Sucesu-BA, CHIP e Dell reúnem CIOs em meeting sobre resiliência cibernética

Salvador, 01/08/2022 – A Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Bahia – Sucesu BA promoveu um meeting com foco em resiliência cibernética, onde reuniu CIOs da capital baiana no restaurante Coco Bambu, em Salvador, na noite do último dia 28/07.

O evento foi patrocinado pela CHIP, empresa com mais de 30 anos de expertise em infraestrutura de TI no Norte/Nordeste e pela Dell Technologies.

Com o tema Cyber Resiliency, o Sales Leader – Data Protection da Dell Technologies, Wellington Menegasso, ministrou uma palestra com foco nos avanços em segurança cibernética e proteção de dados.

“Pautamos aqui hoje não apenas a prevenção ao ataque, mas, principalmente a recuperação desses dados, pois as invasões de sistemas vêm crescendo em quantidade e complexidade, em um mundo cada vez mais digital. Assunto este extremamente relevante no mundo corporativo atual. Neste contexto, a informação mais preocupante é de que 76% das empresas não têm confiança de que terão os seus dados recuperados em caso de sequestro. E esse não é um problema local, mas global” salientou Menegasso.

O diretor da Dell falou ainda sobre soluções de cyber recovery. Um tipo de solução composta por hardware, software e uma camada de serviços, que garante a recuperação dos dados no caso de ataque cibernético. A tecnologia é baseada no conceito de cofre cibernético, basicamente isolando dados críticos, que são copiados, analisados por Inteligência Artificial e catalogados periodicamente, várias vezes no dia, fornecendo recuperação de sistemas e dados críticos de forma mais rápida.

“Quando falamos em resiliência cibernética e todas as soluções e abordagens envolvidas nisso vemos uma relação direta com a recuperação. Até porque, o mercado está bem servido de soluções para prevenir um ataque. Em escala global, já começaram a surgir uma série de iniciativas para que as empresas e grandes corporações criem padrões de segurança cibernética voltadas à recuperação, onde os processos e profissionais precisam estar alinhados e preparados para restaurar dados sensíveis, aqueles mais relevantes para a corporação. Neste contexto, nós da Dell Technologies em parceria com a CHIP disponibilizamos todo o suporte, desde a construção do projeto do que precisa ser protegido, até a implementação, simulação de desastres e gerenciamento da solução”, explicou.

Segundo Marcos Rabelo, CEO da CHIP, o encontro teve como principal objetivo fomentar a interlocução entre a fabricante Dell Technologies, a CHIP e os CIOs. “Esse evento faz com que os gestores possam se aproximar das empresas, dos fabricantes, possibilitando a troca de ideias para que o desenvolvimento da TI aconteça”, ressaltou Rabelo.

O presidente executivo da Sucesu BA e diretor de TI do Ministério Público, Yuri Araújo avaliou a iniciativa da CHIP e da Dell como muito valorosa, ao trazer novidades e soluções para os CIOs e as organizações. “Eventos dessa natureza são sempre muito bons porque reunimos os colegas de TI, junto com parceiros de ponta, para compartilhar experiências e conhecer novos produtos. Essa é a essência da Sucesu: construir pontes entre os CIOs, os influenciadores e os fabricantes que trazem tecnologia da informação para nossa comunidade”, concluiu Araújo.

Para Thalles Almeida, vice-presidente da Sucesu-BA e CIO da Defensoria Pública da Bahia, a parceria com a CHIP e a Dell Technologies é de fundamental importância para a segurança da informação das corporações. “Esta é uma parceria extremamente importante. A CHIP é uma empresa consolidada no Nordeste, com vários projetos no Brasil e está com a SUCESU há um bom tempo. O tema abordado é muito pertinente para os CIOs, nada mais atual do que a segurança da informação e tratar desse assunto com quem conhece. A Dell é líder de mercado em tudo o que faz e daqui sairão muitos cases de sucesso”.

Veja aqui a galeria de fotos do evento.

*O evento teve a cobertura de mídia do Portal TI Bahia – [email protected] – 71 98105-5425

Últimas notícias