AMD completa a Família da Quarta Geração EPYC com os Processadores EPYC 8004
Salvador, 18/09/2023 – A AMD anuncia a disponibilidade dos novos Processadores AMD EPYCTM Série 8004, completando a família de processadores otimizados para carga de trabalho da CPU AMD EPYC de 4ª geração. Esses novos processadores trazem o núcleo “Zen 4c” para uma CPU específica, permitindo que os fornecedores de hardware criem plataformas diferenciadas e eficientes em termos de energia que podem alimentar aplicativos da intelligent edge, como varejo, manufatura e telecomunicações, até o data center para serviços em nuvem, armazenamento e outros.
“Os novos Processadores da série EPYC 8004 estendem a liderança da AMD em plataformas de soquete único, oferecendo excelente eficiência energética da CPU em um pacote ajustado para atender às necessidades de espaço e infraestrutura com restrição de energia”, disse Dan McNamara, vice-presidente sênior e gerente geral de Server Business da AMD. “A AMD forneceu várias gerações de processadores de data center que proporcionam eficiência, desempenho e recursos inovadores excepcionais. Agora, com nosso portfólio completo de CPU EPYC de 4ª geração, essa liderança continua em um amplo conjunto de cargas de trabalho – desde empresas e nuvem até intelligent edge, computação técnica e muito mais.”
Proporcionando eficiência e desempenho para data centers tradicionais e Intelligent Edge
Os Processadores AMD EPYC série 8004 estendem o desempenho de liderança e a eficiência da família EPYC de 4ª geração aos mercados que buscam um desempenho forte, mas também têm requisitos significativos de eficiência energética, densidade de plataforma e operações silenciosas. Com os Processadores AMD EPYC série 8004, os clientes e parceiros podem esperar:
• Excelente eficiência energética para a Intelligent Edge. Utilizando o eficiente núcleo “ZEN 4C” e o novo soquete SP6, que traz memória simplificada e recursos de E/S, o processador da série EPYC 8004 pode proporcionar um desempenho SPECpower até duas vezes melhor por vantagem de watt do sistema em comparação com o modelo de rede superior da concorrência.
• Desempenho equilibrado. Em um setor que exige o máximo em desempenho por watt para ambientes com restrições de espaço e infraestrutura, os Processadores AMD EPYC série 8004 oferecem o desempenho equilibrado e a excelente eficiência energética necessários na borda. Em uma carga de trabalho de codificação de vídeo, o EPYC 8534P fornece até 2,4x os quadros agregados/hora/sistema watt em relação ao produto de rede comparável da concorrência[ii]. Em uma carga de trabalho de gateway IoT da borda, um servidor alimentado pelo EPYC 8024P de oito núcleos pode fornecer aproximadamente 1,8 vezes o desempenho total de throughput por rack de 8 kW, em comparação com o processador de oito núcleos da concorrência.
• Otimização da economia para implementações de Intelligent Edge. As implementações de intelligent edge se concentram em nós menores de servidores, em vez de racks completos, como esperado em um data center. Em uma implantação de intelligent edge de um, três ou 10 servidores, a eficiência energética de um servidor baseado no Processador AMD EPYC série 8004, em comparação com a concorrência, pode potencialmente economizar milhares de dólares em custos de energia para os clientes em um período de cinco anos, com melhor densidade de núcleo e mais rendimento.
Um ecossistema robusto e inovador
Além disso, vários OEMs e parceiros revelaram uma série de sistemas e soluções exclusivos que aproveitam ao máximo os recursos do processador AMD EPYC série 8004 para trabalhar em uma ampla faixa de operação para necessidades de energia e temperatura, suportando implementações em data centers densos, edifícios de telecomunicações urbanos e ambientes físicos extremos, como chão de fábrica.
A Dell Technologies lançou o servidor Dell PowerEdge C6615. O formato eficiente desse sistema otimiza o alto desempenho com baixo TCO para cargas de trabalho em escala, como contêineres e microsserviços.
“O Dell PowerEdge C6615 com CPUs AMD EPYC Gen4 foi desenvolvido especificamente para oferecer nosso melhor desempenho por watt, por dólar em um fator de forma otimizado para densidade”, disse Travis Vigil, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos do Grupo de Soluções de Infraestrutura da Dell Technologies. “A solução foi projetada para maximizar o desempenho da computação em ambientes refrigerados a ar sem a necessidade de alterar os recursos de energia ou refrigeração. Quando combinada com o software Dell OpenManage Enterprise, permitimos que os provedores de serviços em nuvem monitorem de forma inteligente seus sistemas e forneçam serviços de computação mais eficientes.”
Com os processadores AMD EPYC série 8004, a Ericsson vê uma solução de aceleração de computação Cloud RAN que pode gerenciar com sucesso o imenso crescimento do tráfego e alavancar as redes móveis de maneira eficiente em termos de energia e desempenho. A densidade do núcleo e os recursos AVX512 dos processadores também possibilitam a capacidade de lidar com os perfis de tráfego de um site com carga pesada, com espectro FDD e TDD.
“A Ericsson está firme na busca pelo avanço do Open RAN, impulsionada por nosso compromisso de desenvolver constantemente soluções de ponta por meio de uma estreita colaboração com nossos parceiros e clientes”, disse Mårten Lerner, diretor de Cloud RAN da Ericsson. “Por meio de nossa colaboração estratégica com a AMD, a Ericsson vê esse lançamento como um passo importante em nossa jornada incansável para acelerar a tecnologia Cloud RAN em áreas como eficiência energética, desempenho aprimorado e soluções de alta capacidade. Além disso, isso nos permite oferecer opções para nossos clientes em sua jornada de Cloud RAN, ao mesmo tempo em que traz flexibilidade adicional às implantações de Cloud RAN, com o objetivo de melhorar o desempenho e garantir soluções de alta capacidade para atender às altas demandas de fornecimento de conectividade 5G e além”.
A Lenovo anunciou seu mais novo servidor de ponta otimizado para a borda, o novo Lenovo ThinkEdge SE455 V3, que oferece o servidor mais eficiente em termos de energia disponível para permitir aplicativos de IA de próxima geração na borda e fornece o melhor desempenho, armazenamento e expansibilidade da categoria, o que é fundamental para suportar cargas de trabalho de IA nas borda grandes e exigentes.
“A Lenovo continua a expandir os limites do que é possível na borda com inovação e design inovadores que fornecem IA diretamente ao seu local de trabalho”, disse Charles Ferland, vice-presidente e gerente geral de Edge Computing e Telecom da Lenovo. “O Lenovo ThinkEdge SE455 V3 aproveita o desempenho de ponta do novo processador da série AMD EPYC 8004 para oferecer desempenho e eficiência de computação incomparáveis na borda, desbloqueando a inteligência de dados e permitindo aplicativos de IA de próxima geração, reduzindo o consumo de energia em um design compacto e silencioso que funciona discretamente, mesmo no ambiente remoto mais desafiador.
O Microsoft Azure destacou sua empolgação com os Processadores da série EPYC 8004: “Estamos satisfeitos com o lançamento dos Processadores AMD EPYC série 8004. Os clientes que executam os serviços do Microsoft Azure na borda em setores como varejo e manufatura se beneficiarão muito com os recursos exclusivos de potência, desempenho e ambiente que a série EPYC 8004 oferece”, disse Bernardo Caldas, CVP, Azure Edge PM. “Estamos ansiosos para fazer parceria com a AMD e parceiros OEM para levar essas novas soluções ao mercado.”
A Supermicro apresentou novas plataformas de borda usando os Processadores AMD EPYC série 8004. Com base na geração Supermicro H13 de servidores WIO, essas plataformas são otimizadas para oferecer um forte desempenho e eficiência energética para data centers de ponta e de telecomunicações.
“Os novos Processadores AMD EPYC série 8004 em sistemas de montagem em rack padrão da Supermicro e sistemas de profundidade curta compatíveis com NEBS são ideais para diversas cargas de trabalho”, disse Vik Malyala, presidente, EMEA, vice-presidente sênior, WW FAE, soluções e negócios. “O desempenho aprimorado por núcleo, o TDP mais baixo e o suporte de ciclo de vida estendido desses processadores, combinados com os servidores inovadores e eficientes em termos de energia da Supermicro com opções de energia CA/CC, oferecem valor superior para nossos clientes e estendem o suporte para os mercados de telecomunicações de borda inteligente e de próxima geração.”