Minsait leva sua oferta de IA generativa para instituições financeiras ao Febraban Tech 2024

Salvador, 26/06/2024 – Entre os dias 25 e 27 de junho, a Minsait, empresa de transformação digital e TI do grupo Indra, participa da 34ª edição do Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro do país, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A companhia apresenta propostas para ampliar o debate sobre como a IA está redefinindo os limites da inovação empresarial e, alinhada ao tema central do evento, traz ao Brasil sua Diretora Global de Inteligência Artificial, Natalia Clavero.

Na quarta-feira (26), às 10h, a executiva participa de um painel no Auditório Inovação & Novos Negócios, abordando estratégias seguras, ambiciosas e escaláveis de aplicação da IA generativa nas organizações. Partindo da transformação dos processos internos das empresas e passando pelo aprimoramento dos serviços oferecidos a funcionários, clientes e cidadãos, Clavero procura desvendar os caminhos para impulsionar as instituições rumo a um futuro pautado tanto pela tecnologia quanto pela excelência operacional.

Já entre as inovações apresentadas no estande da Minsait, destaca-se a AlicIA, avatar baseado em inteligência artificial, que oferece assessoria bancária especializada a profissionais autônomos e empresas de pequeno e médio porte (PMEs). De acordo com Marcos Cardoso Lima, Diretor Executivo de Serviços Financeiros da Minsait no Brasil, a ideia é que a AlicIA possa servir como uma ferramenta de consultoria financeira, capaz de responder às dúvidas mais comuns relatadas por empreendedores e trabalhadores independentes, seja ao iniciar um negócio próprio ou nas demais interações com instituições bancárias.

“A AlicIA surge com o objetivo de complementar e ampliar a interatividade e a comunicação entre bancos e clientes. Mais do que um simples avatar ou assistente virtual, ela pode ser servir como uma ferramenta de consultoria financeira, trazendo respostas personalizadas às dúvidas de profissionais autônomos e empreendedores, além de agregar valor aos recursos de atendimento ao cliente e às ações de marketing promovidas pelas instituições bancárias”, afirma Lima.

Além da AlicIA, a oferta de soluções para instituições financeiras apresentada pela Minsait durante o Febraban Tech também inclui demonstrações dos seus serviços de Gestão de Crise Cibernética (GCC). Para isso, serão realizadas simulações de ciberataques, por meio da plataforma SIMOC Cyber Range NG, desenvolvida pela empresa brasileira RustCon, especializada em integração e implementação de projetos complexos, com atuação destacada nos mercados de defesa e segurança.

Durante a simulação, a plataforma SIMOC executa funções essenciais para a operação de cibersegurança de uma empresa, a partir de uma série de estudos sobre abordagens de ataque e defesa cibernética. Além disso, oferece funções automatizadas de prevenção, antecipação e monitoramento de ciberataques, bem como funções para eventual defesa contra esse tipo de invasão.

Outra novidade que será introduzida durante o evento é um assistente virtual de atendimento telefônico, equipado com uma voz sintética com alto nível de realismo, gerada por IA. A ferramenta não apenas responde a perguntas sobre informações e documentos, de maneira precisa e contextualizada, como também adapta sua interação com o usuário em tempo real e de acordo com a necessidade imposta pela jornada do cliente.

“Todo esse processo pode ser visualizado por um meio de um painel de gestão e acompanhamento, que capta dados de monitoramento, como mudanças de humor do interlocutor, identificando possíveis fraudes e oferecendo insights imediatos para a eventual necessidade de ações corretivas”, explica o Diretor Executivo de Serviços Financeiros da Minsait.

No estande da empresa, o público também poderá conhecer uma nova solução focada na análise parametrizável de contratos. Por meio de um sistema de pontuação baseado em critérios pré-definidos, a ferramenta desenvolvida pela Minsait é capaz de automatizar o processo de revisão contratual, destacando conformidades e riscos, por meio de dashboards.

“Trata-se de uma inovação voltada não apenas para o aprimoramento da eficiência e da precisão, mas também para o fortalecimento da gestão de riscos, capaz de revolucionar o processo de análise no setor bancário”, aponta Marcos Cardoso Lima.

Por fim, durante os dias do Febraban Tech, o estande da Minsait também oferecerá sessões de pre-game para parceiros e potenciais novos clientes da empresa. A ideia é que especialistas da companhia possam desenvolver protótipos de soluções, in loco e em tempo real, utilizando uma plataforma desenvolvida pela Appian, especializada na construção de aplicativos de softwares corporativos.

“Nossos especialistas vão elaborar um esboço, a partir das necessidades apresentadas pelos parceiros e potenciais e clientes durante o próprio evento. Em um segundo momento, serão agendadas sessões para dar continuidade a esse processo de prospecção, com a apresentação de uma proposta técnica completa e robusta”, finaliza o executivo.

Últimas notícias