Atos e IQM fazem parceria para simulação quântica

Intuito é permitir que clientes consigam programar seus aplicativos de computação quântica simulando perfeitamente os atributos do hardware quântico

Salvador, 02/12/2022 – A Atos, líder global em transformação digital, e a IQM anunciam a assinatura de uma parceria para fornecer tecnologias e recursos de computação quântica de ponta a ponta. Com o mercado migrando para aplicativos de computação quântica, esta parceria possibilitará a integração da Unidade de Processamento Quântico (QPU) da IQM no Quantum Learning Machine (QLM) da Atos e, globalmente, na plataforma de desenvolvimento de aplicativos quânticos da Atos.

Essa proposta única no mercado permite que os clientes programem perfeitamente seus aplicativos de computação quântica e os executem na estrutura QLM simulando perfeitamente todos os atributos do hardware quântico de destino (topologia, gate set, noise model). Ao fazer isso, os clientes podem executar diretamente esses aplicativos no hardware IQM Quantum Computing do mundo real, sem a necessidade de modificá-los.

A estratégia exascale da Atos usará tecnologias de Inteligência Artificial e computação quântica como aceleradores em fluxos de trabalho de supercomputação tradicionais, a fim de obter menor tempo de solução e pegada de carbono reduzida. Para isso, os supercomputadores utilizarão a plataforma de desenvolvimento de aplicativos quânticos Atos QLM como porta de entrada para recursos de Computação Quântica (hardware emulado ou real) em fluxos de trabalho de computação híbrida. Com uma capacidade de emulação de até 41 Qubits, o QLM Application Programming Environment da Atos ajudará seus clientes a desenvolver aplicativos híbridos juntamente com IQM QPU, oferecendo 20 Qubits, atualmente, e 50 Qubits até 2023.

Em 2020, o IQM foi selecionado para fazer parte do Scaler, o programa Atos Accelerator, iniciando a cooperação entre a equipe de P&D de Computação Quântica da Atos e os laboratórios IQM para unir o Atos QLM e a gama de QPUs do IQM, a fim de fornecer os melhores resultados para seus clientes em comum.

Esta relação de longa data também tem fomentado vários programas de pesquisa na Europa, sendo o mais recente entre IQM, Leibniz Rechenzentrum (LRZ) e Atos, com o objetivo de potencializar supercomputadores utilizando tecnologias de computação híbrida escalar/quântica, no âmbito do projeto Q-Exa.

“Temos o prazer de reforçar nosso relacionamento com a IQM para entregar para nossos clientes as melhores tecnologias de computação quântica para o futuro”, afirma Emmanuel Le Roux, vice-presidente sênior do grupo, chefe global de HPC, AI e Quantum na Atos. “Na Atos, acreditamos que as plataformas híbridas são a pedra fundamental de todas as futuras simulações digitais, especialmente com a aceleração do quantum. Com esta parceria, a Atos se tornará um integrador confiável de valor agregado da IQM, com capacidade não apenas para vender e instalar IQM QPUs nas instalações dos clientes, mas também para integrá-los em um ambiente de computação híbrida mais complexo, que está alinhado com nossa estratégia de computação híbrida para exascale anunciada em fevereiro de 2022 com a inauguração do nosso novo supercomputador BullSequana XH3000.”

“Estamos entusiasmados em fortalecer nossa parceria com a Atos e criar esta oferta única para nossos clientes em todo o mundo. Esta parceria é um próximo passo importante em direção à prontidão quântica para o setor e estamos felizes que a Atos tenha selecionado o IQM para esta oferta de produto”, comenta o Dr. Jan Goetz, CEO e co-fundador da IQM Quantum Computers. “Este também é um marco importante para a comercialização de aceleradores quânticos para centros de supercomputação e para que nossos computadores quânticos sejam vendidos globalmente.”

O primeiro simulador quântico disponível no mercado já em 2016 e utilizado em diversos países do mundo (incluindo Áustria, Brasil, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido, Estados Unidos) o Atos QLM possibilita que pesquisadores e engenheiros desenvolvam aplicações e experimentem com o software quântico. O QLM combina um sistema de memória ultra compacto e altamente poderoso com uma linguagem de programação universal, o que significa que aplicativos quânticos podem ser desenvolvidos sem a necessidade de hardware quântico. Essa nova colaboração finalmente permite que os usuários liberem todo o potencial de seus algoritmos quânticos, fazendo a transição perfeita para o hardware quântico real fornecido pelo IQM.

Últimas notícias