaquias Barros, Djaveny Alves de Lira e Gervasio Neto. Em 2022 começou a se preparar para ampliar ainda mais sua atuação. Foi quando anunciaram a aquisição da C4I – empresa focada na oferta de tecnologias inovadoras na criação de ecossistema aplicado à segurança da família e do patrimônio, uma união importante para a criação de melhores produtos e serviços para atender clientes corporativos e residenciais. Uma proximidade que já existe há muitos anos, e que apenas estreitada ainda mais.

E não parou por aí. No mesmo ano, a holding anunciava outra importante movimentação: o lançamento do WeSafer – unidade digital independente especializada em inteligência artificial, que daria vida a importantes projetos, como os da Ciclovia Franco Montoro em São Paulo e o projeto da companhia Azul Linhas Aéreas, que adotou a tecnologia para reduzir os atrasos em solo de seus voos. O “On-Time Performance” está funcionando desde o ano passado, e inclui câmeras especiais, equipamentos de redes, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem.

Por último, o grupo anunciou a criação da SafeCompany, uma joint venture com a ICTS Security – consultoria especializada na estruturação e gestão de segurança empresarial, que surgiu com o objetivo de oferecer uma plataforma digital com foco em empresas de médio porte, que precisam de controles inteligentes e proteção para suas operações, mas dispõem de recursos limitados para investir em Segurança.

Ainda em 2022 – período recheado de novidades, a Avantia recebia seu segundo selo do Great Place to Work (GPTW), e a posição de 4° lugar de melhor empresa para se trabalhar em Pernambuco, reflexo do compromisso da companhia em manter um ambiente de trabalho positivo, com base em seus valores: a confiança, respeito, integridade e trabalho em equipe. “Acima de tudo cuidamos de pessoas”, conta Aragão.

A Avantia, hoje, no ano de seu jubileu de prata, é considerada uma das empresas líderes em seu segmento, primeiro pelo seu poder inovativo, mas, em segundo lugar, por sua resiliência adquirida diante dos desafios fiscais e econômicos enfrentados.

“Apesar do cenário econômico desafiador, a Avantia tem crescido em média 30% ao ano, mostrando que é possível ter sucesso em meio às adversidades. O segredo é se manter engajado no propósito, além do empenho e união de uma equipe. Esses valores fundamentais são os pilares que nos mantêm focados em oferecer o melhor para os nossos clientes”, finaliza o CEO.

Ao longo de seus 25 anos de história, a Avantia tem sido um exemplo de sucesso no empreendedorismo brasileiro, mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades e construir um negócio rentável e sustentável. A empresa continua a crescer e a inovar, mantendo seu compromisso com a excelência em atendimento e a oferta de soluções de segurança eletrônica de alta qualidade e confiabilidade.

Últimas notícias