Secti dialoga sobre CTI com prefeituras na Semana de Inovação de Ilhéus

Encontro aconteceu na Uesc e teve o intuito de aproximar ainda mais os municípios à pasta

Salvador, 22/08/2023 – A sinergia entre os municípios da Bahia assume um papel essencial na promoção e implementação de políticas públicas. Por isso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu, nesta segunda-feira (21), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), um encontro com prefeituras de quatro territórios de identidade: Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas e Médio Sudoeste. Na reunião, que teve como tema “As oportunidades da CTI para o desenvolvimento local e fortalecimento do regime de colaboração nos territórios”, foram discutidos diversos assuntos, como o empreendedorismo e o desenvolvimento científico e tecnológico regional.

O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta a importância da pauta e afirma que os projetos podem ser acessados pelos gestores municipais durante a Semana. “Encontro importante com os prefeitos da região, fazendo parte do nosso programa de interiorização, pautado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Começamos a Secti Itinerante por Ilhéus e em um evento representativo como a Semana de Inovação. Então, foi uma agenda muito significativa. Apresentamos nossos produtos e deixamos abertos para a participação das prefeituras no Centro de Convenções daqui até sexta-feira”.

A prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, destaca a aproximação do Governo da Bahia com as prefeituras. “Eu quero muito agradecer a oportunidade de estar aqui num evento como esse. O Governo do Estado chegando até as prefeituras, chegando até os municípios. Isso tem uma importância muito grande para a gente”, diz. O prefeito de Coaraci e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), Jadson Albano, também fala do compromisso do Estado com as cidades baianas. “A cabeça pensa onde o pé pisa. Quando o órgão se dispõe a vir para o interior conversar conosco, ele mostra um caráter humano, um caráter sensível às nossas demandas”.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, elogiou a Secti pela realização do evento e projetou o futuro. “Quero parabenizar a Secti pela bela iniciativa de sair da capital e vim ao interior da Bahia trazer uma proposta concreta de parcerias entre a pasta, as universidades e as prefeituras. A nossa perspectiva é que possamos, em rede, organizar para que a ciência, tecnologia e inovação (CTI) cheguem aos municípios, principalmente àqueles que mais precisam, os que têm dificuldade de recursos e também de acesso à tecnologia”.

Semana de Inovação de Ilhéus

Através do projeto “Secti Itinerante”, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai participar da Semana de Inovação de Ilhéus, promovendo uma série de atividades como encontros, visitas e palestras. O principal objetivo dessa iniciativa é fortalecer os laços entre a Secti e as prefeituras locais, buscando uma maior integração e colaboração na área de inovação e tecnologia. A Semana teve sua abertura oficial na noite desta segunda-feira (21), no Centro de Convenções de Ilhéus.

Foto: Gabriel Pinheiro / Ascom Secti

Últimas notícias