Ambev aposta em nova tecnologia para sistema de gestão integrada

Salvador, 31/01/2021 – Todo mundo sabe que, nos tempos atuais, adaptar-se não é o bastante. Hoje é preciso se transformar. Guiada pela chamada “Era Digital” e por essa nova necessidade de mercado, a Ambev está transformando seu antigo sistema de gestão integrada, conhecido como ERP (Interprice Resouce Planning), em um ecossistema de microserviços, nomeado pela companhia como Projeto Hércules.

O projeto tem como objetivo transformar o antigo ERP e não o adaptar. Ou seja, o novo modelo cria meios diferenciados de atender às demandas e necessidades do cliente, a fim de acompanhar as tendências de mercado. O que era feito pelo antigo sistema, não é feito pelo Hércules, portanto, no momento, ambos os produtos trabalham juntos, mas, eventualmente, o primeiro deixará de existir.

Esses microserviços, desenvolvidos desde o zero pela Ambev, garantem uma entrega mais eficiente, em que as atividades podem ser finalizadas em um espaço menor de tempo. Dessa forma, a companhia consegue garantir um método mais rápido de alterações dos seus processos internos, como uma venda nova ou emissão de uma nota fiscal. O que antes demorava, em média, 40 dias para ser feito, com o novo modelo, demora-se apenas 4 dias.

“Tudo o que estamos fazendo é baseado na era de transformação digital em que vivemos. Nossa mentalidade já está no futuro. Queremos ser mais ágeis para acompanhar as mudanças do mercado, que não param. Por isso, estamos implementando o Hércules, que vai nos ajudar a atender às demandas da companhia e tudo que ainda está por vir no relacionamento com o cliente, vendas e tudo que tange o mundo cervejeiro”, afirma Thiago Lechuga, diretor de tecnologia da Ambev.

Atualmente, o projeto Hércules conta com mais de 60 pessoas envolvidas, porém, a arquitetura criada pela companhia já permite que mais pessoas usem o ecossistema, mesmo ainda em desenvolvimento. Já para os idealizadores, a plataforma não tem fim. A ideia é que esteja em constante evolução, sempre colocando o consumidor como centro de toda operação e mirando ser cada vez mais ágil, mais veloz e digital.

Últimas notícias