ACATE expande negócios entre o Brasil e o Canadá com filial internacional

Salvador, 26/06/2024 – Anunciada em agosto de 2023, a filial da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) no Canadá foi inaugurada oficialmente e está associando as primeiras empresas estrangeiras. O evento ocorreu na última sexta-feira (21), como ato de encerramento da missão organizada pela ACATE com empresários catarinenses para participação do Collision, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, e também uma série de agendas com parceiros no Canadá.

A unidade da ACATE Canadá fica em Toronto, principal centro de tecnologia do país, e serve de ponte entre empresas dos dois países que desejam ampliar seus negócios. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as empresas catarinenses que desejam expandir a atuação na América do Norte e até mesmo abrir uma filial no Canadá, ao mesmo tempo em que possibilita associar à ACATE empresas canadenses que buscam uma forma de entrar no mercado brasileiro.

“É uma via de mão-dupla. Estamos ajudando os canadenses e eles nos ajudando, fazendo a ACATE crescer ainda mais no mundo. Conseguimos unir nessa missão o Consulado do Brasil e o Consulado do Canadá, e isso vai fortalecer muito as nossas parcerias e ampliar as oportunidades de investimento “, destaca o Vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao.

O evento de sexta-feira na cidade de Kitchener, na região de Toronto, reuniu cerca de 100 pessoas e abriu caminho para a associação das primeiras empresas canadenses na entidade brasileira. Dessa forma, as empresas estrangeiras poderão ter acesso aos benefícios da associação, programas de desenvolvimento e conexões e eventos parceiros com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Para o futuro, Bilbao projeta internacionalizar também as verticais da associação, possibilitando a atuação das empresas canadenses nos eixos segmentados como Agro, Energia, Smart Cities, entre outros.

Ao longo de toda a última semana, a missão da ACATE no Canadá envolveu reuniões com parceiros, visitas em aceleradoras e hubs de inovação, palestras sobre as relações econômicas entre os dois países e até mesmo a honraria de fechar o dia de negócios do pregão da bolsa de valores do Canadá. Uma nova missão para o próximo ano já está confirmada, mas desta vez para a cidade de Vancouver onde ocorrerá o Web Summit.

A iniciativa faz parte dos projetos de internacionalização da ACATE, que também atua por meio de um Grupo Temático especializado para contribuir com o fortalecimento das empresas de tecnologia catarinenses no cenário global, fomentando a troca de boas práticas e conhecimento sobre o processo de expansão internacional.

Entre os participantes da comitiva no Canadá estiveram as empresas Norus, WTM International, Beupse Metaverso, DGL Info, Ezok Corp, Wolven, Twygo, Evoluum, Rampfy e Aquarela.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.700 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.

Últimas notícias