Assespro-PR e ACATE estruturam aproximação para ampliar negócios e fortalecer ecossistema

Lucas Ribeiro, atual presidente da Assespro-PR, e Josefina Gonzalez, que assume a gestão 2023/2024

Salvador, 11/12/2022 – Os 40 anos da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) ganham um novo capítulo. Em decisão conjunta, validada por assembleia com maioria absoluta de votos, 98% de aprovação no Paraná, a Assespro-PR e sua coirmã, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), decidiram ficar mais próximas. O acordo entre as entidades é inédito e traz benefícios para as duas organizações. A novidade é acompanhada ainda pela chegada à presidência da primeira mulher: Josefina Gonzalez, profissional que acumula mais de 30 anos na área de TI, assume a gestão 2023/2024. Os anúncios foram comunicados durante o Tech All, evento de Conteúdo & Negócios, no Castelo Batel, em Curitiba/PR, na noite de 7 de dezembro.

“Continuamos com autonomia, mas em grandes evoluções do modelo de atuação. Agora unidos, passamos a ter uma retaguarda de modelo de negócio, com a possibilidade de criarmos polos de inovação no Paraná, acessarmos muitos benefícios, convênios e, claro, muito mais negócios”, afirma o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro, que deixa a presidência em 2022, mas permanecerá em uma vice-presidência no próximo ciclo.

O ecossistema de inovação do Paraná é um dos mais importantes do país, com diversos unicórnios. Soma-se a isso a grande quantidade de empresas da ACATE, o know-how de comunidade e uma cultura em torno da associação, com dezenas de programas, projetos e benefícios aos associados.

“A ideia é expandir nossa expertise em fomentar ecossistemas de inovação além de Santa Catarina. A ACATE existe há 36 anos, reúne cerca de 1.600 empresas associadas, distribuídas em dez polos regionais. Já a Assespro conta com sua história de 40 anos, algumas centenas de associados e um potencial enorme de crescimento. A ACATE está disposta a empregar suas metodologias, conhecimentos, programas e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia do Paraná”, afirma o presidente da entidade em Santa Catarina, Iomani Engelmann.

A partir de agora, a parceria entre as entidades deve reverberar. A aposta é por mais associados, expansão de mercado e, de modo prático, uma estrutura bem maior, que permita amplitude de trabalho. A mudança será gradual.

“Será criado um comitê entre as entidades para definir os próximos passos da parceria. O objetivo é realizar um estudo das potencialidades da parceria e elaborar um planejamento estratégico em conjunto, com foco em definir os objetivos e meios para realizá-los. Ambas seguirão como organizações independentes, mas o intuito é integrar ações, programas e criar projetos a serem realizados, especialmente visando ao crescimento da entidade em todo o estado do Paraná”, sinaliza o vice-presidente de Relacionamento, Diego Brites Ramos. “Estarmos juntos é encurtar caminhos, com muito mais força e efetividade”, completa Ribeiro.

Nova presidência

Lucas Ribeiro, empresário de tecnologia, deixa a presidência da Assespro-PR. Deixa, fazendo história: assume em seu lugar uma mulher, a primeira em todos os 40 anos da Assespro-PR, eleita pelos associados da entidade, durante Assembleia Geral, realizada no dia 21 de novembro. Vale lembrar que Ribeiro sempre apostou na participação feminina. Em 2021, por exemplo, ele fomentou e tornou possível a criação do Conselho de Mulheres na Tecnologia na Assespro-PR.

“As mulheres não podem permanecer à margem de uma das áreas que mais cresce no mundo. Elas são e devem continuar a ser protagonistas na construção desse futuro que, sim, está sendo moldado com tecnologia”, falou Ribeiro.

Josefina Gonzalez assume a presidência da entidade

Josefina Gonzalez atualmente é sócia-fundadora de duas empresas de tecnologia, a Credit On Inteligência em Crédito e a Smart N Consultoria em Tecnologia de Informação. “O principal objetivo é trabalhar, colaborar e avançar com empresários e profissionais, instituições públicas, privadas e acadêmicas e todo o ecossistema de inovação e tecnologia da informação no estado do Paraná, fortalecendo o setor pela geração de negócios, empregos, fomento, mão de obra qualificada”, destaca. “É um momento especial da minha carreira, poder fazer parte do nosso ecossistema de uma maneira efetiva, com dedicação na continuidade e no avanço de tudo o que já foi construído até aqui, mas, acima de tudo, reforçando e solidificando a meta de nosso estado, já uma referência nacional em tecnologia de informação, de alcançar a liderança de negócios na América Latina, fazendo da TI o principal pilar e vetor econômico do estado do Paraná, destacando-o e gerando negócios para nossas empresas a nível nacional e internacional”.

Para a gestão, Josefina já tem planos: a Geração de Negócios, Funding, Mentalidade empreendedora, Gestão transparente, Mão de Obra, Relações Institucionais & Políticas. “Todos os pilares estão intrinsicamente ligados para que as empresas atinjam seu potencial máximo para o crescimento de receita e lucros”.

Últimas notícias