IBM e Wimbledon anunciam novo recurso de IA generativa para fãs

Salvador, 18/06/2024 – A IBM e o All England Lawn Tennis Club anunciaram hoje um novo recurso para a experiência digital de Wimbledon que aproveitará os dados das partidas com IA generativa da plataforma de dados e IA da IBM, watsonx, para manter os fãs atualizados sobre os principais jogadores do mundo à medida que avançam nos campeonatos.

O novo recurso ‘Catch Me Up’ exibe cartões de jogadores pré e pós-jogo com histórias e análises geradas por IA via o site wimbledon.com e o aplicativo Wimbledon 2024. Os perfis dos jogadores serão personalizados com base nas preferências e dados do usuário, como localização e perfil myWimbledon, começando pelos atletas favoritos. O conteúdo pré-jogo incluirá análise do desempenho recente e probabilidade de vitórias, enquanto o pós-jogo inclui estatísticas e destaques importantes. O recurso também criará resumos diários dos jogos.

O‘Catch Me Up’ foi projetado usando o modelo de linguagem de grande escala (LLM) Granite, da IBM, para fornecer texto gerado por IA usando os recursos da plataforma watsonx. O modelo foi treinado no estilo editorial de Wimbledon e será acompanhada pelo All England Club. O novo recurso foi projetado para ajudar Wimbledon a dimensionar seu conteúdo para fãs de tênis em todo o mundo, bem como fornecer aos fãs acesso a uma cobertura mais oportuna e selecionada de partidas individuais femininas e masculinas, que muitas vezes acontecem simultaneamente.

Este ano, Wimbledon também utilizará IA generativa para oferecer cobertura de uma gama mais ampla de jogos do que estava disponível anteriormente, incluindo eventos em cadeiras de rodas, para proporcionar melhores experiências ao diversificado público internacional de Wimbledon. Isso fará parte de um centro de jogos digital redesenhado, conhecido como IBM Slamtracker, disponível no aplicativo Wimbledon e em wimbledon.com. Usando IA generativa construída a partir do watsonx, o IBM Slamtracker foi aprimorado para fornecer visualizações de partidas baseadas em marcadores e análises pós-jogo para partidas individuais femininas e masculinas.

A maioria dos fãs de tênis responderam positivamente a perguntas sobre IA

O anúncio ocorre no momento em que uma nova pesquisa da IBM e da Morning Consult* revela que 55% dos fãs globais de tênis entrevistados acham que a IA terá um impacto positivo nos esportes. Ao considerar como a IA generativa poderia melhorar sua experiência, esses entrevistados priorizaram atualizações em tempo real (36%), conteúdo personalizado (31%) e insights exclusivos (30%).

Aproximadamente um terço (31%) dos fãs de tênis pesquisados ​​usam vários dispositivos enquanto assistem a eventos esportivos, principalmente para obter mais informações, assistir a vários jogos ao mesmo tempo e interagir com outros fãs. Além disso, quase metade (47%) deles engaja com conteúdo adicional sobre tênis diariamente ou semanalmente e classifica o resumo e a personalização como os dois recursos mais importantes do conteúdo esportivo.

Chris Clements, líder de produtos digitais do All England Club, disse: “Estamos comprometidos em oferecer aos fãs a experiência de Wimbledon da mais alta qualidade, seja pessoalmente ou digitalmente. A IA generativa nos permite dimensionar nossa capacidade de fornecer diferentes tipos de conteúdo para fãs, onde quer que estejam no mundo, de uma forma personalizada para eles. O novo recurso ‘Catch Me Up’ tornará mais fácil para os fãs acompanharem as principais histórias à medida que elas surgem ao longo do Campeonato.”

Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM, disse: “O novo recurso ‘Catch Me Up’ é um exemplo interessante de como podemos usar o poder da IA ​​generativa para oferecer narrativas atraentes e baseadas em insights em grande escala. Durante 35 anos, a IBM e Wimbledon têm co-criado soluções que fazem com que os fãs se sintam mais ligados a toda a ação no campo, e a nossa nova investigação confirma que eles começam a compreender o impacto positivo que tecnologias como a IA generativa podem ter nas suas experiências digitais. A IBM também está colocando essas mesmas tecnologias de nossa plataforma de dados e IA, watsonx, nas mãos de clientes em todo o mundo, em quase todos os setores, para atender às suas necessidades comerciais exclusivas.”

Outros destaques da pesquisa IBM e Morning Consult incluem:

A maioria dos fãs globais de tênis entrevistados acredita que a tecnologia terá um impacto positivo em vários aspectos do esporte – tanto para fãs, treinadores e jogadores

•  60% dos fãs de tênis entrevistados acham que a tecnologia terá um impacto positivo no avanço do engajamento dos fãs.
•  Mais especificamente, 75% dos fãs de tênis entrevistados acham que a tecnologia terá um impacto positivo no avanço do treinamento; estratégia de jogo (74%); coaching (71%); e identificação de talentos e aquisições (66%).

Quase um terço dos fãs globais de tênis pesquisados ​​usam mais de um dispositivo para assistir a vários jogos ao mesmo tempo, obter mais informações e interagir com outros fãs

• 24% dos fãs de tênis pesquisados ​​usam dois dispositivos; 5% relatam usar três dispositivos e 2% relatam usar mais de três dispositivos ao mesmo tempo.

• 45% dos fãs de tênis pesquisados ​​que usam vários dispositivos o fazem para obter mais informações enquanto assistem a partidas de tênis; 32% fazem isso para assistir a vários jogos simultaneamente; e 30% fazem isso para interagir com outros torcedores enquanto assistem a uma partida.

O campeonato de Wimbledon será disputado de 1º a 14 de julho de 2024. Para ver a tecnologia em ação, acesse wimbledon.com ou baixe o aplicativo Wimbledon em seu dispositivo móvel, disponível na App Store e Google Play Store.

* Metodologia da Pesquisa

Esta pesquisa foi realizada em maio de 2024 com uma amostra total de 18.082 fãs de esportes 18+ nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.​ As entrevistas para cada país foram realizadas on-line, e os dados não são ponderados, com ~2.000 respostas por mercado nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Índia e ~1.000 respostas por mercado nos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Para se qualificar para esta pesquisa, os entrevistados devem ser pelo menos um fã médio de esportes e seguir um ou mais dos seguintes esportes: Futebol, Críquete, Tênis, Basquete, Beisebol, Rugby, Golfe, Futebol Americano, F1, Atletismo, Natação e Olimpíadas.

Os resultados completos desta pesquisa serão publicados em 26 de junho de 2024.

Últimas notícias