Siemens usa sensores IIoT para lançar nova solução de Monitoramento Inteligente de Condições para instalações industriais

Salvador, 23/04/2021 – A Siemens aproveitou a Hannover Messe 2021 para apresentar ao mercado uma nova solução para Monitoramento Inteligente de Condições que usa sensores da Internet das Coisas Industrial (IIoT). O Sitrans SCM IQ permite que possíveis incidentes sejam detectados e evitados em um estágio inicial, reduzindo assim os custos com manutenção e tempos de inatividade e aumentando o desempenho da instalação em até dez por cento.

A nova solução conta com multissensores sem fio Sitrans MS200 para formar a base do hardware para instalação em máquinas como bombas, redutores, compressores e motores de acionamento, nas quais coletam dados de vibração e temperatura. Por meio de uma conexão Bluetooth, esses dados são enviados para o gateway industrial Sitrans CC220, onde são criptografados antes de serem transmitidos de lá para a nuvem, neste caso, a solução MindSphere industrial de IoT como Serviço.

A detecção de anomalias do sistema Sitrans SCM IQ é baseada em aprendizagem por máquina. Ele monitora e analisa constantemente todos os valores do sensor e detecta desvios do estado normal de operação de maneira antecipada. As notificações de anormalidades são enviadas por SMS e/ou e-mail, dependendo da configuração e do grupo de usuários definido.

O app pode ser usado para documentar as anormalidades do comportamento das máquinas e torná-las disponíveis para um conjunto específico de usuários. O sistema Sitrans SCM IQ é composto por multissensores, gateway e app, podendo ser utilizado em todas as instalações industriais com componentes mecânicos ou rotativos. Sua disponibilidade está programada para o verão de 2021.

Os multisensores Sitrans MS200 apresentam um design industrial robusto e compacto com elevado grau de proteção IP68. A comunicação Bluetooth elimina a necessidade decabeamento, simplificando a instalação e o comissionamento. O fornecimento de energia ocorre por meio de baterias industriais substituíveis, permitindo uma longa vida útil.

O gateway industrial Sitrans CC220 garante uma comunicação segura entre o multissensor e a nuvem. Ele é adequado para instalação em gabinete e tem uma antena Bluetooth externa. A transmissão de alta taxa de amostragem possibilita uma análise de dados precisa e confiável. O app Sitrans SCM IQ exibe os estados dos sistemas e componentes monitorados graficamente, em qualquer local e a qualquer hora. O Sitrans SCM IQ é escalonável, o que significa que pode ser dedicado ao monitoramento de uma única aplicação ou de todas as máquinas da instalação.

Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

Últimas notícias