Alex Camargo é o novo CTO da Delfia

Salvador, 14/09/2022 – A Delfia, curadoria inteligente de jornadas digitais, anuncia que Alex Camargo é seu novo CTO (Chief Technology Officer). Profissional com mais de 17 anos de experiência no mercado de tecnologia, Camargo irá adicionar ainda mais valor aos projetos desenvolvidos, implementados e gerenciados pelos curadores da Delfia. “Minha meta é entregar resultados técnicos com claro impacto sobre os negócios das organizações que atendemos — isso inclui ganhos em eficiência, redução de custo e soluções que aumentem a competitividade de nossos clientes”. Para Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia, Alex Camargo é um líder de tecnologia dedicado, que respira inovação e conhece em profundidade o ambiente de negócios dos mais diversos segmentos. “A criatividade e a visão de futuro do Alex facilitam o desenho de soluções que não são percebidas à primeira vista. Um verdadeiro curador, ele filtra o que há de promissor no mercado global de tecnologia e apoia nossos clientes para que extraiam o máximo valor dessa inovação”. Antes de ingressar na Delfia, Camargo trabalhou na Yssy, na Econocom — empresa a partir da qual a Delfia foi formada — e na Net. Camargo estudou Gestão de TI na Uninove e cursa um MBA na FIAP em Negócios Digitais.

Foco nos clientes internos e externos

Um dos diferenciais de Camargo é seu foco em pessoas. Como CTO da Delfia, sua primeira área de atuação é interna, desenvolvendo um framework que reúna as mais avançadas tecnologias do mercado para suportar a atuação de cada colaborador da Delfia. “A inovação começa dentro de casa. Trabalhamos na Delfia para envelopar processos e tecnologias e, em seguida, colocar isso em prática no nosso ambiente, de modo a entregar ao cliente soluções completamente consolidadas”.

O segundo papel de Camargo é atuar como CTO dos clientes Delfia. “Nesse caso, nossa missão é aumentar a satisfação com a tecnologia dos usuários da organização que atendemos. Isso inclui os colaboradores dos nossos clientes e os compradores de seus serviços e produtos — os clientes finais”.

5G e uso crescente da nuvem são grandes desafios para 2023

Para os próximos meses de 2022 e ao longo de 2023, Camargo vê grandes desafios em relação ao uso estratégico da tecnologia. “A chegada da rede 5G ao Brasil tornará ainda mais crítica a procura por soluções de observabilidade e de segurança digital”, diz. Nessa arquitetura, leva-se o processamento de dados para as bordas da rede, o que pode produzir velocidades de 1 Gigabit por segundo (Gbps), com índices de latência 10 vezes mais baixos do que os oferecidos pelas redes 4G. Em geral, acredita-se que a velocidade de processamento e entrega de dados da rede 5G é até 100 vezes superior à das redes 4G (dados da Next Generation Mobile Networks Alliance). “Esses ganhos só serão reais, porém, se a empresa usuária do 5G contar com ofertas que garantam, 24×7, a qualidade de serviços — observabilidade — e a proteção dos dados — segurança digital — desse novo ambiente”.

Na visão de Camargo, outra grande frente de batalha é o uso intensivo de nuvens públicas e híbridas. “O acelerado time-to-market da implantação de serviços na nuvem e a escalabilidade sem limites desse ambiente são essenciais para a economia digital, e explicam o crescente uso da nuvem”.

Ainda assim, muitos aspectos da gestão desse ambiente ainda têm de ser equacionados. “Isso inclui uma visão preditiva sobre o billing da nuvem — algo recomendável para evitar sustos na hora de pagar a conta — e a monitoração de contêineres e microsserviços, elementos críticos dos Apps rodando na nuvem”. Segundo Camargo, o time liderado por ele está plenamente capacitado para ajudar as organizações a vencerem esses e outros desafios. “Como curadores inteligentes de jornadas digitais, antecipamos armadilhas e entregamos, aos nossos clientes, um caminho de inovação seguro e produtivo”.

Últimas notícias