Tableau chega a Salvador e traz ferramenta que reforça solução para análise de dados no Nordeste

Salvador, 20/09/2019 – Tornar a análise de dados rápida, fácil e útil, para qualquer um e para todos. Esse é o lema da Tableau, que chegou em Salvador e vai oferecer o software de analytics na região. A empresa norte-americana, que está há seis anos em nosso país e tem mais de oito mil clientes brasileiros, chegou na Bahia através de uma parceria firmada com a Sysdesign – empresa com 24 anos no mercado corporativo e que presta serviço de consultoria em Tecnologia da Informação. A apresentação foi feita nesta quinta-feira (19), para gestores de TI e CIOs (Chief Information Office) das empresas do mercado corporativo e públicas.

Em 2020 é estimado que 1.7 MB de dados serão criados a cada segundo, por pessoa no planeta (Forbes 2018). Considerando que, atualmente, é um dos recursos mais valiosos do mundo, a decisão baseada em dados é o que está movendo as pessoas e principalmente empresas.

“Somos líder de mercado mundial em analytics e estamos em uma fase muito interessante. Hoje, nessa tendência mundial, ela traz para vocês aqui uma nova ferramenta, com uma nova promoção e tecnologia. A expectativa em relação ao mercado local não podia ser maior. A rede de farmácias Pague Menos, por exemplo, é um grande cliente nosso na região. Temos solicitações grandes e acho que agora com um parceiro eficiente trabalhando no local vamos crescer ainda mais”, afirmou Ulisses Damia – Gerente de Parceiros Brasil da Tableau.

Ulisses explicou ainda que a ferramenta consegue acessar uma base de dados de qualquer tamanho e faz com que você chegue a conclusões muito rapidamente baseada nessa análise e pode tornar uma empresa mais produtiva. Nesse momento, citou o case da Azul Linhas Aéreas.

“Tínhamos as informações básicas como modelo de avião, quantidade de combustível e rota. trabalhando com esses dados simples conseguimos identificar que um determinado grupo de aviões consumia combustível mais que o outro grupo. Fazendo uma correção de rota desses aviões conseguimos uma economia para empresa de 4 milhões de dólares no ano. Isso teve um impacto enorme!”

Entre os convidados presentes na apresentação do software estava o Gestor de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação. Ele já conhecia a Tableau, mas participou do evento para conhecer as novidades. “Gostei muito do prep. Já que geralmente preparar os dados para análise é uma tarefa manual, demorada. Percebi que facilita e a última ferramenta também que conversa com os dados é interessante. Isso para um usuário comum, que não tem habilidade, pode fazer uma pergunta qualquer e traz isso de uma forma simples e fácil. Não precisa ser técnico para usar a ferramenta”, declarou Antônio Borges.

Karla Aleluia, Assessora de Tecnologia da Santa Casa da Bahia, também elogiou a empresa norte-americana e disse que a entidade está em busca de uma solução self service analytics. “Já Usamos uma plataforma de BI, há três anos, mas temos passado por um processo de transformação digital e uma das etapas desse processo é democratizar o uso da informação, fazer com que toda instituição possa conhecer o dado e conversar por si só. Estamos em busca de uma solução que seja aderente ao nosso negócio e que possamos utilizar para que o usuário lá na ponta tenha o mesmo acesso do alto executivo. A proposta da Tableau é estratégia de trabalho nosso”, pontuou.

O modelo mais caro para investimento do software custa em média 10 mil reais por ano. Para o presidente da Sysdesign, não existe um mercado específico para atingir. “Já trabalhamos com analytics, mas achamos interessante ter uma alternativa para que pudesse ser acessível a todos os tamanhos de empresa, pequena, média e grande. A gente sabe que os dados são a coisa mais valiosa que as empresas possuem. Mas muitas organizações ainda possuem carência de enxergar e entender melhor o seu dado por falta de uma ferramenta adequada”. Afirmou Graciliano Oliveira, que encerrou dizendo que a parceria vai complementar ainda mais o portfólio de produtos e serviços da empresa baiana, além de ajudar o Nordeste nesse segmento.

Últimas notícias