Em meio à pandemia, prefeitura de Aracaju lança novos serviços virtuais
Salvador, 20/05/2020 – Durante a pandemia da Covid-19, o município de Aracaju (SE) disponibilizou aos cidadãos mais serviços no projeto AjuInteligente, plataforma digital da administração municipal que dá acesso ao trabalho oferecido pelo Executivo Municipal. Por meio do site é possível fazer qualquer solicitação de casa, a qualquer hora do dia, sem que haja necessidade de deslocamento físico.
Hoje, há mais de 1.000 serviços internos e externos digitalizados para os aracajuanos, como solicitações de autorizações diversas, alvarás, licenças, recursos de infrações de trânsito, apresentação de atestado médico por servidores, termos de afastamento, dentre outras, que eram realizadas de forma presencial. A expectativa é que os mais de 657 mil habitantes da capital sergipana sejam diretamente impactados com serviços mais ágeis, inteligentes e eficientes. Tudo isso de forma transparente e segura, já que o processo é iniciado e encerrado virtualmente, possibilitando que o cidadão monitore e acompanhe cada estágio do atendimento.
Desenvolvido em parceria com a 1Doc, plataforma em nuvem da empresa catarinense Softplan, especializada na transformação digital do setor público, a solução é mais do que nunca um facilitador do atual momento de combate e prevenção ao coronavírus.
“Neste período difícil no país, vemos a importância de termos processos de trabalho modernos. Desde o início da crise, a Prefeitura de Aracaju não sofreu nenhuma pausa de suas atividades. A digitalização é mais um avanço implementado na atual administração municipal no âmbito da inovação tecnológica e, com certeza, é um modelo que deve crescer em todas as prefeituras após a crise”, destaca Augusto Fábio Oliveira, secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), órgão responsável pela execução do AjuInteligente.
De acordo com Oliveira, para que o sistema fosse implantado, o projeto passou por um processo de validação na administração municipal para assegurar sua efetividade. Também foram necessárias parcerias com instituições com expertise na área de engenharia de produção. Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram um trabalho de levantamento e modelagem dos processos para eliminar o retrabalho existente nas secretarias. Nesse primeiro momento, a prefeitura vai disponibilizar um suporte de orientação aos usuários, pois, embora esteja em pleno funcionamento na gestão, trata-se de um novidade para a população.
Além de contemplar a população, a plataforma auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho e sua vida funcional, se comunicar melhor e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. Ainda monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor e substitui o uso do papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos. A próxima etapa do projeto AjuInteligente será a implementação de Inteligência Artificial para interagir com o cidadão e garantir uma melhor comunicação.