Salvador recebe o evento social “iamtheCODE”, para a formação de meninas e mulheres na área de tecnologia

Salvador, 10/06/2022 – A Le biscuit, uma das maiores redes varejistas do país, é apoiadora do “iamtheCODE”, evento social que vai reunir 84 meninas e mulheres de instituições de ensino públicas de Salvador para uma imersão nas áreas de desenvolvimento de softwares e hardwares. Ele vai acontecer neste sábado (11) e domingo (12), no Parque Tecnológico da Bahia.

O evento será realizado no formato de “hackathon”, uma maratona na qual as participantes criam e propõem soluções inovadoras para um tema específico. A abertura dos trabalhos terá a presença de Lady Mariéme Jamme, fundadora do iamtheCODE, iniciativa que tem como objetivo formar 1 milhão de mulheres e meninas programadoras até 2030.

Mariémme Jamme, que é senegalesa, conhece bem a realidade que pretende mudar. Ela teve uma infância e adolescência de extrema pobreza e violência. Começou a estudar e aprendeu a ler e a escrever aos 16 anos. Autodidata, também aprendeu oito linguagens diferentes de programação. Como embaixadora da ONU, foi corresponsável pela elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O mercado de tecnologia tem um poder transformacional muito grande, de posse de um computador, tablet ou mesmo celular qualquer pessoa pode criar soluções poderosas para os mais variados desafios de nossa sociedade. E é um mercado valorizado no mundo inteiro, não há barreiras territoriais. Estamos orgulhosos em participar de um projeto que pode despertar a paixão por tecnologia dessas meninas, conectá-las com o que há de mais moderno, apresentá-las a um networking de pessoas que naturalmente seria muito difícil delas conseguirem sozinhas e realmente ter a possibilidade de mudar suas vidas”, afirma Rodrigo Spillere, CTO da Le biscuit.

As participantes do evento são estudantes dos campi de Salvador, Camaçari e Simões Filho do Instituto Federal da Bahia (IFBA), do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos e do projeto socioeducativo cultural Quabales, ambos de Salvador/Bahia. Após a palestra de Jamme, elas irão se dividir em grupos e participar de oficinas e dinâmicas para solucionar um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em seus ambientes letivos.

Amanhã (11), o evento será das 8h30 às 16h30, e no domingo (12), acontecerá de 9h às 12h. Ao final, um júri vai avaliar as soluções sugeridas e premiar as melhores.

A iamtheCODE já capacitou mais de 18 mil meninas, em 68 países. Ao engajar mulheres e jovens em projetos para resolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de tecnologia e inovação, a iamtheCODE busca fazer com que mais meninas se interessem por tecnologia e possam participar da revolução tecnológica que está em andamento. O projeto, que está alinhado com a Agenda 2010 da ONU – um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade com sustentabilidade -, nasceu da inquietação de sua criadora, Lady Mariéme Jamme, com a realidade da educação feminina no mundo. Segundo dados no próprio site da instituição, citando como fonte o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são 65 milhões de meninas no mundo a quem é negado acesso à educação básica.

Últimas notícias