IBM apresenta primeiro sistema com segurança quântica que processa 300 bilhões de operações por dia
Salvador, 06/04/2022 – A IBM revelou o IBM z16, o sistema de última geração da IBM com um acelerador de IA integrado no chip — entregando inferência otimizada de latência. Esta inovação é projetada para permitir que os clientes analisem transações em tempo real em escala para cargas de trabalho de missão crítica, como cartão de crédito, saúde e transações financeiras. Com base no histórico de liderança em segurança da companhia, o IBM z16 foi desenvolvido especificamente para proteção contra futuras ameaças que podem ser usadas para decifrar as tecnologias de criptografia atuais.
As inovações da IBM, incluindo o IBM z16, constituem o pilar de tecnologia que sustenta a economia global há décadas. O moderno mainframe da IBM é essencial para ambientes de nuvem híbrida, avaliado como uma plataforma altamente segura para rodar cargas de trabalho mais críticas por dois terços das empresas Fortune 100 — 45 dos 50 principais bancos do mundo, 8 das 10 maiores seguradoras, 7 dos 10 principais varejistas globais e 8 das 10 melhores empresas de telecomunicação. Por exemplo, de acordo com um recente estudo encomendado pela IBM à Celent, chamado “Operacionalizando a Prevenção do Fraude em IBM Z”, os IBM zSystems executam 70% das transações globais, em uma base de valor.
“A IBM é o padrão de excelência para o processamento de transações altamente seguras. Agora, com as inovações do IBM z16, nossos clientes podem aumentar a velocidade da tomada de decisões com inferência, exatamente onde seus dados de missão crítica residem”, disse Ric Lewis, SVP de IBM Systems. “Isso abre enormes oportunidades para que as empresas virem o jogo em suas respectivas indústrias e se posicionem para oferecer melhores experiências aos seus clientes e resultados de negócios mais poderosos.”
IA empresarial em tempo real para revolucionar indústrias com novos casos de uso e aplicações
Instituições financeiras em todo o mundo vêm enfrentando os impactos de atividades fraudulentas em suas receitas e nas interações com seus clientes. De acordo com um novo estudo da IBM e da Morning Consult, “2022 IBM Global Financial Fraud Impact Report”, a fraude de cartão de crédito é o tipo mais comum entre consumidores dos sete países pesquisados. Além disso, os entrevistados acreditam que os bancos e as redes de pagamento devem ser mais responsáveis na prevenção de fraudes. Mas a execução de modelos de deep learning em escala e tempo real não havia sido possível até aqui devido a problemas de latência, o que significa que os modelos de detecção de fraude são executados em menos de 10% das transações de alto volume, portanto uma quantidade considerável de fraudes não é detectada.
O IBM z16 reúne, de maneira singular, a inferência por IA por meio de seu IBM Telum, com o processamento seguro e confiável de alto volume de transações pelo qual a IBM é conhecida. Pela primeira vez, os bancos podem analisar fraudes durante as transações em grande escala: o IBM z16 pode processar 300 bilhões de operações de inferência por dia com apenas um milissegundo de latência. Para os consumidores, isso pode significar reduzir o tempo e a energia necessária para lidar com transações fraudulentas em seu cartão de crédito. Tanto para comerciantes quanto emissores de cartões, isso pode levar à perda de receita, uma vez que os consumidores ficam frustrados com falsas recusas e recorrem a cartões de outras operadoras para transações futuras.
Outras ameaças, que incluem fraude fiscal e roubo organizado no varejo, estão surgindo como desafios para governos e empresas. Pagamentos em tempo real e métodos de pagamento alternativos, como criptomoedas, estão forçando os limites das técnicas tradicionais de detecção de fraudes. A aplicação dos novos recursos do IBM z16 em outras indústrias está criando uma classe totalmente nova de casos de uso, incluindo:
• Aprovação de empréstimos: acelerar a aprovação de empréstimos empresariais ou de consumo.
• Compensação e liquidação de valores: para determinar quais negócios e/ou transações podem ter uma exposição de alto risco antes que ocorra a liquidação
• Aprendizado federado para varejo: para uma melhor modelagem de risco contra fraudes e roubos.
Como proteger seus dados com o primeiro sistema com segurança quântica do mercado
Em um ambiente de nuvem híbrida inclusivo de recursos de infraestrutura local e de nuvem pública, é fundamental proteger-se contra as ameaças atuais e cibercriminosos que podem estar roubando dados agora para descriptografá-los posteriormente. Com base em tecnologias IBM, como Criptografia Pervasiva e Computação Confidencial, o IBM z16 leva a resiliência cibernética um passo adiante, ao proteger dados contra futuras ameaças que podem evoluir com os avanços da computação quântica.
Por ser o primeiro sistema com segurança quântica do mercado, o IBM z16 é sustentado pela criptografia baseada em reticulados (Lattice-based Cryptography, em inglês), uma abordagem para construção de segurança que ajuda a proteger dados e sistemas contra ameaças atuais e futuras. Com a criptografia de segurança quântica do IBM z16, as empresas poderão preparar seus aplicativos e dados hoje, pensando no futuro.
Com Secure Boot (o que significa que malfeitores não podem injetar malware no processo de boot para assumir o controle do sistema durante a inicialização), clientes do IBM z16 podem fortalecer sua postura de resiliência cibernética e manter o controle de seu sistema. Com o módulo de segurança de hardware Crypto Express 8S (CEX8S), oferecerá aos clientes tecnologia criptográfica clássica e quântica para ajudar a lidar com casos de uso que exigem confidencialidade de informações, integridade e não repúdio. A inicialização segura do IBM z16 e a criptografia quântica-segura podem ajudar os clientes a lidar com futuras ameaças relacionadas à computação quântica incluindo ataques que visam uma estratégia de “roubar agora para descriptografar depois”, que podem levar a extorsão, perda de propriedade intelectual e divulgação de outros dados sensíveis.
Modernizando para a nuvem híbrida
Nos últimos três anos, a IBM realizou investimentos significativos no compromisso de adoção de tecnologia de código aberto na plataforma IBM zSystems e estabeleceu uma experiência comum para desenvolvedores em toda a nuvem híbrida. Essas soluções foram criadas para ajudar clientes a otimizar seus investimentos e os pontos fortes de sua infraestrutura de TI, nuvens e aplicativos de maneira integrada, ao mesmo tempo em que oferecem flexibilidade para executar, criar, gerenciar e modernizar cargas de trabalho nativas na nuvem com a arquitetura da escolha do cliente.
Os anúncios recentes que fazem parte deste esforço incluem:
• IBM Z e Stack de Modernização Cloud: para ajudar clientes a aumentar a agilidade e acelerar sua transformação, incluindo o suporte para projetos conhecidos de software livre.
• IBM Z e Centro de Modernização Cloud: uma porta de entrada digital para um vasto portfólio de ferramentas, treinamentos, recursos, parceiros de ecossistema e conhecimentos específicos de mercado fornecidos pela IBM Consulting para ajudar os clientes dos Sistemas IBM z a acelerar a modernização de seus aplicativos, dados e processos em uma arquitetura de nuvem híbrida aberta.
• Precificação ajustada: uma abordagem full-stack para permitir que os clientes respondam rapidamente às mudanças em cargas de trabalho dinâmicas e nas necessidades dos negócios, com preços semelhantes à nuvem.
• Anaconda para Linux em Z: um exemplo sobre trazer frameworks e bibliotecas populares de ciência de dados para essas plataformas corporativas, fornecendo uma experiência de usuário consistente para ciência de dados em toda a nuvem híbrida.
• Suporte simplificado: a IBM Technology Support Services oferece aos clientes do IBM z16 suporte para uso imediato, para ajudar prever e se prevenir contra interrupções não planejadas, além de serviços técnicos que aceleram a maneira como empresas aproveitam as oportunidades apresentadas por ambientes de tecnologia híbrida.
Com o IBM z16, a IBM usou uma abordagem altamente colaborativa, centrada no cliente, que engajou profundamente centenas de indivíduos de mais de 70 empresas, uma prática que já está em andamento para futuros sistemas de mainframe da IBM. O IBM z16 estará disponível a partir de 31 de maio de 2022.