Projetos de energia renovável criarão mais de 2 milhões de empregos no Nordeste

Com o setor em amplo crescimento, o Nordeste deve receber uma alta de oportunidades de emprego com a chegada de novos projetos. O evento Aldo Revolution 4.0 oferece capacitação gratuita para os interessados em ingressar na área

Salvador, 10/10/2022 – A energia solar vem despontando como opção de economia e sustentabilidade. De janeiro ao início de setembro de 2022, conforme o levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a capacidade instalada solar cresceu 46,1% e se tornou a terceira maior matriz energética brasileira.

O preço da energia elétrica no Brasil sofreu grandes aumentos no último ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 24,97%, chegando a se tornar o item que mais pesou no bolso no consumidor.

Com capacidade para reduzir o valor da conta de luz em 95%, a energia solar garante economia imediata, além de foco no futuro do planeta e no benefício às próximas gerações. O crescente uso dessa fonte limpa e renovável já evitou que mais de 27,3 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

Trazendo ao país mais de R$ 99,7 bilhões em novos investimentos, a energia solar também favorece a geração de empregos. O setor foi responsável perla criação de 570,1 mil novos empregos nos últimos 10 anos no Brasil, sendo 153 mil apenas em 2021. Ao redor do mundo, o setor de energia solar fotovoltaica criou 3,4 milhões novos empregos ao longo dos últimos 10 anos.

A energia solar no Nordeste

A região, que já ocupa o 5º lugar no ranking mundial em produção de energia eólica, agora se prepara para ter um protagonismo ainda maior no segmento solar ao receber inúmeros novos projetos.

A fonte solar fotovoltaica já corresponde a 9.1% da matriz energética e ocupa o terceiro lugar, atrás apenas da doente hidrelétrica e eólica. Dados da ANEEL apontam que na região Nordeste a energia solar já chegou a 1.775 municípios

Foram mais de 265 mil geradores de energia solar instalados desde 2012 na região. Só este ano foram mais de 105 mil sistemas e em 2021, foram 94.516 sistemas instalados no Nordeste. Em 1 ano praticamente dobrou. Só em Salvador, são mais de 5.096 sistemas instalados

De acordo com dados da ABSOLAR, a Bahia é o 7º maior estado do Brasil em sistemas de energia solar em geração distribuída (nos telhados das casas, empresas e pequenos comércios), à frente do Ceará 11º, Pernambuco 12º, Maranhão 14º, Rio Grande do Norte 15º, Piauí 16º, Paraíba 18º, Alagoas 22º e Sergipe 23º.

De acordo com a ABSOLAR, o potencial do Nordeste brasileiro para energia solar é considerado excelente graças à grande incidência média diária de sol. O alto índice de irradiação solar da região representa um total que varia de 4,5 a 6 kWh (quilowatt-hora), sendo atrativo para o desenvolvimento de novos projetos solares de pequeno, médio e grande portes.

Entre todo o território nacional, é no Nordeste que se concentra a maior capacidade instalada de usinas de energia solar. A Bahia, o Ceará e o Piauí são os três estados de maior destaque em grandes projetos utilizando esta fonte de energia limpa e renovável.

O gigawatt (GW) é a unidade de medida utilizada para expressar valores muito altos de potência, inclusive quando se trata de energia solar. Atualmente, o Nordeste gera 2,8 GW em usinas de energia solar.

A expectativa é que cerca de 2 milhões de empregos sejam gerados nos próximos anos no Nordeste por meio das energias renováveis. Segundo estimativas internacionais, para cada megawatt instalado de energia solar, são gerados aproximadamente 30 empregos diretos e indiretos. Portanto, estima-se que 84 mil empregos já tenham sido gerados por meio da energia solar.

Programa Salvador Solar

Com objetivo de acelerar a geração da energia solar no município, a prefeitura de Salvador (BA) lançou no ano passado o programa Salvador Solar. O projeto estimula o uso da fonte fotovoltaica por meio de incentivos fiscais para imóveis residenciais ou comerciais que implementarem um sistema de energia solar.

Segundo a prefeitura, o programa garante gradativamente descontos de 5%, 7% e 10% conforme a quantidade de energia produzida. A iniciativa também atualiza decretos relativos ao IPTU Amarelo, e premia os consumidores de acordo com o potencial de geração energética.

A meta do programa é aumentar em 50% o uso da fonte renovável até 2024, além de gerar postos de trabalho e novos negócios no mercado fotovoltaico.

Aldo Revolution Salvador – Evento aberto e gratuito de capacitação em energia solar

Para contribuir ainda mais com esse cenário promissor de geração de energia e novos empregos, em especial para o Nordeste, a Aldo Solar, líder em soluções para a geração de energia solar no país, acaba de anunciar o Aldo Revolution Salvador.

Com foco em capacitar os revendedores e instaladores, além de incentivar o investimento na energia solar fotovoltaica, o evento espera contar com mais de 500 participantes.

Essa é a quarta edição do Aldo Revolution 4.0 este ano, que chega a Salvador de forma totalmente gratuita.

Os interessados em ingressar no setor de energia solar e aproveitar não só a alta de empregos, mas também os incentivos fiscais oferecidos pelo Programa Salvador Solar, terão acesso à maior concentração de especialistas que a cidade já recebeu. Será possível aprender sobre como empreender em energia solar, como se capacitar para as principais tendências do setor e para a nova legislação, além de entender profundamente sobre os painéis solares e participar de sorteios.

O evento acontece no dia 26 de outubro, das 12h30 às 20:00, no espaço Casa Salvatore, localizado à Rua dos Rodoviários, 888 – Cabula, Salvador – BA.

Últimas notícias