TJ-Roraima escolhe SONDA para executar o primeiro service desk digital para o setor público
Salvador, 09/08/2019 – A SONDA foi selecionada pelo Tribunal de Justiça de Roraima para gerenciar um serviço inédito para órgãos públicos. Pela primeira vez, uma instituição do Governo terá parte do seu service desk em formato digital, o que deve representar uma economia ao TJ-Roraima de até 35%, sobretudo no primeiro nível de atendimento.
A implementação do serviço teve início em abril e deve atender mais de 1.200 funcionários do Tribunal de Justiça – desde serviços mais simples, como o reset de senha – conduzido por atendimento digital, até os mais complexos – como a resolução de problemas técnicos, que exigem a presença de um técnico especializado. Com isso, a empresa passa a ser responsável pelos primeiro e segundo níveis de atendimento.
“É uma honra sermos o primeiro órgão público do Brasil a ter aberto uma licitação para service desk digital. Além de resultar em uma gestão de custo mais eficiente, nos tornamos mais ágeis e podemos utilizar nosso corpo técnico onde é mais necessário”, comentou Emerson Matias, Subsecretário de TI e mentor do projeto, do Tribunal de Justiça de Roraima.
O projeto contempla quatro unidades da instituição, todas na capital Boa Vista. Antes do service desk digital, o órgão contava com cerca de 20 colaboradores que realizavam as atividades. Com o novo formato, serão quatro profissionais para atendimento e mais uma equipe de suporte.
“Esperamos que esse projeto se torne benchmarking para o setor público e possa ser replicado para os demais órgãos. Esse é um exemplo de que é possível inovar mesmo em serviços tradicionais da TI, disse Alexandre Moraes Repinaldo, Diretor de Negócios Norte e Nordeste da SONDA.
Para realizar o serviço, a SONDA combinou soluções tradicionais de mercado, incluindo URA e atendimento por telefone, com propostas mais inovadoras, como chatbot e chamado via internet – que automatiza o atendimento e oferece mais segurança para a informação. Além de disponibilizar a ferramenta de analytics Dashman, uma plataforma cognitiva de análise de dados, a qual permite aos gestores terem uma visão completa de qualquer processo, pessoa, produto ou serviço.
A SONDA tem expandindo a atuação na região Norte no País, especificamente no Estado de Roraima. O projeto de service desk para o TJ-RR é o segundo contrato que a empresa assinou em Boa Vista, com órgãos públicos.