Registro de Boletins de Ocorrência online já é realidade no Amapá

Salvador, 01/04/2021 – A facilidade de registrar online um boletim de ocorrência, sem necessidade de se deslocar fisicamente até uma delegacia já é realidade para quem está nos estados do Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e, a partir desta quarta-feira, 31, no Amapá. Nessas localidades, a população pode, em qualquer hora do dia, acessar por um computador ou smartphone, a Delegacia Virtual (Devir), o sistema nacional desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, que, integrado aos sistemas estaduais, garante agilidade, segurança e praticidade na comunicação de ocorrências.

A Delegacia Virtual foi criada para o registro de ocorrências que correspondem a pelo menos 50% do total de registros no âmbito da Polícia Civil, como por exemplo, extravio, furto, crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato. “Estamos trabalhando para que o sistema amplie a possibilidade de outros tipos de delitos e crimes. Essa customização é uma das facilidades que a Senasp oferece para que cada estado realize customizações e inclusões de novos tipos de naturezas criminais, especialmente neste período de pandemia de Covid-19, quando os serviços digitais se tornam mais necessários”, explica o gerente da divisão de Justiça e Segurança Pública do Serpro, Lavoisier Vieira.

Integração

A Polícia Civil do Amapá já utiliza o sistema Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) do MJSP para registro de Boletim de Ocorrência e, com o lançamento da Devir, o cidadão contará com uma ferramenta que ofertará mais serviços no momento do registro de boletins, além da possibilidade de acompanhamento do BO no próprio sistema. Atualmente, os policiais que atuam na Delegacia Online recebem os registros, digitam novamente o relato das vítimas e posteriormente lançam no sistema PPE. Com a Devir, esses registros serão automáticos, proporcionando mais eficiência, segurança e comodidade para a comunicação de ocorrências de forma digital, sendo possível comunicar roubo, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato.

Como usar

Para registrar uma ocorrência, basta acessar o site da Polícia Civil do Amapá ou a Delegacia Virtual e se autenticar usando o login do Gov.br. Em seguida, selecionar em qual estado aconteceu a ocorrência. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso do sistema e em seguida, são mostradas as opções dos tipos de ocorrências para seleção, quando então é solicitado o preenchimento dos dados requisitados na página. Após a conclusão do registro, o cidadão poderá acompanhar todos os passos do boletim de ocorrência (BO) por meio da plataforma e verificar o status do atendimento.

Delegacia Virtual

A Devir integra-se ao Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que visa a facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil. A solução permite o cadastro e tramitação do BO, desde seu registro até seu fechamento ou encaminhamento como procedimento policial, em formato de Inquérito Policial (IP), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), ou mesmo registro de Auto de Prisão em Flagrante (APF).

A Delegacia Virtual permite que deficientes visuais e motores consigam utilizar a solução sem dificuldades, pois segue as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), cujo padrão é coerente com as necessidades brasileiras e está em conformidade com os padrões internacionais.

Últimas notícias