Fapesb recebe cerca de 300 ideias inovadoras no Programa Centelha Bahia

Lista com as 200 ideias selecionadas deve ser divulgada até o dia 5 de agosto

Salvador, 13/07/2022 – A segunda edição do Programa Centelha Bahia recebeu cerca de 300 ideias inovadoras. O Edital, que encerrou a fase de recebimento de propostas, é responsável por apoiar financeiramente inventores de todo o estado na elaboração de seus projetos e demais fases. A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), informa que o Centelha 2 teve ideias submetidas por 847 participantes espalhados por 49 municípios.

Em relação às temáticas das ideias submetidas, dentre as 18 disponibilizadas, as que mais se destacaram foram Tecnologia Social (30,2%), TI e Telecom (11,4%), Inteligência Artificial e Machine Learning (10,1), Biotecnologia e Genética (9,4%) e Química e Novos Materiais (7,7%). Os municípios que mais submeteram propostas foram Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana e Jequié.

O Programa Centelha, que tem investimento de mais de R$ 4 milhões, visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Na segunda fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio. A terceira fase, com 100 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, até 50 projetos serão contemplados na Bahia, cada um com recursos de R$ 86 mil, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Na Bahia, a execução do Programa Centelha é da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb), que é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), enquanto no âmbito federal fica por conta da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). São também apoiadores o Conselho das Fundações de Amparo (Confap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Fundação CERTI.

Últimas notícias