DJI seleciona dicas para escolha da câmera e equipamentos certos

Salvador, 15/06/2020 – Tanto para quem está apenas começando no mundo da criação de conteúdo quanto para o “vlogger” experiente que deseja atualizar o equipamento, a escolha de uma câmera é uma decisão importante. Diante de tantas opções, a DJI – maior fabricante de drones do mundo – separou alguns pontos importantes a serem considerados pelos criadores de conteúdo .

Qualidade de Imagem

Para assegurar uma boa qualidade nos vídeos, é importante que a gravação seja feita em 1080p (Full HD) ou 4K (UHD). Atualmente, os smartphones mais avançados e as pequenas câmeras de ação – como a Osmo Action – já oferecem esse nível de qualidade, permitindo que você transmita suas ideias para o mundo com uma resolução impressionante.

Estabilização

A estabilização é importante para a qualidade do conteúdo e a experiência dos espectadores. Por meio dela, elimina-se qualquer trepidação durante o processo de gravação. Para alcançar um bom resultado, o ideal é adquirir um gimbal: equipamento que garante suavidade e precisão nas imagens.

Atualmente, os profissionais do audiovisual utilizam gimbals de 3 eixos, que contêm um sistema de motores brushless para corrigir o movimento da câmera – é o caso, por exemplo, do Osmo Mobile 3. É possível tentar alcançar o equilíbrio da imagem por meio de estabilização ótica (função de algumas câmeras que removem o tremor das gravações), e também pela estabilização eletrônica (feita a partir de software). Mas nenhuma das duas opções apresenta a mesma qualidade que um gimbal é capaz de oferecer.

Portabilidade

A criação de conteúdo nunca foi tão acessível e, hoje em dia, é possível encaixar uma câmera estabilizada em 4K no bolso. Por outro lado, há quem prefira carregar equipamentos um pouco maiores, como as câmeras mirrorless e DSLR, que geralmente têm qualidade de imagem superior e podem oferecer ótima versatilidade para diferentes situações de gravação.

Microfones

Um áudio de alta qualidade pode elevar o nível do conteúdo. Microfones embutidos geralmente oferecem uma qualidade menor do que comparados a microfones externos conectados à uma entrada de microfone da câmera. Além de ser capaz de captar o áudio com maior qualidade, os microfones externos podem reduzir eventuais ruídos externos, como o ruído produzido pelo vento.

Ao comprar uma câmera para a criação de conteúdo, é importante verificar se o microfone embutido tem a qualidade necessária para a captação de áudio e se existe uma entrada de 3,5 mm para uso externo do microfone.

Tela LCD

A tela de uma câmera pode ter várias funções, dependendo do design. Existem dois recursos principais nos quais os criadores de conteúdo podem ser interessar, uma tela flip totalmente articulada e uma tela sensível ao toque para foco manual.

Uma tela flip permite que os “vloggers” se filmem e monitorem o processo ao mesmo tempo. Isso facilita todo o processo de filmagem, pois é possível olhar para cima e verificar o que está sendo captado em tempo real. Uma tela sensível ao toque também é útil, permitindo que o vlogger mude o foco com facilidade.

Um equipamento que leva as duas funcionalidades é a Osmo Pocket – que também é um aparelho que cabe no bolso, filma em 4K e ainda possui um estabilizador acoplado.

Performance com pouca luz

Este fator é imprescindível para quem costuma criar conteúdo à noite, em ambientes fechados ou filmando em condições de pouca luz. Embora os sensores de smartphones tenham melhorado significativamente, os sensores de imagem DSLR e mirrorless normalmente oferecem melhor desempenho para este tipo de filmagem.

Conectividade Wi-Fi

A conectividade Wi-Fi ajuda a transferir rapidamente vídeos para os smartphones. A conectividade Wi-Fi também é muito útil para transmissão ao vivo, oferecendo aos criadores a capacidade de transmitir diretamente para a plataforma ou rede social escolhida.

Loja online: www.store.dji.com/

Últimas notícias