Governo da Bahia implanta Praça da Ciência no município de Itabuna

Equipamento, que são inclusivos para pessoas com deficiência, permite que estudantes aprendam na prática conceitos dados em sala de aula

Salvador, 01/12/2023 – Com o propósito de promover e incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo a curiosidade de crianças e jovens, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação (Sec), inaugurou mais uma Praça da Ciência no interior da Bahia, desta vez no Complexo Integrado de Educação de Itabuna. A solenidade, que aconteceu nesta sexta-feira (01), contou com a presença do chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes, da secretária de Educação, Adélia Pinheiro, da deputada federal Lídice da Mata e de outras autoridades.

O espaço, que tem equipamentos inclusivos para pessoas com deficiência, estimula o saber científico de maneira lúdica e interativa. A praça conta com balanço, alavanca, gangorra, bicicletas geradoras, torre infinita, harpa e concha acústica.

Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, destaca o objetivo principal da Praça da Ciência. “Essa iniciativa faz parte do nosso maior programa de governo, o Bahia Mais Inovadora. O foco central da ação é a popularização da ciência. Essas estruturas facilitam a aproximação da juventude ao processo de aprendizagem. A praça também visa aproximar a comunidade e os estudantes dos temas de ciência, tecnologia e inovação.”

Para Adélia Pinheiro, secretária de Educação, a praça é um ambiente que gera integração e conhecimento. “É uma praça, então, é lugar de encontro. Um espaço para professores e estudantes. O local possui equipamentos lúdicos, que conduzem um processo educativo e formativo. Nos equipamentos, estão embarcados um conjunto de conteúdos da física, da matemática e até das ciências relacionais. É um convite para que professores, estudantes e comunidade se juntem e, de forma prazerosa, adquiram conhecimento”, afirma.

A ação conta com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), bem como contrapartida estadual. “É fundamental para que possamos estimular na juventude o gosto pela ciência. É aprender brincando. Muitos adolescentes usam parques como esse e não sabem que isso tem a ver com as leis da física. Então, com essa praça na escola, eles podem ter a dimensão de tudo isso”, ressalta a deputada.

Luís Gustavo, estudante do 2° ano, enfatiza o significado de ter a praça no colégio. “É uma ferramenta muito importante, pois ajuda na construção do nosso conhecimento na área científica”. Já o diretor do Complexo, Denelisio Nobre, fala como a praça mistura o lúdico com a aprendizagem. “É um instrumento que tem o objetivo de fazer com que o lúdico entre no espaço do conhecimento. Então, os alunos vão aprender ciência brincando”. O evento de inauguração contou com a participação do Prefeito de Itabuna, Augusto Castro, do Secretário Municipal, Rosivaldo Pinheiro, e de diversos atores do ecossistema educacional.

Últimas notícias