Armada anuncia início das operações mundiais e aporte de mais de US$ 55 milhões para promover a inclusão digital

Primeira plataforma de Edge Computing móvel full-stack do mundo oferece conectividade com Internet, computação e Inteligência Artificial em qualquer lugar do planeta

Salvador, 08/01/2024 – A Armada, empresa pioneira em Computação de Borda (Edge Computing) que está redefinindo o futuro da conectividade, computação e Inteligência Artificial (AI), anuncia o início de suas operações mundiais. A empresa já comemora seu lançamento com uma injeção de capital de US$ 55 milhões, liderado pelo Founders Fund, Lux Capital, Shield Capital e 8090 Industries, além de ter a participação da Felicis, Contrary, Valor Equity Partners, Marlinspike, 137 Ventures, Koch Real Estate Investments, 8VC e de um grupo de outros investidores estratégicos. Esse investimento impulsionará a Armada em sua missão de reduzir a exclusão digital global, capacitando empresas e comunidades a aproveitarem todos os seus dados, independentemente de onde forem gerados. A Armada se dedica a liberar o potencial da IA Generativa, de Edge Computing e dos modelos preditivos.

As recentes revoluções em Internet das Coisas (IoT – de Internet of Things, em inglês), Inteligência Artificial e infraestrutura criaram uma enorme oportunidade para uma plataforma inteligente de Edge Computing (computação de borda). Com a estimativa do Gartner de que, até 2025, 75% dos dados corporativos serão originados no Edge, há uma clara demanda por uma abordagem descentralizada para capacitar a quarta revolução industrial.

A Armada oferece uma solução de infraestrutura full-stack, implementável em infraestruturas locais e em Nuvem, para fornecer Edge Computing ideal e conectividade de ponta com Internet via satélite para as regiões mais remotas do planeta. Isso permite que as empresas aproveitem o poder da IA Generativa e dos modelos preditivos onde eles são mais necessários, possibilitando que uma série de setores – de energia e infraestrutura ao agronegócio, petróleo e gás e mineração – aprimorem drasticamente seus recursos de processamento, análise e tomada de decisões em tempo real, exatamente onde seus dados residem.

“Hoje, a IA – incluindo grandes modelos de linguagem, IA multimodal e modelos preditivos – está revolucionando todos os aspectos de nossas vidas e de nosso trabalho, mas nem todos têm a mesma oportunidade. O que é realmente surpreendente é que vastas áreas do planeta ainda não têm acesso básico à Internet, muito menos a capacidade de obter valor tangível de seus dados”, afirma Dan Wright (foto), Cofundador e CEO da Armada. “A missão da Armada é acabar com a exclusão digital de uma vez por todas, dando aos nossos clientes a capacidade de resolver seus maiores problemas.”

“A Armada desempenha um papel vital no atendimento às crescentes necessidades de computação de IoT para aplicações industriais, um setor que tem sido muito mal atendido, mas que é crucial no cenário atual”, diz Justin Wilson, Diretor Administrativo da Koch Real Estate Investments.

Apresentando as novas soluções da Armada:

Plataforma Commander da Armada (Armada Commander Platform):
A Commander Platform é a pedra angular do ecossistema da Armada, servindo como portal único para a monitoramento e o gerenciamento de todas as operações de borda. As equipes de operações centrais e de campo podem comprar e controlar terminais Starlink, implementar e gerenciar os Galleons (Data Centers móveis e modulares), monitorar os dispositivos IoT e acessar o marketplace da Armada para contratação de aplicações de IA de última geração, que são os blocos para o desenvolvimento das soluções customizadas fim-a-fim.

Armada Connect:
O Armada Connect serve como o sistema operacional dedicado para os terminais Starlink e todos os dispositivos de IoT. Com o Armada Connect, as empresas ganham controle sem precedentes sobre toda a sua frota de terminais Starlink, com recursos para monitoramento, gerenciamento e faturamento de todos os ativos Starlink. O sistema conta com suporte do Commander AI Assistant, que oferece alertas em tempo real, diagnósticos e suporte para solução de problemas, garantindo uma operação ininterrupta e resolução rápida de quaisquer problemas.

Armada Edge:
Armada Edge é o Centro de Comando para Galleons, conectividade, aplicações de IA e ativos de IoT. Os Galleons da Armada são Data Centers robustos, móveis e modulares que oferecem uma enorme capacidade de computação e armazenamento, juntamente com conectividade resiliente. Projetados para suportar aplicações de processamento de dados e de IA na borda, eles são customizados com armazenamento, memória e componentes de computação de alto desempenho, como GPUs, FPGAs e CPUs multicore. Os Galleons se conectam com redes locais, quaisquer dispositivos on-site, satélites Starlink, fibra, 5G ou outras infraestruturas de rede. Os Galleons são unidades autônomas, permitindo uma rápida implementação em qualquer local do planeta.

Armada EdgeAI:
Armada EdgeAI engloba um espectro de IA Generativa, IA Multimodal e recursos de Machine Learning adaptados para desenvolver soluções específicas. Essas aplicações podem ser acessadas a partir da Nuvem ou a partir de hardware de borda dedicado, seja em Galleons ou em infraestrutura local. Os recursos do EdgeAI atendem a uma variedade de aplicações industriais, como inspeção visual em tempo real, chatbots de assistência, manutenção preditiva, robótica, operações de veículos autônomos, monitoramento de emissões e muito mais.

“Há um enorme volume de dados criados na borda e, infelizmente, praticamente nada é feito com eles”, diz o Cofundador e Diretor de Operações da Armada, Jon Runyan. “Temos a sorte excepcional de contar com os melhores talentos do mundo em nossa equipe, bem como com o apoio de nosso incrível grupo de investidores e consultores. Também estamos entusiasmados por adicionar Trae Stephens, do Founders Fund e da Anduril; Kerem Ozmen, da 8090 Industries; e nosso CTO (Chief Technology Officer) fundador, Pradeep Nair, ao nosso Conselho de Administração para trabalharmos nessa enorme oportunidade”.

A Armada está avançando rapidamente com certificações e estabelecendo parcerias para concretizar sua ambiciosa visão de estender a IA e a conectividade remota a todos os cantos do planeta. A empresa também criou um marketplace, permitindo que os parceiros desenvolvam e distribuam aplicações inovadoras, e alcançou a conformidade com SOC2 e ISO 27001.

“A Armada tem uma equipe de primeira classe criando soluções inovadoras de Edge Computing”, afirma Trae Stephens, sócio do Founders Fund e Cofundador e Presidente da Anduril. “A plataforma de Edge Computing da Armada reformulará fundamentalmente setores inteiros.”

Últimas notícias