Diretor do Facebook dá dicas para produzir conteúdos mais criativos e vender mais

Salvador, 17/07/2020 – O diretor do Creative Shop do Facebook na América Latina, Theo Rocha, separou algumas dicas essenciais para que pequenos empresários iniciem – ou melhorem – a digitalização de seus negócios, uma necessidade real em tempos de COVID-19. De março para cá, tudo no mercado mudou, especialmente o modo de fazer negócios.

Uma pesquisa do Ibope Inteligência, comissionada pelo Facebook, mostra que o pequeno empresário precisa estar consciente desta mudança, até para que possa se planejar para o novo cenário: quase 30% das pessoas estão comprando mais online e 46% substituíram as lojas físicas pelas compras online, sendo que 27% realizaram compras pelo celular pelo menos uma vez na semana.

Consciente da importância da digitalização, especialmente após o surgimento da COVID-19, Theo Rocha separou dicas que vão ajudar a desenvolver ideias criativas que geram bons resultados para qualquer tipo de negócio. Ele também apresenta guias e recursos que podem te ajudar a começar a desenvolver seus anúncios, selecionados pelo time de Creative Shop do Facebook:

Conquiste a atenção: A forma das pessoas se comunicar mudou – especialmente durante a pandemia. Conquistar a atenção das pessoas é fundamental e a marca tem apenas alguns segundos para isso, portanto criatividade é fundamental. Coloque as coisas mais interessantes e relevantes em primeiro lugar e explore os valores e o propósito da sua empresa. Eles ajudam a criar conexões mais fortes.

Com quem quero conversar: Ter claro qual é o perfil do seu cliente é fundamental. Saber a faixa etária, localidade e interesses ajudam definir seu público-alvo. Um bom ponto de partida é olhar para o seus clientes atuais, e as áreas de informações da sua Página do Facebook ou perfil comercial do Instagram podem ajudar. E não se esqueça: a maior parte das pessoas vai consumir o seu conteúdo pela tela de um celular!

Vídeos, Stories ou fotos? Todos são válidos, mas os vídeos atraem mais a atenção. Produza vídeos visualmente bonitos e com o som desativado (é assim que a maioria das pessoas os assiste). É importante lembrar que os vídeos verticais são a melhor opção para visualização, pois a maior parte das pessoas seguram o celular assim – e foque em vídeos curtos. Imagens ajudam uma marca a ser tão interessante quanto as pessoas mais legais do Feed. Valorize o seu produto ou serviço com fotos e imagens que despertam interesse e mostrem o seu produto em uso. Seja vídeo, Stories ou foto, lembre-se de enquadrar bem o seu objeto e de garantir uma boa iluminação.

Bastidores e seguidores: Explore também o recurso de Stories do Instagram e do Facebook para mostrar aos clientes como é o dia a dia da sua empresa: um vídeo dos bastidores da empresa, da produção de um produto ou os motivos que o tornam especial podem gerar conexão com a marca. E os seus seguidores também podem fazer parte: compartilhe Stories e posts onde sua empresa é mencionada.

Por onde começar: Colocar tudo isso em prática é mais simples do que você imagina. Para preparar os conteúdos lembre-se de pensar em como você descreveria o seu negócio para um amigo, de definir o perfil dos seus clientes (quem compraria o seu produto), quais são os diferenciais do seu produto ou serviço, o que de mais importante você precisa comunicar e qual objetivo você tem com aquele post: gerar vendas? Envio de mensagens ou ligações? Acesso ao seu site? Seja qual for, no Mobile Studio (fb.me/mobilestudio) você encontra estas dicas e aplicativos grátis que vão ajudar a produzir posts, Stories e vídeos.

Últimas notícias