Engenheiros e agrônomos de Sergipe agora dispõem de identificação digital

Crea-SE firmou parceria com o Serpro para emissão de carteira profissional digital. Documento utiliza a tecnologia ProID, desenvolvida pela empresa

Salvador, 16/05/2022 – A agenda de transformação digital do país, que atinge todos os setores, tem moldado as instituições e proporcionando ganhos de produtividade. Para os geocientistas, engenheiros e agrônomos sergipanos não é diferente. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) firmou parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, para emissão de versão digital da identificação profissional, que dispensa o documento físico.

Modernização

“A carteira de identificação profissional em versão digital é o mais novo produto disponibilizado gratuitamente pelo Crea-SE aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. O documento de identificação oficial é válido em todo território nacional e traz, inicialmente, como benefícios, a agilidade na solicitação do documento, custo zero para os profissionais, e maior economia para o Conselho”, afirmou o engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE durante a solenidade de lançamento, ocorrido no último dia 9, em Aracaju.

Para ele, a novidade é fruto do investimento que vem sendo realizado no processo de modernização e inovação no atendimento aos profissionais do Conselho. “Atualmente, o profissional precisa desembolsar R$ 54 para obter a carteira física. Para adquirir a versão digital, não pagará nada, é gratuita e os custos serão patrocinados pelo Crea”, detalhou Silveira, explicando, ainda, que o Conselho terá uma expressiva economia com a redução de envio de aviso de recebimento pelos Correios. “Diminui, também, a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão dos dados”, completa.

Mais que um documento

A carteira tem tecnologia ProID, o que permite um canal de comunicação direto entre o Crea e seus profissionais registrados. Pelo aplicativo, o Conselho pode enviar notificações e mensagens individualizadas ou em massa, tudo de forma segura, conforme relata o gestor de produtos do Serpro, Wellington Menezes. “O ProID possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados, o QR Code Vio, já utilizada pelo Serpro em outras soluções digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O QR Code Vio usa um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive a sua fotografia. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional”, explicou.

Breno Ribeiro, gerente de negócios do Serpro, ressalta a importância de manter ativa a agenda de transformação digital capitaneada pelo Serpro, envolvendo órgãos de classe. “Estamos trabalhando em uma grande iniciativa junto aos conselhos regionais de todos os estados do Nordeste, levando a digitalização dos serviços a partir da adesão das nossas soluções. Fizemos uma primeira aproximação com o Crea-RN e essa parceria nos levou aos demais. Pretendemos estar presentes em todos os conselhos do país”, ressalta.

Benefícios da tecnologia ProID

A carteira profissional digital já é utilizada nos celulares de profissionais de diversos conselhos regionais e órgãos de classe. Trata-se documento digital disponibilizado no celular, com tecnologia exclusiva, desenvolvida pelo Serpro. A inovação é voltada para conselhos de classe, órgãos públicos que possuem emissão de documentos próprios e, dentre outras funcionalidades, fornece ao cliente um canal de comunicação exclusivo com seus públicos, por meio de um serviço de mensageria.

Últimas notícias