ABB investe US$ 10 milhões em novo centro de pesquisa para mobilidade elétrica

Salvador, 08/11/2018 – A instalação de US$ 10 milhões e 3.600 m², com conclusão prevista para junho de 2019, reforça o compromisso da ABB com o avanço do desenvolvimento no campo da mobilidade sustentável. Recentemente, a multinacional conquistou o reconhecimento global da revista Fortune, que classificou a companhia na 8ª posição em seu ranking de empresas que estão “mudando o mundo”, por seus avanços em mobilidade elétrica e recarga de veículos elétricos.

Frank Muehlon, diretor geral de negócios de recarga elétrica da ABB comenta: “O investimento nesta nova sede e centro de P&D demonstra o compromisso da companhia com a liderança tecnológica e a definição do padrão quando se trata de mobilidade sustentável. A instalação nos permitirá aumentar o ritmo de testes e desenvolvimento de produtos, garantindo a entrega de produtos inovadores ao mercado mais rápido do que nunca”.

Localizado na parte sul do campus da Universidade de Tecnologia de Delft, o complexo, que poderá abrigar até 120 pessoas, marcará o retorno do negócio de recarga de veículos elétricos da ABB para o local de sua concepção. De fato, os estudantes que fundaram a Epyon (start-up de recarga de veículos elétricos adquirida pela ABB em 2011) são ex-alunos da Universidade de Tecnologia de Delft.

Com a interoperabilidade, foco principal para os carregadores da ABB, o edifício será equipado com a mais recente tecnologia para garantir que os equipamentos sejam compatíveis com todos os tipos de veículos. Simuladores foram criados exatamente para essa finalidade, de modo que 95% dos testes sejam realizados com um modelo digital de veículos no simulador.

Como o comportamento do carro e do carregador em climas quentes ou frios não pode ser testado no simulador, a ABB está desenvolvendo salas climatizadas para esse fim, nas quais os sistemas estarão sujeitos a condições extremas, incluindo uma faixa de temperatura de -40 a +40ºC e umidade elevada.

A instalação também está sendo projetada para o rápido crescimento de recarga para o segmento de ônibus elétricos, com áreas de teste grandes o suficiente para que um ônibus de transporte público possa entrar.

Como parte do comprometimento da ABB em colaborar com o desenvolvimento do mundo sem consumir a terra, era vital não apenas criar um edifício que pudesse promover o progresso na mobilidade sustentável, mas também criar uma instalação 100% sustentável.

Para aquecimento e resfriamento, o complexo será conectado à usina geotérmica da Universidade de Tecnologia de Delft. Enquanto isso, o teto terá painéis solares, com os inversores solares da companhia para converter a energia gerada a partir do sol, que será utilizada para alimentar o complexo.

A ABB também integrará suas soluções elétricas em todo o edifício, incluindo transformadores, painéis, produtos de construção inteligentes e componentes de proteção, disjuntores, dispositivos de corrente residual, controle, sinalização, medição e acessórios inteligentes.

Frank conclui: “Este edifício marca um passo significativo no crescimento contínuo do nosso negócio de recarga de veículos elétricos. O fator mais importante para impulsionar os avanços tecnológicos é o talento, e não poderíamos pedir um local mais inspirador do que o campus da Universidade de Delft, onde estaremos cercados da próxima geração de engenheiros elétricos e industriais”.

A nova instalação da ABB poderá acomodar estudantes de mestrado e doutorado da Universidade de Tecnologia de Delft.

Últimas notícias