NEC acelera o desenvolvimento do ecossistema 5G comercial em novo laboratório Open RAN

Salvador, 16/12/2020 – A NEC acaba de anunciar o lançamento de um laboratório Open RAN na Índia. A instalação irá acelerar o desenvolvimento do ecossistema aberto 5G da NEC com componentes Open RAN de parceiros, a fim de formar soluções comerciais completas de acordo com as necessidades específicas do cliente. As soluções passarão por validações práticas de ponta a ponta no desempenho funcional / operacional e garantia de qualidade em todas as camadas da RAN (Radio Access Network), da rede e nuvem às camadas de serviço. O laboratório também será responsável pela solução de eventuais problemas pós-implantação, gerenciamento do ciclo de vida, bem como pela integração contínua (CI) e entrega contínua (CD) de soluções.

A nova estrutura foi idealizada para complementar o trabalho realizado no NEC Centro de Excelência (CoE), construído pela empresa no Reino Unido e inaugurado em novembro de 2020, cujo objetivo é ajudar os provedores de serviços de comunicação (CSP) a introduzirem a infraestrutura Open RAN em suas redes em todo o mundo e, ao mesmo tempo, contribuir para a transformação das CSPs em provedores de serviços digitais globais.

A NEC está empenhada em estruturar soluções ponta a ponta altamente confiáveis ​​e de alta qualidade, aproveitando sua experiência acumulada por meio de sua experiência de longo prazo na indústria de telecomunicações e capacidades comprovadas para desenvolver, entregar e operar produtos comerciais carrier-grade e redes em todo o mundo. As capacidades da NEC são potencializadas pela expertise em orquestração e por contar com OSS digital e tecnologias de automação de sua subsidiária Netcracker, o que gera operações mais eficientes e tempo de comercialização mais rápido.

A NEC visa maximizar o valor do seu ecossistema aberto combinando as competências acima mencionadas com seus produtos e soluções avançadas e com os melhores produtos de vários parceiros na vanguarda da inovação. Inicialmente, as parcerias incluem Altiostar, GigaTera e MTI, já que a multinacional japonesa planeja expandir seu ecossistema com um grupo mais amplo de empresas que contem com tecnologias de ponta para acelerar a adoção comercial do Open RAN pelas operadoras.

“A Altiostar está animada por trabalhar com a NEC no laboratório CoE, com o objetivo de promover e demonstrar a importância do Open RAN à medida que as operadoras fazem a transição de suas redes para 5G. As duas empresas têm um relacionamento forte e crescente, desde a colaboração na primeira rede nativa da nuvem em escala no Japão, e continua com os testes atuais e planos de implantação de operadoras em todo o mundo”, afirma Pierre Kahhale, vice-presidente de operações de campo da Altiostar.

“A parceria com a NEC nos permite focar nas demandas em constante mudança da indústria. Nossa abordagem inovadora para a engenharia de novos produtos e o amplo conhecimento e experiência da NEC serão vantagens no mercado ORAN”, enfatiza Daniel Kim, CEO da GigaTera Communications.

“Como um dos líderes no ecossistema Open RAN, a NEC mostrou sua capacidade de integração de soluções nessa infraestrutura de ponta a ponta. O CoE vem oferecer ao mercado uma ótima maneira de demonstrar o O-RAN, usando componentes de diferentes fornecedores que estão em conformidade com as especificações para o padrão aberto. A MTI está entusiasmada por ser um dos primeiros parceiros nessa iniciativa e continuará a fornecer unidades de rádio compatíveis com O-RAN para o mercado”, diz Allen Yen, presidente e CEO da MTI.

“Estamos confiantes de que nossas firmes parcerias com os melhores talentos do setor nos permitirão avançar no desenvolvimento de ecossistemas de ponta para operadoras a todo vapor. A NEC assumirá a liderança na seleção de modelos pré-validados e na facilitação da implantação comercial de RAN aberta de vários fornecedores como uma alternativa de rede 5G viável para as operadoras”, ressalta Kazuhiko Harasaki, vice-gerente geral da Divisão de Soluções para Provedores de Serviços da NEC Corporation.

Últimas notícias