Projeto desafia estudantes a desenvolverem soluções tecnológicas para problema de gestão pública

Salvador, 15/11/2021 – Durante dez semanas, 26 alunos do Inteli, com mentoria de professores especialistas do Inteli e profissionais da Prodam, tem à frente o desafio de construir um game por meio de um bootcamp, dinâmica imersiva que alia prática e teoria, e cria ao participante, a vivência de uma experiência de mercado.

Para Mauricio Pimentel, diretor de Inovação e Arquitetura Organizacional, da Prodam, a parceria deverá trazer novas competências para a Prodam como o foco no projeto, a gameficação, o desenvolvimento ágil, novos modelos de desenvolvimento em equipe. “A expectativa é que seja uma alavancagem poderosa para os nossos esforços e intenções de inovação.”

Gabriel Dolabella, do Inteli, ressalta que a parceria com a empresa representa a aproximação de um órgão público inovador em tecnologia, com uma instituição de ensino sem fins lucrativos que visa, ao mesmo tempo, formar os alunos do Inteli e provocar novas ideias e soluções para os problemas propostos. E o problema proposto não é simples. Neste primeiro projeto, os desenvolvedores terão de criar um game que incentive à população da Cidade de São Paulo a retornar às práticas esportivas e culturais e à ocupação dos espaços públicos, com segurança e cuidados sanitários, dentro do cenário de pandemia atual. “É uma oportunidade de ver como tecnologias e conceitos novos estão surgindo e moldando a forma como lidamos com o desenvolvimento de aplicações”, diz Gercino Silva Neto, da equipe de Tecnologia e Integração de Sistemas, da Gerência do Descomplica SP, da Prodam.

Para Gercino, o projeto com a Inteli é um passo importante na modernização da Prodam. Segundo o profissional, a parceria entre escolas e empresas é fundamental para que a empresa se mantenha atualizada com as melhores práticas e tecnologias em desenvolvimento, e a escola entenda como instruir e preparar melhor seus alunos para o mercado.

De acordo com Gabriel, a aprendizagem prática baseada em projetos e desenvolvimento de competências proposta em cima de desafios reais trazidos por parceiros de mercado garante que os alunos terão sólidas bases de computação, de negócios e de liderança, ao mesmo tempo que são preparados para entregar soluções para relevantes problemas atuais que demandam tecnologia para sua solução.

Como mentor e representando o solicitante do jogo, Gercino tem a sua atenção voltada, neste momento, em dar as diretrizes e ajudar os desenvolvedores participantes a pensar em estratégias de comportamento e funcionalidades do jogo. “Acredito que poderemos aprender como a mente criativa dos jovens pode trabalhar para solucionar problemas complexos de diferentes formas. Além de que, todos os conceitos e tecnologias podem ser utilizados para resolvermos problemas reais de nossos clientes”, destacou.

A dinâmica imersiva teve início no dia 20 de setembro e o término está previsto para 26 de novembro de 2021.

Últimas notícias