Empreendedoras sociais brasileiras ganham prêmio em desafio mundial da Microsoft

Criadoras da Agência Bori conquistam 1º lugar para projetos com impacto social no maior hackathon privado do mundo

Salvador, 02/12/2022 – Dar visibilidade para a produção científica brasileira de forma mais automatizada e inteligente. Foi com essa proposta que as empreendedoras sociais Ana Paula Morales e Sabine Righetti, fundadoras da Agência Bori, conquistaram o primeiro lugar no Hack for Positive Impact Executive Challenge 2022 da Microsoft. A premiação faz parte do maior hackathon privado do mundo, o Microsoft Global Hackathon for Social Impact.

“O reconhecimento do nosso desafio como o principal projeto empreendedor com impacto social em uma competição tecnológica desse porte mostra que a missão da Agência Bori – de promover a ciência e combater a desinformação – tem importância não somente no Brasil, mas no mundo todo”, diz Ana Paula. A co-fundadora da Bori foi convidada para participar do hackathon por fazer parte da Ashoka Empreendedores Sociais, organização internacional que apoia empreendedores sociais em 95 países.

Mais de 10 mil projetos de todo o mundo participaram do hackathon em busca de soluções inovadoras, e contaram com a colaboração de 68 mil funcionários voluntários da Microsoft de 89 países.

Criada em 2020, a Agência Bori tem o objetivo de aproximar a imprensa dos cientistas, divulgando artigos científicos e combatendo a desinformação. A plataforma teve papel fundamental durante a pandemia da Covid-19, disponibilizando estudos e dados para centenas de veículos nacionais e conectando jornalistas a pesquisadores.

No hackathon da Microsoft, a Bori propôs otimizar o processo de mapeamento e curadoria de estudos científicos brasileiros por meio de automatização e aplicação de ciência de dados e inteligência artificial. Contou com a colaboração de voluntários da equipe técnica da Microsoft para desenhar a solução.

“Continuamos trabalhando com voluntários da Microsoft para executar a solução a que chegamos no Hackathon e, assim, viabilizar a implantação do novo sistema na plataforma da Bori. A previsão é que fique pronto em março do ano que vem”, afirma Ana Paula.

O vice-presidente executivo e presidente nacional de Parcerias de Transformação da Microsoft, Jean-Philippe Courtois, parabenizou a Bori e mais duas equipes ganhadoras em postagem no LinkedIn: “Tenho sido patrocinador executivo de muitos desafios de hackathons e todos os anos me inspiro em como todas as equipes são talentosas, apaixonadas e motivadas por propósitos. Cada participante dá vida à nossa missão da maneira mais positiva e autêntica. E os empreendedores do ‘Hack for Positive Impact’ deste ano não foram diferentes.”

Sobre a Agência Bori

A Agência Bori tem a missão de promover uma mudança na cultura científica do país, aproximando a ciência da população por meio do jornalismo. Para alcançar este objetivo, oferece um serviço único que apoia a cobertura da imprensa com pesquisas inéditas e explicadas a jornalistas cadastrados; contatos de cientistas de todo o país preparados para atender a imprensa; e treinamentos e cursos para jornalistas em áreas específicas de cobertura.

Conheça Ana Paula Morales

Co-fundadora da Agência Bori, empreendedora social e fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, Ana Paula é pesquisadora e jornalista de ciência. Biomédica com mestrado em farmacologia pela Unifesp, especialização em jornalismo científico e doutoranda em política científica pela Unicamp.

Conheça Sabine Righetti

Co-fundadora da Agência Bori, Sabine é jornalista de ciência, empreendedora social e pesquisadora da Unicamp em comunicação científica. PhD em política científica pela Unicamp, com passagem por Stanford e pela Universidade de Michigan, recebeu seis prêmios em jornalismo e foi finalista de um Jabuti.

Últimas notícias