Ministérios e agências reguladoras da América Latina se reúnem durante o Mobile World Congress

Ministro Juscelino Filho apresentou, nesta terça-feira (28), a experiência brasileira com o 5G, a retomada do Fust e os planos para promover uma maior inclusão digital no país

Salvador, 28/02/2023 — Possibilitar um avanço de conectividade na América Latina. Com este objetivo, representantes de ministérios dos países que integram a região se reuniram, nesta terça-feira (28), durante o Mobile World Congress (MWC23) – maior evento sobre telecomunicações do mundo – em Barcelona, na Espanha. Na ocasião, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentou a experiência brasileira, além de ressaltar o empenho do Governo Federal em promover a inclusão digital de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso à internet.

Um dos pontos abordados por Juscelino Filho foi a importância de investimento no setor, especialmente por meio do avanço do 5G para o Brasil, que possibilitou mais de R$ 42 bilhões em compromissos de conectividade para o país. O Programa Norte Conectado, que leva internet e inclusão para áreas distantes na Região Amazônica, e a conectividade em escolas também foram citadas pelo ministro.

Além disso, o ministro apontou que o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) terá um edital lançado em breve para financiar projetos que promovam melhores serviços para a população. “Em 23 anos, essa será a primeira vez que poderemos utilizar os recursos, buscando levar mais oportunidade e levar mais conectividade, oportunidades, desenvolvimento, geração de empregos e renda para a população. Dessa forma, faremos da inclusão digital um mecanismo para combater as desigualdades sociais”, destacou.

AGENDAS – Durante o Congresso, nesta terça-feira, Juscelino Filho ainda deu sequência à reunião com representantes do setor de Telecomunicações no Brasil. Na segunda-feira (27) ocorreu o primeiro dia do encontro. O ministro ainda se encontrou com a secretária de Inovação Pública da Argentina, Micaela Sanchez Malcolm, e com representantes da Telefônica, da Nokia e da Huawei nos estandes localizados no Mobile World Congress (MWC23).

Últimas notícias