Seminário sobre o metaverso discute desafios e oportunidades para diversas áreas

Com palestrantes renomados, o evento contou com quatro painéis e uma palestra sobre esse novo universo

Salvador, 20/05/2022 – O que é o metaverso? Quais são as oportunidades? Como isso afeta o mundo real? O que podemos esperar para o futuro? Esses foram alguns questionamentos do público no Seminário Metaverso – Desafios e Oportunidades, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que aconteceu durante toda esta quinta-feira (19), com transmissão pelo Canal do YouTube da SectiBahia. O evento, que está disponível na íntegra para aqueles que não puderam acompanhar em tempo real, teve a participação da secretária interina da Secti, Mara Souza, demais autoridades e especialistas no assunto.

A secretária da Secti destacou a importância de compreender e debater sobre o Metaverso. “Se não discutirmos esses assuntos, vamos ficar muito para trás. É preciso capacitar as pessoas para que possam ocupar esses espaços. São tantas discussões que precisamos abordar, por isso, é necessário fazer essa imersão sobre o metaverso. Que cada vez mais a gente traga novos conhecimentos para nossas formações”, disse Mara.

Felipe Cunha, CEO da startup Beupse, explica que o metaverso não é uma coisa só, mas uma convergência de diversas tecnologias. “O metaverso é quando tem conexão com outras coisas. Se eu entro naquele mundo e consigo conversar com outros indivíduos, faço transações, compro coisas, é metaverso. Hoje, estamos vivendo uma janela histórica, que é o momento de criação e desenvolvimento desse mundo. Segundo a Gartner, vamos ter três principais estágios: emergente, avançado e maduro. Até 2030 teremos esse universo mais estruturado”.

Apesar de não ser uma realidade amplamente usada atualmente, o tempo de uso dessa ferramenta digital vai aumentar logo. “Temos a previsão de que até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no metaverso. A minha percepção, como pessoa que está investigando essa realidade há anos, é que esse período vai ser muito maior”, ressalta Ingrid Winkler, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial do Cimatec.

O evento contou com quatro painéis e uma palestra. Alguns dos temas debatidos no Seminário foram: Entendendo o que é Metaverso e suas aplicações; Como o Metaverso impactará profundamente a educação; Regulamentação e impacto das tecnologias Web 3.0 no setor público; Metaverso e Games; dentre outros. Para conferir os painéis, basta acessar a página da Secti no Youtube e procurar o conteúdo do seu interesse. Todos os vídeos estão disponíveis na íntegra.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Últimas notícias