Seeds for the Future 2022: Programa de intercâmbio cultural e profissional da Huawei tem início nesta terça, 13

Cerimônia de abertura do programa, que terá 100 estudantes, de todas as regiões do Brasil, contará com participação do Ministério da Educação

Salvador, 12/09/2022 – O Seeds for the Future 2022, programa de intercâmbio online promovido pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, começará nesta terça-feira, 13 de setembro de 2022. O evento de abertura terá início às 11h00, seguindo até às 12h00, e terá participação de André Castro, Subsecretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ministério da Educação (MEC), Atilio Rulli, Vice-Presidente da Huawei LATAM e Caribe, Priscila Solis, Professora da Universidade de Brasília (UNB), e Caroline Brandão, Ponto Focal de Gênero da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas, além de contar com um depoimento de Vinícius de Moura, estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e participante da edição do Seeds de 2021.

O Seeds for the Future é uma das principais iniciativas da Huawei para desenvolver o mercado de TIC no Brasil e no mundo. É um programa de intercâmbio global, destinado a estudantes universitários, que tem como objetivo inspirar jovens ao redor do mundo a construírem um futuro melhor se inspirando nas novas tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia, o é realizado de maneira remota, o que permite a ampliação do número de vagas. Para a edição de 2022, 100 alunos foram selecionados entre quase 600 candidatos de todo o país. Este ano, a organização do Seeds for the Future separou 50% das vagas para candidaturas femininas, fomentando a equidade de gênero para o futuro do mercado de telecomunicações.

Durante os dias 13 a 20 de setembro, os estudantes brasileiros estarão imersos com as novas tendências de tecnologia, com cursos sobre 5G, Inteligência Artificial e serviços de Cloud. Além disso, aprenderão mais sobre os costumes e as tradições da China e novas tendências tecnológicas. Os alunos ainda terão a oportunidade de refletir sobre como a tecnologia e outras soluções podem colaborar para a construção de uma sociedade melhor.

“O Seeds for the Future é uma oportunidade para quem quer entender mais sobre as novas tendências da tecnologia, principalmente para o que será essencial para o mundo no futuro”, afirma Tobias Alcantara, Analista de Relações Públicas da Huawei Brasil e Gerente do programa no Brasil.

O Brasil vive uma nova era tecnológica com a chegada do 5G e, para aproveitar todo o potencial da tecnologia, o país precisa de mão de obra qualificada no setor. A Huawei, como parte de sua missão de impulsionar a transformação digital no país, investe para lapidar talentos no mercado de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC). A empresa tem parceria com mais de 140 instituições de ensino superior e técnico em todo o país para capacitar e preparar a mão de obra, não só para a instalação da tecnologia 5G, como também para o desenvolvimento de aplicações na área da indústria 4.0.

“Hoje, sobretudo em virtude da chegada do 5G, o Brasil precisa combater o seu déficit de mão de obra qualificada no setor de TIC. Estamos atravessando um período de transformação digital, e para não ficarmos para trás, precisamos investir em capacitação de pessoas para atuar no mercado”, complementa Alcantara.

“Conectar os processos de formação das Instituições de Ensino Brasileiras com a necessidade real e atual do mercado é fundamental para garantir maior empregabilidade e consequentemente reduzir o déficit do mercado que carece de mais de 400 mil profissionais na área de tecnologia. Como forma de acelerar esse processo, é fundamental contar com parcerios de mercado qualificados no desenvolvimento de tais habilidades e competências” destaca André Castro, Subsecretário de tecnologia de Informação e Comunicação no Ministério da Educação.

O Seeds for the Future faz parte de uma série de iniciativas da Huawei Brasil para investir na qualificação de pessoas no mercado de TIC. Entre outras ações voltadas a educação e tecnologia, a Huawei também promove o 5G Truck e o Roadshow ABGD Huawei Solar, carretas itinerantes que cruzam o país para apresentar tecnologias do 5G e de energia solar, respectivamente, com cursos sobre os temas abertos ao público.

Últimas notícias