Secti entrega Espaço Colaborar ao município de Valença

Até o momento, 19 ambientes foram disponibilizados em diferentes municípios da Bahia

Salvador, 04/06/2024 – Um ambiente para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo e inovação na Bahia. Esse é o Espaço Colaborar. Uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que chegou ao município de Valença, na sede do Instituto Federal Baiano. A entrega do equipamento aconteceu nesta terça-feira (04) e contou com as presenças do secretário da pasta, André Joazeiro, do prefeito da cidade, Jairo Batista, e demais autoridades.

A Secti já disponibilizou um total de 19 espaços de coworking para uso público pelos baianos. A ação faz parte do programa Bahia Mais Inovadora, que tem o investimento de R$ 1 bilhão nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Colaborar tem o foco principal de oferecer variedade de recursos para diversas finalidades, incluindo reuniões, desenvolvimento de projetos e videoconferências. Equipados com computadores, mobiliário de escritório, mesas, cadeiras, televisão e videogame, esses ambientes estão sendo expandidos para novas cidades, como Araci, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o Espaço Colaborar é um ambiente para desenvolver ideias e criar startups. “Esse é um equipamento projetado para fomentar inovação. É para receber um jovem que está com uma ideia na cabeça. Nesse espaço, eles poderão desenvolver projetos que podem se transformar em produtos e gerar renda. Acredito que esse movimento de empreendedorismo pode mudar a realidade de muitos municípios da Bahia”.

O prefeito Jairo Batista ressalta a importância da tecnologia para o desenvolvimento da inovação. “Nós tivemos o privilégio de receber esse projeto dentro da região do Baixo Sul. Quem não acompanha a tecnologia hoje está fora do mercado. Esse é um espaço que os empreendedores de Valença poderão usar. Qualquer pessoa, qualquer entidade pode usufruir do Espaço Colaborar”.

Manoel Soares, diretor de Tecnologia e Informação de Valença, projeta que o equipamento irá ajudar a fomentar o ecossistema inovador da região. “O Espaço Colaborar é um símbolo para nossa comunidade de Valença e todo Baixo Sul. Escolhemos o IFBaiano por ser símbolo para o território. Então, o instituto abraçou o Espaço Colaborar. Temos a certeza da continuidade, preservação e, claro, do incentivo científico da mão de obra fantástica que temos aqui. Agradecemos muito pelo espaço”, diz.

Últimas notícias