Conecta Bahia leva internet gratuita aos municípios de Planalto e Poções

Programa tem investimento de R$ 11,2 milhões e já entregou 40 praças em 20 cidades do território baiano

Salvador, 24/08/2022 – “Só temos a agradecer a esse programa que trouxe internet gratuita para todos. Lembrando que nem todo mundo tem acesso à internet, porque a dificuldade é grande. Estamos atravessando uma crise no país e dificilmente todos os moradores têm condições de pagar pelo sinal”. A declaração de Pedro Ribeiro, morador de Poções, que esteve presente, nesta terça-feira (23), durante solenidade de entrega do Conecta Bahia, na praça pública do seu município, mostra a receptividade da população com um serviço que promove igualdade social entre os baianos.

A estimativa do programa é inaugurar, até o final deste ano, 375 praças em toda a Bahia, somando um investimento de R$ 11,2 milhões. Nesta semana, o Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), entregou o sinal gratuito nas Praças Erasmo Andrade de Araújo e da Promessa, em Poções, e nas Praças Valdomira Gomes e Florisvaldo Rocha de Macedo, em Planalto.

Ao disponibilizar a gratuidade, o Conecta tem o objetivo democratizar o acesso à informação, por meio da inclusão digital, e contribuir para a redução da desigualdade social, já que muitos cidadãos não têm condições de pagar um pacote de dados. O secretário da Secti, André Joazeiro (à esquerda), fala que além das cidades, a zona rural também será contemplada com o projeto piloto Conecta Bahia Rural. A expectativa é beneficiar, inicialmente, 23 localidades em povoados mais afastados da área urbana dos municípios.

Para a estudante de enfermagem, Beatriz Santos, o programa traz muitos benefícios para o cotidiano dos moradores. “O Conecta vai ajudar muito os alunos na hora de realizar uma pesquisa, além de melhorar o lazer das pessoas que vêm à praça e colaborar na questão econômica, porque vai auxiliar os comércios próximos do sinal”, disse sobre a iniciativa que já inaugurou 40 praças em 20 diferentes cidades.

Últimas notícias