Tecnologia Serpro otimiza transferências de recursos públicos no país

Primeiro módulo da Esteira de Parcerias dá início ao projeto de centralização de todas as parcerias da União em um único sistema

Salvador, 20/09/2024 – O governo federal anunciou, em setembro, o lançamento oficial da Esteira de Parcerias, uma plataforma inovadora destinada a centralizar e padronizar as transferências de recursos públicos entre a União, estados, municípios, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. O sistema faz parte da plataforma TransfereGov, solução estruturante criada para garantir mais eficiência, transparência e controle na execução de políticas públicas.

Desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Esteira de Parcerias permite a gestão centralizada de mais de 35 modalidades de transferências de recursos, abrangendo áreas como saúde, defesa civil, meio ambiente, esporte e cultura. Atualmente, o TransfereGov já operacionaliza mais de R$ 111,5 bilhões anuais em transferências de recursos; com a Esteira, esse volume tem o potencial de alcançar cerca de R$ 270 bilhões ao ano, via plataforma.

A inovação permite uma visão integrada das políticas públicas financiadas com recursos federais, aumentando a rastreabilidade e garantindo que cada real seja destinado de forma adequada e com resultados efetivos. “A ideia é facilitar a vida do gestor, trazer transparência, rastreabilidade e garantir que se olhe para o que está sendo feito, para o resultado da política pública”, destacou Kathyana Dantas Machado Buonafina, secretária adjunta da Secretaria de Gestão e Inovação do MGI.

Primeira fase

O primeiro módulo da Esteira de Parcerias, denominado Atos Preparatórios, entrou em operação no dia 9 de setembro. Essa fase é crucial, pois inclui todas as etapas que antecedem a formalização e a execução das parcerias entre os diversos entes governamentais e privados.

Segundo Artur Figueiredo, líder do desenvolvimento da solução no Serpro, os Atos Preparatórios representam um marco significativo para o projeto. Segundo ele, o evento de homologação, realizado com a presença de representantes de diversos ministérios e agências governamentais, foi um sucesso.

“O evento foi uma oportunidade única para fortalecer a colaboração entre essas importantes entidades públicas, usuárias da plataforma. A participação ativa de todos os presentes ressalta o compromisso e a dedicação para o sucesso da Esteira de Parcerias, que promete trazer grandes benefícios para a gestão pública no Brasil”, avaliou.

Parceria de sucesso

José Antônio de Aguiar Neto, coordenador-geral da Plataforma Tecnológica de Transferências da União do MGI, destacou a parceria entre o ministério e o Serpro, afirmando que a estatal tem trabalho arduamente para que todas essas entregas se concretizem. “Como nosso braço tecnológico, o Serpro é uma empresa pública de ponta que nos deixa mais tranquilos quando precisamos lidar com nossos parceiros. Temos essa segurança porque sabemos que contamos com um sistema que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com um monitoramento para garantir celeridade a todos os processos e projetos tão relevantes para o nosso país”, assegurou.

A consultora de Negócios do Serpro para o TransfereGov, Renata Sousa, reforça o sucesso da união e cooperação entre a empresa e o Departamento de Transferências e Parcerias da União, do MGI. “Temos mais entregas pela frente, mais desafios, e os novos resultados positivos serão uma consequência natural da integração e da sinergia que existe entre as duas instituições”, afirmou.

De acordo com ela, os demais módulos – Gestão Financeira, Gestão de Obras, Processo de Execução, Prestação de Contas e Siaf – serão entregues ao longo dos próximos meses.

Sobre o TransfereGov

O TransfereGov é a plataforma digital de dados abertos criada pelo governo federal para facilitar a execução de políticas públicas por meio de parcerias entre a União, entes públicos e privados. Por meio dela, os gestores têm acesso a ferramentas de monitoramento e controle, assegurando que os recursos sejam transferidos de maneira eficaz, promovendo uma gestão pública moderna, transparente e responsável.

Últimas notícias