Siemens amplia oferta de hardware e software para o Sinumerik One na EMO Milano

Salvador, 28/09/2021 – A Siemens está ampliando sua oferta de CNC “Nativo Digital” Sinumerik One. Dois anos após o lançamento no mercado, a empresa de tecnologia traz várias inovações em hardware e software para o Sinumerik One na EMO Milano e apresenta o Siemens Machine Tool Days virtual. Dentro desse contexto, a Siemens mostra como o poderoso controlador de máquina-ferramenta pode ser usado de forma altamente produtiva, flexível e modular e da melhor maneira possível para a transformação digital. Em termos de hardware, a nova NCU 1740 complementa as NCU 1750 e 1760 existentes, bem como a PPU 1740, ampliando assim seu uso em equipamentos modulares.

Na área de software, o Sinumerik RunMy Robot/Direct Control e o Sinumerik RunMy Robot/Direct Handling estão agora disponíveis a partir da versão 2.0 do Sinumerik One. Isso significa que o Sinumerik One também pode ser usado em aplicações de robôs, o que estará sendo demonstrado pela Siemens na EMO Milano e no Siemens Machine Tool Days. O Sinumerik One inclui novas funções de tecnologia com o novo software Sinumerik V6.15: o Protect MyMachine Multichannel, agora disponível para o Sinumerik One, para evitar colisões. Em situações de operação, a função fornece proteção confiável contra colisões indesejadas entre componentes móveis e estáticos da máquina na área de trabalho da máquina-ferramenta. Com o novo recurso Multichannel, agora também é possível garantir a prevenção de colisões entre processos paralelos. Com a nova função de tecnologia de ranhura em pente, o controle traz uma atualização para um método eficaz e seguro para o processo de torneamento, usando de forma inteligente o eixo Y e tornando possível a produção de fissuras profundas e largas. Esta função melhora significativamente a produtividade da máquina por meio de maior remoção de material durante o torneamento e melhor orientação de corte.

Em relação ao software para o gêmeo digital do Sinumerik One, há inovações para fabricantes de máquinas no Create MyVirtual Machine e também para usuários no Run MyVirtual Machine. O Create MyVirtual Machine e o Run MyVirtual Machine agora suportam todas as versões atuais do software CNC em paralelo. Além disso, existe possibilidade de um ciclo de medição de peça por simulação de sonda. Os fabricantes de máquinas também se beneficiam da capacidade do Create MyVirtual Machine de personalizar suas próprias interfaces com várias ferramentas de engenharia HMI, bem como recursos aprimorados de comissionamento de segurança.

Com o Create MyVirtual Machine, as máquinas CNC podem ser desenvolvidas, comissionadas e testadas em paralelo. A programação de PLC, NC e de segurança, bem como a parametrização de HMI são realizadas de forma eficiente usando o TIA Portal, agora disponível em V17 para máquinas operatrizes. O comportamento da lógica da máquina também pode ser testado com a plataforma de simulação SIMIT. Opcionalmente, o conceito da máquina pode ser verificado com o Mechatronic Concept Designer. Construtores de máquinas podem receber suporte na criação do gêmeo digital com o Sinumerik One Comissionamento Virtual, Consultoria, Implementação e Treinamento. Como parte desta oferta, os requisitos específicos de projeto são analisados em conjunto com especialistas da Siemens. Um conceito de solução é então desenvolvido, incluindo treinamento e inspeção virtual.

Com o gêmeo digital do processo de usinagem (o Run MyVirtual Machine), o programa NC pode ser simulado, testado e executado virtualmente no computador. Isso economiza tempo na máquina e evita erros de programação que podem levar a colisões. Com a atualização, agora também é possível simular tornos na opção/3D. Para aprendizado e teste eficientes, o software possui novos modelos de máquina. Além disso, o Display Manager e o Sidescreen oferecem uma experiência de aplicativo ainda melhor.

Quem quiser modernizar sua máquina na transformação digital agora tem a opção de fazer um retrofit de seu sistema de controle para o Sinumerik One. Todo o trabalho de adaptação pode ser realizado no gêmeo digital antes da conversão real.

Últimas notícias