Minsait apresenta oferta de IA generativa para instituições financeiras na Febraban Tech 2023

Salvador, 26/06/2023 – Entre os dias 27 e 29 de junho, a Minsait, uma empresa Indra, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação, apresenta sua ampla gama de produtos e serviços dedicados à integração entre os mundos core e digital, durante a 33ª edição da Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro no país. Marcando presença em diferentes frentes de atuação, incluindo phygital, cibersegurança e cloud services, a companhia traz entre seus destaques uma oferta completa de soluções em inteligência artificial (IA) generativa voltadas ao sistema bancário.

Partindo do princípio de que, nos próximos anos, a competitividade entre as instituições financeiras estará cada vez mais acirrada, a Minsait propõe um novo modelo de desenvolvimento para o setor bancário, a fim de que este seja, a um só tempo: I) aumentado, com novas formas de interação capazes de melhorar o relacionamento e os vínculos estabelecidos entre as entidades e seus clientes; II) cognitivo, como uma oferta de soluções adaptadas a cada cliente e às suas respectivas necessidades, de forma personalizada e única; III) automatizado, alinhando a experiência do cliente às novas formas de trabalho exercidas pelos colaboradores das organizações; e, finalmente, IV) aberto, combinando a expertise e o conhecimento interno das instituições a informações e dados externos, vindos de outras entidades, visando a melhoria de serviços e a ampliação de capacidades.

“À luz desses quatro pilares fundamentais, identificamos que a utilização da inteligência artificial é a resposta mais adequada às novas demandas que têm surgido no setor financeiro. Prova disso são os resultados de algumas de nossas pesquisas mais recentes, que indicam que 80% dos bancos ouvidos estão cientes do potencial que a IA oferece ao seu segmento, e que o uso de assistentes virtuais, por exemplo, pode reduzir em até 30% os custos com atendimento ao cliente em instituições financeiras”, destaca Marcos Cardoso Lima, diretor executivo de Serviços Financeiros da Minsait no Brasil.

“Sabemos que o uso da IA no sistema bancário já é uma realidade e que a maioria das entidades implementam essa tecnologia de forma direcionada à gestão de riscos, graças à sua capacidade de identificar atividades fraudulentas, com rapidez e facilidade. No entanto, queremos ampliar a presença da IA nesse segmento de mercado, trazendo uma oferta de impacto para toda a cadeia de valor, incluindo soluções para o lançamento de novos produtos e serviços digitais, com foco em IA generativa”, complementa o executivo.

Para além de apenas reconhecer padrões, a IA generativa é capaz de criar qualquer tipo de texto ou imagem, a partir de prompts, um conjunto de palavras que desencadeia a geração de conteúdos. Além disso, essa tecnologia ainda pode analisar o conteúdo de textos, a fim de identificar eventuais erros e potenciais melhorias ou, ainda, produzir insights acerca do tom e dos sentimentos expressos no material escrito e, assim, categorizá-lo. Há ainda a função de conversão do texto para outros idiomas e linguagens, e a oferta de respostas personalizadas e adaptadas às necessidades apresentadas.

Nesse sentido, no que concerne à criação de um sistema bancário aumentado, a IA generativa oferecida pela Minsait pode ser empregada no desenvolvimento de assistentes inteligentes de atendimento e especialização, capazes tanto de auxiliar os clientes em suas solicitações quanto de supervisionar suas finanças pessoais, com base em objetivos de gasto e poupança, e oferecendo recomendações personalizadas.

Já no campo do desenvolvimento de um sistema bancário cognitivo, a IA generativa pode contribuir para a hipersegmentação das atividades dos bancos, por meio da descoberta das personalidades financeiras de seus clientes, contribuindo para otimizar o lançamento de ações comerciais, como também para a produção de novos insights a partir da escuta nas redes sociais e de mecanismos de análise conversacional (customer analytics).

No que se refere à automatização do sistema bancário, a IA generativa garante a otimização de processos back-office, como concessão de crédito, e de reporting, como compliance regulatório, além de contribuir para a eliminação de processos manuais, repetitivos e burocráticos, graças à aplicação de machine learning e do uso de algoritmos e modelos avançados de análise de dados.

Por fim, quando se trata da construção de um sistema bancário aberto, a IA generativa favorece o aproveitamento de ativos compartilhados entre entidades financeiras e outras companhias, com todas as garantias de segurança e reduzindo o tempo de centralização da informação e de capacidade computacional. Por meio de métodos de federated learning, por exemplo, é possível integrar o conhecimento da rede bancária a registros de casos de fraude e sinistros, a fim de aperfeiçoar procedimentos de scoring e prevenção.

Soluções para seguradoras

Para além de sua proposta de inovação tecnológica para o sistema bancário, a Minsait também conta com uma ampla oferta de soluções para o ramo de seguros, com foco em favorecer conexões, sempre mantendo o cliente no centro dos negócios e buscando novos mercados, a fim de eliminar eventuais barreiras de colaboração com as chamadas insurtech, as startups do setor securitário.

A oferta da Minsait está voltada para inovação, digitalização, otimização de processos, inteligência e proteção de clientes e negócios do segmento de seguros e inclui soluções para: Open Insurance; canais; core, phygital e workplace; gestão de riscos e continuidade do negócio, gestão de identidades; identidade digital de clientes, cibersegurança; cloud e data modernization; data governance; e inteligência securitária.

Minsait na Febraban Tech 2023

Para além da apresentação de sua proposta de aplicação de IA generativa em instituições financeiras e seguradoras, a Minsait também marcará presença na Febraban Tech 2023 com uma palestra ministrada por Marcus Luz, diretor executivo de Digital Business Technologies da companhia no Brasil.

A partir do tema “AI for Banking: Return on Intelligence”, o executivo abordará estratégias para a jornada de inteligência artificial em empresas do setor financeiro, além de apontar desafios e tendências para o segmento nos próximos anos, apresentando cases de utilização de IA fundamentados em objetivos de ROI.

A atividade será realizada no Auditório de Inovação & Novos Negócios (Hall B) da Febraban Tech, no dia 27/06 (terça-feira), às 17h15.

Já no estande da Minsait (A10 – Hall A), o público do evento poderá tomar contato com as diversas inovações ofertadas pela empresa em diferentes frentes de atuação, incluindo seu portfólio de soluções e serviços para o setor de cibersegurança, com foco em uma estratégia integrada de proteção de pessoas, infraestruturas e organizações contra ataques cibernéticos, além da oferta phygital da empresa, voltada para integração entre os mundos físico e digital (OT/IT), por meio de soluções end-to-end, desenvolvidas para cinco áreas prioritárias: operação de infraestruturas, gestão de ativos, fabricação e logística, cidades e territórios, sustentabilidade e consumo.

Últimas notícias