HPE e parceiros simplificam o lançamento do 5G

Salvador, 23/04/2020 – A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a iniciativa Open Distributed Infrastructure Management, um novo programa de código aberto que simplificará o gerenciamento de implantações de infraestrutura distribuídas geograficamente em larga escala. Além disso, a HPE apresentará uma oferta de gestão empresarial, o HPE Open Distributed Infrastructure Management Resource Aggregator alinhado à iniciativa.

O Open Distributed Infrastructure Management ajuda a resolver a complexidade que as empresas de telecomunicações enfrentam ao implantar redes 5G em milhares de sites equipados com infraestrutura de TI de vários fornecedores e diferentes gerações de tecnologia. Essa nova iniciativa destaca a liderança contínua da HPE em tecnologias 5G abertas e o compromisso de acelerar o alinhamento do setor por meio da inovação em código aberto.

Trabalhando com parceiros, o portfólio 5G da HPE promete liberar o potencial do 5G no núcleo da rede, na ponta e na empresa. Essa iniciativa está sendo lançada em colaboração com a Intel e com o apoio dos principais líderes da indústria, incluindo AMI, Apstra, Red Hat, Tech Mahindra e World Wide Technology. A HPE, juntamente com a Intel, planeja iniciar um projeto de código aberto para a Linux Foundation, visando desenvolver ainda mais a iniciativa em conjunto com parceiros do ecossistema, a fim de permitir o gerenciamento automatizado de ponta a ponta das redes. A HPE está comprometida em desenvolver e promover o ecossistema e dar suporte aos clientes, contribuindo com o código de gerenciamento de infraestrutura para a comunidade de código aberto.

O 5G representa uma grande mudança na maneira como as redes móveis são construídas. As redes da geração anterior foram amplamente construídas em sistemas proprietários, mas os padrões 5G foram projetados para utilizar plataformas de software abertas que operam em servidores comerciais prontos para uso. A tendência para tecnologias abertas distribuídas – como Rede de Acesso via Radio Virtual (vRAN), combinada, Computação de Borda de Acesso Múltiplo (MEC) e funções de rede nativas da nuvem – exigirá a implantação de infraestrutura de computação, armazenamento e rede padrão da indústria de fornecedores e por meio de fornecedores, potencialmente milhares de pessoas em diferentes regiões. Atualmente, a maioria das soluções de gerenciamento de infraestrutura de data center não é dimensionada geograficamente nem suporta implantações de vários fornecedores, resultando em ineficiência operacional e inibindo a inovação tecnológica.

A iniciativa Open Distributed Infrastructure Management simplifica o gerenciamento de rede e gera benefícios operacionais e financeiros significativos. Ela suporta redes distribuídas geograficamente em larga escala e facilita a interação entre recursos de infraestrutura de vários fornecedores diferentes. O HPE Open Distributed Infrastructure Management Resource Aggregator da HPE modela elementos de infraestrutura em todos os sites para simplificar a automação da infraestrutura em recursos, fornecedores e diferentes localizações geográficas.

A HPE lançará essa versão comercialmente com o suporte da função de gerenciamento de infraestrutura de código aberto, juntamente com os componentes de plug-in específicos da infraestrutura associados no segundo trimestre de 2020. A solução HPE aproveitará as especificações definidas pelo setor, incluindo interfaces DMTF Redfish, para permitir a neutralidade do fornecedor, abordagem para gerenciar a configuração e as operações de recursos de infraestrutura de computação, armazenamento e rede em vários fornecedores em escala.

“As iniciativas do setor de computação em 5G e Edge Computing exigirão implantações de infraestrutura de múltiplos fornecedores e distribuídas geograficamente em larga escala que só podem ser efetivamente realizadas com automação de infraestrutura como código”, diz Claus Pedersen, vice-presidente de Soluções de Infraestrutura de Telecomunicações da HPE. “A iniciativa Open Distributed Infrastructure Management enfrenta os desafios de escalabilidade da rede e os custos associados ao bloqueio de fornecedores, permitindo implantação de infraestrutura de vários fornecedores, a implantação centralizada de gerenciamento de falhas e configurações com base em padrões e a agregação de informações de status específicas de recursos.”

“O gerenciamento e a orquestração da infraestrutura podem se beneficiar de componentes comuns de código aberto, incluindo APIs e modelos de dados”, avalia Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e GM do Network Platforms Group da Intel. “A iniciativa ODIM se baseia no trabalho que realizamos com a HPE sobre o Redfish e, em última análise, ajudará os provedores e empresas de serviços de comunicação a descobrirem e liberarem todo o potencial das tecnologias subjacentes em suas implantações distribuídas.”

“Essa iniciativa propõe novas extensões DMTF Redfish que fornecerão um caminho a seguir para a criação de novos e potentes paradigmas de data center definidos por software que permitirão a automação de rede de ponta a ponta, comenta o IDC GVP, Ashish Nadkarni. “Essa iniciativa baseada em padrões abertos oferece às organizações uma maneira de convergir os recursos de hardware de vários fornecedores em uma solução unificada de gerenciamento de infraestrutura, prometendo acelerar o lançamento de 5G e a inovação em todo o setor.”

O Open Distributed Infrastructure Management Resource Aggregator oferece inovações importantes que beneficiarão outras soluções de telecomunicações, incluindo os recentemente anunciados modelos de infraestrutura de ponta e núcleo de telecomunicações da HPE. Entregues como serviço com o HPE GreenLake, essas ofertas de infraestrutura fornecem às empresas de telecomunicações uma rampa veloz para implantar o serviço 5G em vários sites.

Com os principais componentes da iniciativa Open Distributed Infrastructure Management planejados para o lançamento de código aberto, a HPE e os principais líderes do setor estão criando um ecossistema que acelerará a inovação tecnológica além do setor de telecomunicações. Hoje, a infraestrutura de telecomunicações é única em termos de distribuição e escala. A implantação da IoT industrial e os novos níveis de automação e análise de dados distribuídos, com o tempo, tornarão a iniciativa Open Distributed Infrastructure Management relevante para resolver problemas semelhantes em muitos outros setores e domínios de aplicativos.

Como membro fundador da iniciativa de código aberto DMTF Redfish, a HPE está bem posicionada para fornecer liderança nesse espaço. Um relatório recente da AvidThink concluiu que é necessária uma abordagem baseada em padrões para o gerenciamento de infraestrutura física distribuída em larga escala. Isso se aplica a redes de telecomunicações, mas também é muito relevante em muitas outras verticais, incluindo grandes empresas com datacenters geograficamente distribuídos

HPE – um parceiro confiável e comprovado para empresas de telecomunicações

A HPE tem mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, com mais de 300 clientes de telecomunicações em 160 países. No núcleo, 700 milhões de assinantes em 82 operadoras dependem do software HPE Mobile Core, e a HPE foi recentemente reconhecida pela Frost & Sullivan com o prêmio Leadership Leadership 2019 por Global 5G Infrastructure Enabling Technology.

Disponibilidade

O HPE Open Distributed Infrastructure Management Resource Aggregator estará disponível globalmente no segundo trimestre de 2020. A versão em código aberto da iniciativa de gerenciamento de infraestrutura distribuída aberta para a Linux Foundation também está prevista para ocorrer no segundo trimestre do ano 2020 e estará acessível em www. linuxfoundation.org.

Últimas notícias