Pontaltech apresenta cases brasileiros no RCS World

Realizado em Paris, na França, MEF destacou benefícios do sistema para o mercado global

Salvador, 23/10/2023 – Do Brasil para o mundo. A Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, foi convidada para expor seus cases de sucesso no RCS World, evento promovido pelo MEF – Mobile Ecosystem Forum em parceria com o Google, e realizado esta semana em Paris, na França. O encontro foi totalmente dedicado ao Google Messages RCS – Rich Communication Services, que faz um upgrade no aplicativo Google Messages, o qual deixa de ser somente um aplicativo de SMS e se torna um aplicativo de conversas com recursos poderosos como Chatbots, Botões, Cards, Carrossel, integrações nativas com o ecossistema do Google e muito mais.

O Mobile Ecosystem Forum é uma associação global que tem como missão o compartilhamento de conhecimento e experiências sobre o mercado de mensageria corporativa, produzindo relatórios e encontros sobre as tendências relacionadas ao setor. A primeira edição deste evento aconteceu ano passado, em Dublin, na Irlanda, onde apresentou o RCS com um canal em expansão.

Disponível para aparelhos Android, o Google Messages RCS trouxe um novo padrão de comunicação digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma muito mais simples e eficiente, através de um conjunto de recursos, para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada. As mensagens enviadas podem conter recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa, permitindo, assim, uma jornada completa dentro do próprio canal.

O encontro reuniu cerca de 250 pessoas presencialmente de todo o mundo, além do público que acompanhou online. Entre os presentes, estiveram operadoras de telefonia móvel, parceiros do Google, associados do MEF e outras empresas atuantes no ecossistema mobile.

A empresa apresentou dois cases, Casas Bahia e Shopee, que vêm registrando excelentes resultados com o uso do RCS. O principal objetivo foi dar visibilidade ao potencial desta tecnologia no país, já que o Brasil é o segundo maior mercado de RCS no mundo. A Casas Bahia alcançou uma taxa de conversão de vendas 109% maior do que em outros canais de mensagens. Além disso, houve dez vezes mais interações, com uma taxa de leitura das mensagens de 43%. Já a Shopee aumentou suas vendas em 10 vezes em comparação com outros canais, como o e-mail marketing e o push notification, além de uma taxa de respostas quatro vezes maior.

Apresentar estes resultados para o mundo foi fundamental para cravar o Brasil entre os mercados mais importantes e promissores para o RCS. “Queremos fortalecer nosso posicionamento de ‘pensou RCS, pensou Pontaltech’. Estamos orgulhosos por termos sido a empresa escolhida para representar o Brasil neste evento de renome mundial. E este é só o começo”, aponta o CEO, Carlos Secron.

Grandes novidades também foram sinalizadas pelo Google durante o encontro. Segundo Jan Jedrzejowicz, diretor de Produtos do Google, em 2024, a opção de P2A será implementada. Com ela, os usuários poderão entrar em contato com as empresas e iniciar conversas por diversos pontos de entrada, como acontece com outros canais como WhatsApp e Instagram. Para Kaio Marin, líder da estratégia de Go To Market do Google Messages RCS na América Latina, isso reforça o posicionamento do canal como um todo, não apenas para notificações e marketing, mas também para o desenvolvimento de conversas.

O evento proporcionou, ainda, networking com empresas que comercializam RCS em outras regiões do mundo e com executivos do Google, além da troca de informações sobre cases e formas de utilização desse canal. “Esse compartilhamento foi muito importante para entendermos qual é melhor a estratégia, posicionamento e roadmap. O benchmarking internacional coloca a Pontaltech à frente de tudo o que diz respeito ao RCS no Brasil”, garante Thiago Gomes, diretor de Customer Success.

A Pontaltech é a empresa que mais produziu cases com este sistema de mensageria no Brasil. A previsão é que a receita da companhia chegue a R$ 130 milhões em 2023, um crescimento de 20% em relação a 2022. “O produto foi ganhando novos recursos ao longo do tempo, que hoje permitem, por exemplo, integrar com a carteira do Google, com calendário, entre outros recursos que nenhum outro canal de mensageria proporciona. Isso coloca o RCS na frente, com recursos cada vez mais avançados”, completa Gomes.

O mercado global de mensageria está em transformação e o RCS apresenta melhores recursos e excelente alcance, principalmente no Brasil. “Esse sistema proporciona mais segurança e confiabilidade no envio da mensagem, com remetente verificado e criptografia ponta a ponta. Ainda temos muito espaço para evolui-lo e expandi-lo, e nos dedicaremos completamente a fomentar cada vez mais a demanda em cima deste canal”, finaliza Secron.

Últimas notícias